Por uma educação significativa: uma abordagem fenomenológica do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Favreto, Elemar Kleber
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Dias, Rafael Parente Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas (Florianópolis. Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723819392018271
Resumo: O presente artigo analisa, através de uma perspectiva Husserliana, a relação entre os sujeitos (professor e aluno) que buscam o conhecimento e o mundo que doa sentido a esta intenção de conhecer. Este texto, deste modo, busca não só trazer uma caracterização teórica da fenomenologia de Edmund Husserl, mas também uma análise da relação professor-aluno no contexto educacional atual, bem como a experiência que o PIBID pode lhes proporcionar.Palavras-chave: Husserl. Fenomenologia. Educação.
id UDESC-0_153cf1a47250f952342b71917f1fedc4
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.udesc.br:article/9015
network_acronym_str UDESC-0
network_name_str Linhas (Florianópolis. Online)
repository_id_str
spelling Por uma educação significativa: uma abordagem fenomenológica do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBIDO presente artigo analisa, através de uma perspectiva Husserliana, a relação entre os sujeitos (professor e aluno) que buscam o conhecimento e o mundo que doa sentido a esta intenção de conhecer. Este texto, deste modo, busca não só trazer uma caracterização teórica da fenomenologia de Edmund Husserl, mas também uma análise da relação professor-aluno no contexto educacional atual, bem como a experiência que o PIBID pode lhes proporcionar.Palavras-chave: Husserl. Fenomenologia. Educação.Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2018-02-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723819392018271Revista Linhas; v. 19 n. 39 (2018): Desafios da formação docente para a diversidade; 271 - 2851984-7238reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723819392018271/pdfCopyright (c) 2018 Revista Linhasinfo:eu-repo/semantics/openAccessFavreto, Elemar KleberDias, Rafael Parente Ferreira2018-02-20T13:15:24Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/9015Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2018-02-20T13:15:24Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false
dc.title.none.fl_str_mv Por uma educação significativa: uma abordagem fenomenológica do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID
title Por uma educação significativa: uma abordagem fenomenológica do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID
spellingShingle Por uma educação significativa: uma abordagem fenomenológica do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID
Favreto, Elemar Kleber
title_short Por uma educação significativa: uma abordagem fenomenológica do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID
title_full Por uma educação significativa: uma abordagem fenomenológica do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID
title_fullStr Por uma educação significativa: uma abordagem fenomenológica do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID
title_full_unstemmed Por uma educação significativa: uma abordagem fenomenológica do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID
title_sort Por uma educação significativa: uma abordagem fenomenológica do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID
author Favreto, Elemar Kleber
author_facet Favreto, Elemar Kleber
Dias, Rafael Parente Ferreira
author_role author
author2 Dias, Rafael Parente Ferreira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Favreto, Elemar Kleber
Dias, Rafael Parente Ferreira
description O presente artigo analisa, através de uma perspectiva Husserliana, a relação entre os sujeitos (professor e aluno) que buscam o conhecimento e o mundo que doa sentido a esta intenção de conhecer. Este texto, deste modo, busca não só trazer uma caracterização teórica da fenomenologia de Edmund Husserl, mas também uma análise da relação professor-aluno no contexto educacional atual, bem como a experiência que o PIBID pode lhes proporcionar.Palavras-chave: Husserl. Fenomenologia. Educação.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-02-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723819392018271
url https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723819392018271
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723819392018271/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Linhas
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Linhas
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Linhas; v. 19 n. 39 (2018): Desafios da formação docente para a diversidade; 271 - 285
1984-7238
reponame:Linhas (Florianópolis. Online)
instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron:(UDESC)
instname_str Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron_str (UDESC)
institution (UDESC)
reponame_str Linhas (Florianópolis. Online)
collection Linhas (Florianópolis. Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
repository.mail.fl_str_mv vera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com
_version_ 1798042409307734016