Ensino por investigação: concepções dos alunos de licenciatura em Ciências da Natureza acerca da importância de atividades investigativas em espaços não formais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cleophas, Maria das Graças
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas (Florianópolis. Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723817342016266
Resumo: O presente artigo discute as concepções de um grupo de futuros professores de Ciências da Natureza, extraídas a partir da realização de uma aula em um espaço não formal de ensino, em uma visita guiada ao Delta do Parnaíba – PI. As atividades propostas foram realizadas sob a luz do ensino por investigação, tendo como aporte os construtos da teoria sociointeracionista de Vygotsky. A metodologia empregada é de cunho qualitativo e teve como intuito a coleta de dados que pudessem conduzir a uma imersão nos valores que estão sendo adquiridos sobre a docência por estes alunos. Os resultados demonstram o perfil do processo de construção identitária em relação aos seus saberes docentes.Palavras-chave: Ensino por investigação; Espaços não formais; Formação inicial docente; Saberes docentes.
id UDESC-0_1bef32a0ac94ce91a1cec7e1ab28909c
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.udesc.br:article/6047
network_acronym_str UDESC-0
network_name_str Linhas (Florianópolis. Online)
repository_id_str
spelling Ensino por investigação: concepções dos alunos de licenciatura em Ciências da Natureza acerca da importância de atividades investigativas em espaços não formaisO presente artigo discute as concepções de um grupo de futuros professores de Ciências da Natureza, extraídas a partir da realização de uma aula em um espaço não formal de ensino, em uma visita guiada ao Delta do Parnaíba – PI. As atividades propostas foram realizadas sob a luz do ensino por investigação, tendo como aporte os construtos da teoria sociointeracionista de Vygotsky. A metodologia empregada é de cunho qualitativo e teve como intuito a coleta de dados que pudessem conduzir a uma imersão nos valores que estão sendo adquiridos sobre a docência por estes alunos. Os resultados demonstram o perfil do processo de construção identitária em relação aos seus saberes docentes.Palavras-chave: Ensino por investigação; Espaços não formais; Formação inicial docente; Saberes docentes.Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2016-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723817342016266Revista Linhas; v. 17 n. 34 (2016): Sexualidade e Educação Sexual: reflexões na perspectiva midiática; 266 - 2981984-7238reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723817342016266/pdf_132Cleophas, Maria das Graçasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T14:54:16Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/6047Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2023-01-10T14:54:16Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino por investigação: concepções dos alunos de licenciatura em Ciências da Natureza acerca da importância de atividades investigativas em espaços não formais
title Ensino por investigação: concepções dos alunos de licenciatura em Ciências da Natureza acerca da importância de atividades investigativas em espaços não formais
spellingShingle Ensino por investigação: concepções dos alunos de licenciatura em Ciências da Natureza acerca da importância de atividades investigativas em espaços não formais
Cleophas, Maria das Graças
title_short Ensino por investigação: concepções dos alunos de licenciatura em Ciências da Natureza acerca da importância de atividades investigativas em espaços não formais
title_full Ensino por investigação: concepções dos alunos de licenciatura em Ciências da Natureza acerca da importância de atividades investigativas em espaços não formais
title_fullStr Ensino por investigação: concepções dos alunos de licenciatura em Ciências da Natureza acerca da importância de atividades investigativas em espaços não formais
title_full_unstemmed Ensino por investigação: concepções dos alunos de licenciatura em Ciências da Natureza acerca da importância de atividades investigativas em espaços não formais
title_sort Ensino por investigação: concepções dos alunos de licenciatura em Ciências da Natureza acerca da importância de atividades investigativas em espaços não formais
author Cleophas, Maria das Graças
author_facet Cleophas, Maria das Graças
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cleophas, Maria das Graças
description O presente artigo discute as concepções de um grupo de futuros professores de Ciências da Natureza, extraídas a partir da realização de uma aula em um espaço não formal de ensino, em uma visita guiada ao Delta do Parnaíba – PI. As atividades propostas foram realizadas sob a luz do ensino por investigação, tendo como aporte os construtos da teoria sociointeracionista de Vygotsky. A metodologia empregada é de cunho qualitativo e teve como intuito a coleta de dados que pudessem conduzir a uma imersão nos valores que estão sendo adquiridos sobre a docência por estes alunos. Os resultados demonstram o perfil do processo de construção identitária em relação aos seus saberes docentes.Palavras-chave: Ensino por investigação; Espaços não formais; Formação inicial docente; Saberes docentes.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723817342016266
url https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723817342016266
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723817342016266/pdf_132
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Linhas; v. 17 n. 34 (2016): Sexualidade e Educação Sexual: reflexões na perspectiva midiática; 266 - 298
1984-7238
reponame:Linhas (Florianópolis. Online)
instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron:(UDESC)
instname_str Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron_str (UDESC)
institution (UDESC)
reponame_str Linhas (Florianópolis. Online)
collection Linhas (Florianópolis. Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
repository.mail.fl_str_mv vera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com
_version_ 1798042408677539840