Interdisciplinariedade na reforma curricular do ensino médio maranhense: limites e possibilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Conceição de Maria Pereira Serra
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21815
Resumo: Nessa pesquisa analisamos o princípio da interdisciplinaridade na Reforma Curricular do Ensino Médio, nos documentos legais e no Colégio Universitário Maranhense (COLUN). Para isso, procuramos: investigar, numa perspectiva crítica, a proposta de adoção da interdisciplinaridade como eixo central da Reforma, a qual está amparada pela Lei nº 9.394/96, pelo Parecer nº 15/98, Resolução nº 03/98 e Resolução nº 02/2012 e, refletir sobre as condições de sua efetividade na realidade do Estado do Maranhão. Nessa perspectiva, a pesquisa realizada incorporou a revisão dos dispositivos legais e revisão da literatura educacional que contribuiu para a análise histórica e crítica do discurso presente nos documentos legais. Dessa forma, os procedimentos adotados se construíram a partir da análise da Reforma Curricular. Evidenciamos que a Reforma, ao desenhar o currículo do Ensino Médio, toma por base conceitos sobre o trabalho, numa perspectiva de que o trabalhador possa se adaptar com flexibilidade às novas condições impostas pela reestruturação produtiva. Consideramos que a falta de clareza teórica sobre o princípio da interdisciplinaridade, bem como as contradições que se dão no âmbito das relações sociais de produção capitalista, contribuem para a formulação de políticas educacionais e propostas pedagógicas pouco esclarecedoras em relação a esse princípio, tendo como principal consequência representações ambíguas e idealizadas. Identificamos que, historicamente, a articulação entre currículo e trabalho, no Brasil, tem oscilado entre o academicismo artificial e a profissionalização estreita. Concluímos que o trabalho numa perspectiva interdisciplinar, situa-se dentro de uma complexa rede de mediações e tensões entre as diferentes esferas da sociedade. Esse trabalho se constitui uma atividade ao mesmo tempo teórica e prática. Ressaltamos que a construção da pesquisa empírica, foi um processo limitador e reducionista devido as condições de realização do Dinter, deixando, portanto, lacunas que podem ainda ser suprimidas.
id UFRN_91e12122f4cbacfc6233454f402eed54
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/21815
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Pinto, Conceição de Maria Pereira SerraMelo, Elda Silva do NascimentoGuedes, Gilmar BarbosaFerreira, Adir LuizNascimento, Ilma Vieira doAlbuquerque, Lia Matos Brito deLima, Lucinete Marques2017-01-30T15:36:29Z2017-01-30T15:36:29Z2016-02-25PINTO, Conceição de Maria Pereira Serra. Interdisciplinariedade na reforma curricular do ensino médio maranhense: limites e possibilidades. 2016. 133f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21815Nessa pesquisa analisamos o princípio da interdisciplinaridade na Reforma Curricular do Ensino Médio, nos documentos legais e no Colégio Universitário Maranhense (COLUN). Para isso, procuramos: investigar, numa perspectiva crítica, a proposta de adoção da interdisciplinaridade como eixo central da Reforma, a qual está amparada pela Lei nº 9.394/96, pelo Parecer nº 15/98, Resolução nº 03/98 e Resolução nº 02/2012 e, refletir sobre as condições de sua efetividade na realidade do Estado do Maranhão. Nessa perspectiva, a pesquisa realizada incorporou a revisão dos dispositivos legais e revisão da literatura educacional que contribuiu para a análise histórica e crítica do discurso presente nos documentos legais. Dessa forma, os procedimentos adotados se construíram a partir da análise da Reforma Curricular. Evidenciamos que a Reforma, ao desenhar o currículo do Ensino Médio, toma por base conceitos sobre o trabalho, numa perspectiva de que o trabalhador possa se adaptar com flexibilidade às novas condições impostas pela reestruturação produtiva. Consideramos que a falta de clareza teórica sobre o princípio da interdisciplinaridade, bem como as contradições que se dão no âmbito das relações sociais de produção capitalista, contribuem para a formulação de políticas educacionais e propostas pedagógicas pouco esclarecedoras em relação a esse princípio, tendo como principal consequência representações ambíguas e idealizadas. Identificamos que, historicamente, a articulação entre currículo e trabalho, no Brasil, tem oscilado entre o academicismo artificial e a profissionalização estreita. Concluímos que o trabalho numa perspectiva interdisciplinar, situa-se dentro de uma complexa rede de mediações e tensões entre as diferentes esferas da sociedade. Esse trabalho se constitui uma atividade ao mesmo tempo teórica e prática. Ressaltamos que a construção da pesquisa empírica, foi um processo limitador e reducionista devido as condições de realização do Dinter, deixando, portanto, lacunas que podem ainda ser suprimidas.In this research we analyze the principle of interdisciplinarity in the Curricular Reform of Secondary Education, in legal documents and University College Maranhão (COLUN). For this, we seek: to investigate, in a critical perspective, the proposed adoption of interdisciplinarity as the centerpiece of the reform, which is supported by Law nº 9.394/96, the Opinion nº 15/98 Resolution nº 03/98 and Resolution nº 02/2012 and reflect on the conditions of its effectiveness in the State of Maranhão reality. From this perspective, the survey incorporated a review of the legal provisions and review of educational literature that contributed to the historical analysis and critical discourse present in legal documents. Thus, the procedures adopted were built from the Curriculum Reform analysis. We showed that the Reformation, when drawing the high school curriculum is based on concepts of work, a prospect that workers can adapt flexibly to the new conditions imposed by the productive restructuring. We believe that the lack of theoretical clarity on the principle of interdisciplinarity, as well as the contradictions that occur within the social relations of capitalist production, contribute to the formulation of educational policies and pedagogical proposals little enlightening in relation to this principle, the main result ambiguous and idealized representations. We found that, historically, the relationship between curriculum and work in Brazil has been fluctuating between the artificial scholarship and narrow professionalization. We conclude that the work in an interdisciplinary perspective, is located within a complex network of mediations and tensions between the different spheres of society. This work constitutes an activity at the same time theoretical and practical. We emphasize that the construction of empirical research has been a limiting and reductionist process because the conditions for implementing the Dinter, leaving therefore gaps that may still be deleted.porCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOInterdisciplinaridadeEnsino médioCurrículoTrabalhoInterdisciplinariedade na reforma curricular do ensino médio maranhense: limites e possibilidadesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALInterdisciplinariedadeReformaCurricular_Pinto_2016.pdfInterdisciplinariedadeReformaCurricular_Pinto_2016.pdfapplication/pdf574394https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21815/1/InterdisciplinariedadeReformaCurricular_Pinto_2016.pdf5810301c8e142759b6438fd9b035b760MD51TEXTConceicaoDeMariaPereiraSerraPinto_TESE.pdf.txtConceicaoDeMariaPereiraSerraPinto_TESE.pdf.txtExtracted texttext/plain253541https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21815/4/ConceicaoDeMariaPereiraSerraPinto_TESE.pdf.txt602d93fb0fe50b9780c9858c1d4bdfe5MD54InterdisciplinariedadeReformaCurricular_Pinto_2016.pdf.txtInterdisciplinariedadeReformaCurricular_Pinto_2016.pdf.txtExtracted texttext/plain253065https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21815/6/InterdisciplinariedadeReformaCurricular_Pinto_2016.pdf.txtc233ee1512504b51469efe2539688bcaMD56THUMBNAILConceicaoDeMariaPereiraSerraPinto_TESE.pdf.jpgConceicaoDeMariaPereiraSerraPinto_TESE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3212https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21815/5/ConceicaoDeMariaPereiraSerraPinto_TESE.pdf.jpgcfbf40c02fb9b8513a9a4fb66a7fa1beMD55InterdisciplinariedadeReformaCurricular_Pinto_2016.pdf.jpgInterdisciplinariedadeReformaCurricular_Pinto_2016.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1373https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21815/7/InterdisciplinariedadeReformaCurricular_Pinto_2016.pdf.jpg36c17624b7cf6e08892ed0ab31403422MD57123456789/218152019-06-23 02:16:30.809oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/21815Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-06-23T05:16:30Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Interdisciplinariedade na reforma curricular do ensino médio maranhense: limites e possibilidades
title Interdisciplinariedade na reforma curricular do ensino médio maranhense: limites e possibilidades
spellingShingle Interdisciplinariedade na reforma curricular do ensino médio maranhense: limites e possibilidades
Pinto, Conceição de Maria Pereira Serra
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Interdisciplinaridade
Ensino médio
Currículo
Trabalho
title_short Interdisciplinariedade na reforma curricular do ensino médio maranhense: limites e possibilidades
title_full Interdisciplinariedade na reforma curricular do ensino médio maranhense: limites e possibilidades
title_fullStr Interdisciplinariedade na reforma curricular do ensino médio maranhense: limites e possibilidades
title_full_unstemmed Interdisciplinariedade na reforma curricular do ensino médio maranhense: limites e possibilidades
title_sort Interdisciplinariedade na reforma curricular do ensino médio maranhense: limites e possibilidades
author Pinto, Conceição de Maria Pereira Serra
author_facet Pinto, Conceição de Maria Pereira Serra
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Melo, Elda Silva do Nascimento
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Guedes, Gilmar Barbosa
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Ferreira, Adir Luiz
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Nascimento, Ilma Vieira do
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees5.none.fl_str_mv Albuquerque, Lia Matos Brito de
dc.contributor.referees5ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees6.none.fl_str_mv Lima, Lucinete Marques
dc.contributor.referees6ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Conceição de Maria Pereira Serra
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Interdisciplinaridade
Ensino médio
Currículo
Trabalho
dc.subject.por.fl_str_mv Interdisciplinaridade
Ensino médio
Currículo
Trabalho
description Nessa pesquisa analisamos o princípio da interdisciplinaridade na Reforma Curricular do Ensino Médio, nos documentos legais e no Colégio Universitário Maranhense (COLUN). Para isso, procuramos: investigar, numa perspectiva crítica, a proposta de adoção da interdisciplinaridade como eixo central da Reforma, a qual está amparada pela Lei nº 9.394/96, pelo Parecer nº 15/98, Resolução nº 03/98 e Resolução nº 02/2012 e, refletir sobre as condições de sua efetividade na realidade do Estado do Maranhão. Nessa perspectiva, a pesquisa realizada incorporou a revisão dos dispositivos legais e revisão da literatura educacional que contribuiu para a análise histórica e crítica do discurso presente nos documentos legais. Dessa forma, os procedimentos adotados se construíram a partir da análise da Reforma Curricular. Evidenciamos que a Reforma, ao desenhar o currículo do Ensino Médio, toma por base conceitos sobre o trabalho, numa perspectiva de que o trabalhador possa se adaptar com flexibilidade às novas condições impostas pela reestruturação produtiva. Consideramos que a falta de clareza teórica sobre o princípio da interdisciplinaridade, bem como as contradições que se dão no âmbito das relações sociais de produção capitalista, contribuem para a formulação de políticas educacionais e propostas pedagógicas pouco esclarecedoras em relação a esse princípio, tendo como principal consequência representações ambíguas e idealizadas. Identificamos que, historicamente, a articulação entre currículo e trabalho, no Brasil, tem oscilado entre o academicismo artificial e a profissionalização estreita. Concluímos que o trabalho numa perspectiva interdisciplinar, situa-se dentro de uma complexa rede de mediações e tensões entre as diferentes esferas da sociedade. Esse trabalho se constitui uma atividade ao mesmo tempo teórica e prática. Ressaltamos que a construção da pesquisa empírica, foi um processo limitador e reducionista devido as condições de realização do Dinter, deixando, portanto, lacunas que podem ainda ser suprimidas.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-02-25
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-01-30T15:36:29Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-01-30T15:36:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PINTO, Conceição de Maria Pereira Serra. Interdisciplinariedade na reforma curricular do ensino médio maranhense: limites e possibilidades. 2016. 133f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21815
identifier_str_mv PINTO, Conceição de Maria Pereira Serra. Interdisciplinariedade na reforma curricular do ensino médio maranhense: limites e possibilidades. 2016. 133f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21815
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21815/1/InterdisciplinariedadeReformaCurricular_Pinto_2016.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21815/4/ConceicaoDeMariaPereiraSerraPinto_TESE.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21815/6/InterdisciplinariedadeReformaCurricular_Pinto_2016.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21815/5/ConceicaoDeMariaPereiraSerraPinto_TESE.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21815/7/InterdisciplinariedadeReformaCurricular_Pinto_2016.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5810301c8e142759b6438fd9b035b760
602d93fb0fe50b9780c9858c1d4bdfe5
c233ee1512504b51469efe2539688bca
cfbf40c02fb9b8513a9a4fb66a7fa1be
36c17624b7cf6e08892ed0ab31403422
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117852825649152