Experiências literárias e o processo de formação de novos leitores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Nilo
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas (Florianópolis. Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723818372017008
Resumo: Quando Piegay-Gros (2002) indica que “ler por ler” pode ser um divisor de águas entre uma leitura literária e qualquer outro tipo de leitura (cotidiana ou técnica), parece pertinente questionar: como se dá a experiência literária? A primeira motivação para o desenvolvimento desse estudo resulta de uma reflexão que busca compreender melhor a natureza da experiência com a leitura literária e quais suas implicações dentro do processo de formação de novos leitores. Para tanto, busquei realizar um percurso teórico que vê na subjetividade um elemento fundamental na construção de uma experiência significativa para promoção do gosto pela leitura e diretamente ligada à literariedade da linguagem. Nesse sentido, o diálogo com alguns autores, como: Vincent Jouve, Denis Bertrand e Hans Robert Jauss, se fez necessário na medida em que parto do princípio de que uma das chaves para seduzir o leitor em potencial começa por compreender o processo que faz da linguagem literária algo atraente, ou seja, uma experiência viva.Palavras-chave: Experiência Literária. Leitura. Ensino. 
id UDESC-0_1cd05eb149609ab29cfa81ad74fa6637
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.udesc.br:article/9361
network_acronym_str UDESC-0
network_name_str Linhas (Florianópolis. Online)
repository_id_str
spelling Experiências literárias e o processo de formação de novos leitoresQuando Piegay-Gros (2002) indica que “ler por ler” pode ser um divisor de águas entre uma leitura literária e qualquer outro tipo de leitura (cotidiana ou técnica), parece pertinente questionar: como se dá a experiência literária? A primeira motivação para o desenvolvimento desse estudo resulta de uma reflexão que busca compreender melhor a natureza da experiência com a leitura literária e quais suas implicações dentro do processo de formação de novos leitores. Para tanto, busquei realizar um percurso teórico que vê na subjetividade um elemento fundamental na construção de uma experiência significativa para promoção do gosto pela leitura e diretamente ligada à literariedade da linguagem. Nesse sentido, o diálogo com alguns autores, como: Vincent Jouve, Denis Bertrand e Hans Robert Jauss, se fez necessário na medida em que parto do princípio de que uma das chaves para seduzir o leitor em potencial começa por compreender o processo que faz da linguagem literária algo atraente, ou seja, uma experiência viva.Palavras-chave: Experiência Literária. Leitura. Ensino. Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2017-07-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723818372017008Revista Linhas; v. 18 n. 37 (2017): Entre livros e leituras: pelas dobras da leitura literária na Educação Básica; 08 - 211984-7238reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723818372017008/pdfCopyright (c) 2017 Revista Linhasinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Nilo2017-07-21T11:18:37Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/9361Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2017-07-21T11:18:37Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false
dc.title.none.fl_str_mv Experiências literárias e o processo de formação de novos leitores
title Experiências literárias e o processo de formação de novos leitores
spellingShingle Experiências literárias e o processo de formação de novos leitores
Souza, Nilo
title_short Experiências literárias e o processo de formação de novos leitores
title_full Experiências literárias e o processo de formação de novos leitores
title_fullStr Experiências literárias e o processo de formação de novos leitores
title_full_unstemmed Experiências literárias e o processo de formação de novos leitores
title_sort Experiências literárias e o processo de formação de novos leitores
author Souza, Nilo
author_facet Souza, Nilo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Nilo
description Quando Piegay-Gros (2002) indica que “ler por ler” pode ser um divisor de águas entre uma leitura literária e qualquer outro tipo de leitura (cotidiana ou técnica), parece pertinente questionar: como se dá a experiência literária? A primeira motivação para o desenvolvimento desse estudo resulta de uma reflexão que busca compreender melhor a natureza da experiência com a leitura literária e quais suas implicações dentro do processo de formação de novos leitores. Para tanto, busquei realizar um percurso teórico que vê na subjetividade um elemento fundamental na construção de uma experiência significativa para promoção do gosto pela leitura e diretamente ligada à literariedade da linguagem. Nesse sentido, o diálogo com alguns autores, como: Vincent Jouve, Denis Bertrand e Hans Robert Jauss, se fez necessário na medida em que parto do princípio de que uma das chaves para seduzir o leitor em potencial começa por compreender o processo que faz da linguagem literária algo atraente, ou seja, uma experiência viva.Palavras-chave: Experiência Literária. Leitura. Ensino. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723818372017008
url https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723818372017008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723818372017008/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Linhas
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Linhas
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Linhas; v. 18 n. 37 (2017): Entre livros e leituras: pelas dobras da leitura literária na Educação Básica; 08 - 21
1984-7238
reponame:Linhas (Florianópolis. Online)
instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron:(UDESC)
instname_str Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron_str (UDESC)
institution (UDESC)
reponame_str Linhas (Florianópolis. Online)
collection Linhas (Florianópolis. Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
repository.mail.fl_str_mv vera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com
_version_ 1798042409349677056