A universidade e o currículo: possibilidades de redimensionar o fazer-pedagógicoThe university and the curriculum: possibilities to resize the pedagogical acts

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lampert, Ernani
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas (Florianópolis. Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1423
Resumo: Este trabalho é um recorte do projeto de pesquisa “Transformar a Universidade na América Latina”, em que o autor mostra a necessidade urgente de se recriar administrativa e pedagogicamente a universidade dentro do atual contexto político, econômico, social, tecnológico e cultural. Analisam-se aspectos do currículo, propondo-se redimensionar o fazer-pedagógico. Numa primeira instância e de forma sinóptica, situa-se a problemática. Na segunda parte propõe-se, em vez da fragmentação de conteúdos, uma abordagem interdisciplinar; o ensino com pesquisa como proposta metodológica; o uso da Internet e do ensino virtual; a criação de redes de cooperação transnacional e a educação permanente como ferramentas e perspectivas para dinamizar o processo ensino-aprendizagem. Palavras-Chave: Universidade. Currículo. Ensino com Pesquisa. Educação Virtual. Educação Permanente.   Abstract The work is a clipping of the research project “Transforming the University in Latin America, where the author demonstrates the urgent need to rebuild the University in its pedagogical and administrative aspects, within the current political, economic, social, technological and cultural context. It examines aspects of the curriculum, proposing to make the resize of the pedagogical acts. In a first instance and synoptically, the problem is pointed out. In the second part, instead of the fragmentation of content, it proposes an interdisciplinary approach; teaching with research as a methodological proposal; the use of the Internet and virtual learning; the creation of transnational networks and continuing education as tools and perspectives to boost the teaching-learning process. Keywords: University. Curriculum. Teaching with Research. Virtual Education. Continuing Education     .
id UDESC-0_12c5c405bbde8511eae0fb583b965bac
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.udesc.br:article/1423
network_acronym_str UDESC-0
network_name_str Linhas (Florianópolis. Online)
repository_id_str
spelling A universidade e o currículo: possibilidades de redimensionar o fazer-pedagógicoThe university and the curriculum: possibilities to resize the pedagogical actsEste trabalho é um recorte do projeto de pesquisa “Transformar a Universidade na América Latina”, em que o autor mostra a necessidade urgente de se recriar administrativa e pedagogicamente a universidade dentro do atual contexto político, econômico, social, tecnológico e cultural. Analisam-se aspectos do currículo, propondo-se redimensionar o fazer-pedagógico. Numa primeira instância e de forma sinóptica, situa-se a problemática. Na segunda parte propõe-se, em vez da fragmentação de conteúdos, uma abordagem interdisciplinar; o ensino com pesquisa como proposta metodológica; o uso da Internet e do ensino virtual; a criação de redes de cooperação transnacional e a educação permanente como ferramentas e perspectivas para dinamizar o processo ensino-aprendizagem. Palavras-Chave: Universidade. Currículo. Ensino com Pesquisa. Educação Virtual. Educação Permanente.   Abstract The work is a clipping of the research project “Transforming the University in Latin America, where the author demonstrates the urgent need to rebuild the University in its pedagogical and administrative aspects, within the current political, economic, social, technological and cultural context. It examines aspects of the curriculum, proposing to make the resize of the pedagogical acts. In a first instance and synoptically, the problem is pointed out. In the second part, instead of the fragmentation of content, it proposes an interdisciplinary approach; teaching with research as a methodological proposal; the use of the Internet and virtual learning; the creation of transnational networks and continuing education as tools and perspectives to boost the teaching-learning process. Keywords: University. Curriculum. Teaching with Research. Virtual Education. Continuing Education     .Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2009-11-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1423Revista Linhas; v. 10 n. 2 (2009): Educação, Comunicação e Tecnologia em Debate; 144-1551984-7238reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1423/1472Lampert, Ernaniinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T14:54:01Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/1423Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2023-01-10T14:54:01Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false
dc.title.none.fl_str_mv A universidade e o currículo: possibilidades de redimensionar o fazer-pedagógicoThe university and the curriculum: possibilities to resize the pedagogical acts
title A universidade e o currículo: possibilidades de redimensionar o fazer-pedagógicoThe university and the curriculum: possibilities to resize the pedagogical acts
spellingShingle A universidade e o currículo: possibilidades de redimensionar o fazer-pedagógicoThe university and the curriculum: possibilities to resize the pedagogical acts
Lampert, Ernani
title_short A universidade e o currículo: possibilidades de redimensionar o fazer-pedagógicoThe university and the curriculum: possibilities to resize the pedagogical acts
title_full A universidade e o currículo: possibilidades de redimensionar o fazer-pedagógicoThe university and the curriculum: possibilities to resize the pedagogical acts
title_fullStr A universidade e o currículo: possibilidades de redimensionar o fazer-pedagógicoThe university and the curriculum: possibilities to resize the pedagogical acts
title_full_unstemmed A universidade e o currículo: possibilidades de redimensionar o fazer-pedagógicoThe university and the curriculum: possibilities to resize the pedagogical acts
title_sort A universidade e o currículo: possibilidades de redimensionar o fazer-pedagógicoThe university and the curriculum: possibilities to resize the pedagogical acts
author Lampert, Ernani
author_facet Lampert, Ernani
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lampert, Ernani
description Este trabalho é um recorte do projeto de pesquisa “Transformar a Universidade na América Latina”, em que o autor mostra a necessidade urgente de se recriar administrativa e pedagogicamente a universidade dentro do atual contexto político, econômico, social, tecnológico e cultural. Analisam-se aspectos do currículo, propondo-se redimensionar o fazer-pedagógico. Numa primeira instância e de forma sinóptica, situa-se a problemática. Na segunda parte propõe-se, em vez da fragmentação de conteúdos, uma abordagem interdisciplinar; o ensino com pesquisa como proposta metodológica; o uso da Internet e do ensino virtual; a criação de redes de cooperação transnacional e a educação permanente como ferramentas e perspectivas para dinamizar o processo ensino-aprendizagem. Palavras-Chave: Universidade. Currículo. Ensino com Pesquisa. Educação Virtual. Educação Permanente.   Abstract The work is a clipping of the research project “Transforming the University in Latin America, where the author demonstrates the urgent need to rebuild the University in its pedagogical and administrative aspects, within the current political, economic, social, technological and cultural context. It examines aspects of the curriculum, proposing to make the resize of the pedagogical acts. In a first instance and synoptically, the problem is pointed out. In the second part, instead of the fragmentation of content, it proposes an interdisciplinary approach; teaching with research as a methodological proposal; the use of the Internet and virtual learning; the creation of transnational networks and continuing education as tools and perspectives to boost the teaching-learning process. Keywords: University. Curriculum. Teaching with Research. Virtual Education. Continuing Education     .
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-11-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1423
url https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1423
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1423/1472
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Linhas; v. 10 n. 2 (2009): Educação, Comunicação e Tecnologia em Debate; 144-155
1984-7238
reponame:Linhas (Florianópolis. Online)
instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron:(UDESC)
instname_str Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron_str (UDESC)
institution (UDESC)
reponame_str Linhas (Florianópolis. Online)
collection Linhas (Florianópolis. Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
repository.mail.fl_str_mv vera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com
_version_ 1798042407565000704