Concepções de estudantes do ensino fundamental acerca da investigação científica e da natureza da ciência
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16042 |
Resumo: | Resumo: A alfabetização científica está diretamente relacionada à compreensão dos conceitos científicos, dos processos de Investigação Científica (IC) e da Natureza da Ciência (NdC) Refere-se à Investigação Científica (IC) como as características dos processos pelos quais o conhecimento científico é desenvolvido e aceito e a Natureza da Ciência (NdC) como as características do conhecimento científico O presente trabalho teve por objetivo investigar as compreensões dos estudantes a respeito dos processos de Investigação Científica (IC) e também analisar se eles apresentam concepções acerca dos aspectos da Natureza da Ciência (NdC) Trata-se de um estudo de caso, em que selecionamos 29 estudantes que cursavam o 8º ano do Ensino Fundamental em uma escola particular Esses estudantes, durante o ano letivo, participaram de uma disciplina obrigatória de pesquisa intitulada “Iniciação à Pesquisa”, cujo principal objetivo era desenvolver projetos científicos para serem divulgados em uma feira científica Para a coleta dos dados, utilizamos um questionário inicial relacionado aos aspectos da Natureza da Ciência (NdC) e um questionário final relacionado à Investigação Científica (IC) O segundo instrumento de coleta de dados foi a entrevista realizada com 5 representantes de cada grupo O questionário inicial e a entrevista foram analisados segundo Bardin (24), e o questionário final foi analisado segundo a proposta dos autores do questionário (LEDERMAN et al, 214) Conforme a análise dos 29 estudantes, 18 foram categorizados como “ingênuos” por apresentarem concepções equivocadas ou superficiais em relação à Investigação Científica (IC) O restante (11) dos estudantes foi classificado com concepções “mistas” por apresentarem uma visão parcialmente explicativa a respeito da Investigação Científica (IC) Em relação aos aspectos da Natureza da Ciência (NdC), notamos que 15 alunos possuem compreensões das diferenças entre leis científicas e teorias científicas, entretanto consideram que leis são fixas e teorias são provisórias Encontramos também nas respostas de 16 estudantes que os cientistas fazem uso da criatividade para solucionar problemas ou para novas descobertas Por fim, identificamos em 19 respostas dos estudantes uma visão empirista da ciência, na qual esta está ligada à comprovação A partir dos dados, consideramos que este trabalho possibilita as discussões acerca da inserção de disciplinas científicas no Ensino Fundamental e Médio como parte do processo de formar cidadãos cientificamente alfabetizados |
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Concepções de estudantes do ensino fundamental acerca da investigação científica e da natureza da ciênciaCiênciaEstudo e ensinoCiênciaScienceStudy and teachingScienceResumo: A alfabetização científica está diretamente relacionada à compreensão dos conceitos científicos, dos processos de Investigação Científica (IC) e da Natureza da Ciência (NdC) Refere-se à Investigação Científica (IC) como as características dos processos pelos quais o conhecimento científico é desenvolvido e aceito e a Natureza da Ciência (NdC) como as características do conhecimento científico O presente trabalho teve por objetivo investigar as compreensões dos estudantes a respeito dos processos de Investigação Científica (IC) e também analisar se eles apresentam concepções acerca dos aspectos da Natureza da Ciência (NdC) Trata-se de um estudo de caso, em que selecionamos 29 estudantes que cursavam o 8º ano do Ensino Fundamental em uma escola particular Esses estudantes, durante o ano letivo, participaram de uma disciplina obrigatória de pesquisa intitulada “Iniciação à Pesquisa”, cujo principal objetivo era desenvolver projetos científicos para serem divulgados em uma feira científica Para a coleta dos dados, utilizamos um questionário inicial relacionado aos aspectos da Natureza da Ciência (NdC) e um questionário final relacionado à Investigação Científica (IC) O segundo instrumento de coleta de dados foi a entrevista realizada com 5 representantes de cada grupo O questionário inicial e a entrevista foram analisados segundo Bardin (24), e o questionário final foi analisado segundo a proposta dos autores do questionário (LEDERMAN et al, 214) Conforme a análise dos 29 estudantes, 18 foram categorizados como “ingênuos” por apresentarem concepções equivocadas ou superficiais em relação à Investigação Científica (IC) O restante (11) dos estudantes foi classificado com concepções “mistas” por apresentarem uma visão parcialmente explicativa a respeito da Investigação Científica (IC) Em relação aos aspectos da Natureza da Ciência (NdC), notamos que 15 alunos possuem compreensões das diferenças entre leis científicas e teorias científicas, entretanto consideram que leis são fixas e teorias são provisórias Encontramos também nas respostas de 16 estudantes que os cientistas fazem uso da criatividade para solucionar problemas ou para novas descobertas Por fim, identificamos em 19 respostas dos estudantes uma visão empirista da ciência, na qual esta está ligada à comprovação A partir dos dados, consideramos que este trabalho possibilita as discussões acerca da inserção de disciplinas científicas no Ensino Fundamental e Médio como parte do processo de formar cidadãos cientificamente alfabetizadosDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: Scientific literacy is directly related to the comprehension of scientific concepts, Scientific Inquiry (SI) process and the Nature of Science (NOS) It is refered to Scientific Inquiry (SI) how the characteristics of the processes by which the scientific knowledge is developed and accepted and the Nature of Science (NOS) how the characteristics of scientific knowledge The main aim of this research is to investigate the student’s understanding of the Scientific Inquiry (SI) as well as to analyse if they have presented concepts about the aspects of Nature of Science (NOS) It is a case study, in which we selected 29 students who attended the 8th year of Elementary School in a private school These students, during the school year, participated in a compulsory research class entitled “Research Initiation”, whose main objective was to develop scientific projects in order to be disclosed in a scientific fair In order to collect data, a initial questionnaire related to the Nature of Science (NOS) was used and a final questionnaire related to science inquiry (SI) The second tool used to collect data was an interview which envolved 5 representatives from each group The initial questionnaire and the results of the interviews were analyzed according to Bardin (24) and the final questionnaire was analyzed according to the proposal of the questionnaire’s authors (LEDERMAN et al, 214) According to the analysis of the 29 students, 18 of them were categorized as “naïve” due to the fact that they presented misconceptions or superficial concepts about Scientific Inquiry (SI) The rest of the group, 11 students were classified with “mix” conceptions because they presented a partial explanatory view of Scientific Inquiry (SI) Regarding the aspects of Nature of Science (NOS), we note that 15 students have understood the differences between scientific laws and scientific theories, however they consider that laws are fixed and theories are provisional We have also noticed in the response of 16 students that scientists make use of creativity to solve problems or for new discoveries Finally, we identified that in the answers of 19 students there was an empiricist view of science in which science id tied to evidence Based on these data, we can consider that this research opens a discussion about the insertion of scientific subjects in Elementary and High School education as part of the process of forming scientifically literate studentsAndrade, Mariana Aparecida Bologna Soares de [Orientador]Batista, Irinéa de LourdesSasseron, Lúcia HelenaBrenzam Filho, Francisco2024-05-01T14:59:46Z2024-05-01T14:59:46Z2017.0012.07.2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/16042porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:51Zoai:repositorio.uel.br:123456789/16042Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:51Repositório Institucional da UEL - 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