A política dos livros didáticos de história nas salas de aula sul-africanas na era do Curriculum 2005
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas (Florianópolis. Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723819412018117 |
Resumo: | A África do Sul celebrou recentemente vinte anos da transição política do regime de apartheid para uma nação democrática. Uma das mudanças importantes nesta transição foi a reforma curricular, incluindo a natureza do conteúdo dos livros didáticos ensinado nas escolas Sul-Africanas pós-apartheid. Este artigo discute o conteúdo dos livros didáticos na era do Curriculum 2005, uma declaração nacional curricular introduzida em 1997 e posteriormente revista em 2002. Primeiramente, discuto a história sócio-política da educação na África do Sul, incluindo a transição do apartheid para o pós-apartheid como um contexto para esta análise. Em segundo lugar, descrevo as limitações de conteúdo dos livros didáticos de história, ensinado nas salas de aula pós-apartheid. Usando a teoria crítica, argumento que o conteúdo dos livros adotados recentemente não interrompeu de forma decisiva a histórica deturpação e sub-representação da história política de grupos marginalizados na África do Sul, embora alguns livros tenham feito mais progressos do que outros.Palavras-chave: Livros Didáticos de História. África do Sul. Pós-Apartheid. Curriculum 2005. Teoria Crítica. |
id |
UDESC-0_260a64e01b261c3b026c1f35352cf062 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.udesc.br:article/13527 |
network_acronym_str |
UDESC-0 |
network_name_str |
Linhas (Florianópolis. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A política dos livros didáticos de história nas salas de aula sul-africanas na era do Curriculum 2005A África do Sul celebrou recentemente vinte anos da transição política do regime de apartheid para uma nação democrática. Uma das mudanças importantes nesta transição foi a reforma curricular, incluindo a natureza do conteúdo dos livros didáticos ensinado nas escolas Sul-Africanas pós-apartheid. Este artigo discute o conteúdo dos livros didáticos na era do Curriculum 2005, uma declaração nacional curricular introduzida em 1997 e posteriormente revista em 2002. Primeiramente, discuto a história sócio-política da educação na África do Sul, incluindo a transição do apartheid para o pós-apartheid como um contexto para esta análise. Em segundo lugar, descrevo as limitações de conteúdo dos livros didáticos de história, ensinado nas salas de aula pós-apartheid. Usando a teoria crítica, argumento que o conteúdo dos livros adotados recentemente não interrompeu de forma decisiva a histórica deturpação e sub-representação da história política de grupos marginalizados na África do Sul, embora alguns livros tenham feito mais progressos do que outros.Palavras-chave: Livros Didáticos de História. África do Sul. Pós-Apartheid. Curriculum 2005. Teoria Crítica.Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2018-09-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723819412018117Revista Linhas; v. 19 n. 41 (2018): Acervos, livros e leituras; 117 - 1381984-7238reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723819412018117/pdfCopyright (c) 2018 Revista Linhasinfo:eu-repo/semantics/openAccessNdimande, Bekisizwe2018-09-14T15:30:52Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/13527Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2018-09-14T15:30:52Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A política dos livros didáticos de história nas salas de aula sul-africanas na era do Curriculum 2005 |
title |
A política dos livros didáticos de história nas salas de aula sul-africanas na era do Curriculum 2005 |
spellingShingle |
A política dos livros didáticos de história nas salas de aula sul-africanas na era do Curriculum 2005 Ndimande, Bekisizwe |
title_short |
A política dos livros didáticos de história nas salas de aula sul-africanas na era do Curriculum 2005 |
title_full |
A política dos livros didáticos de história nas salas de aula sul-africanas na era do Curriculum 2005 |
title_fullStr |
A política dos livros didáticos de história nas salas de aula sul-africanas na era do Curriculum 2005 |
title_full_unstemmed |
A política dos livros didáticos de história nas salas de aula sul-africanas na era do Curriculum 2005 |
title_sort |
A política dos livros didáticos de história nas salas de aula sul-africanas na era do Curriculum 2005 |
author |
Ndimande, Bekisizwe |
author_facet |
Ndimande, Bekisizwe |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ndimande, Bekisizwe |
description |
A África do Sul celebrou recentemente vinte anos da transição política do regime de apartheid para uma nação democrática. Uma das mudanças importantes nesta transição foi a reforma curricular, incluindo a natureza do conteúdo dos livros didáticos ensinado nas escolas Sul-Africanas pós-apartheid. Este artigo discute o conteúdo dos livros didáticos na era do Curriculum 2005, uma declaração nacional curricular introduzida em 1997 e posteriormente revista em 2002. Primeiramente, discuto a história sócio-política da educação na África do Sul, incluindo a transição do apartheid para o pós-apartheid como um contexto para esta análise. Em segundo lugar, descrevo as limitações de conteúdo dos livros didáticos de história, ensinado nas salas de aula pós-apartheid. Usando a teoria crítica, argumento que o conteúdo dos livros adotados recentemente não interrompeu de forma decisiva a histórica deturpação e sub-representação da história política de grupos marginalizados na África do Sul, embora alguns livros tenham feito mais progressos do que outros.Palavras-chave: Livros Didáticos de História. África do Sul. Pós-Apartheid. Curriculum 2005. Teoria Crítica. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723819412018117 |
url |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723819412018117 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723819412018117/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Linhas info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Linhas |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Linhas; v. 19 n. 41 (2018): Acervos, livros e leituras; 117 - 138 1984-7238 reponame:Linhas (Florianópolis. Online) instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) instacron:(UDESC) |
instname_str |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
instacron_str |
(UDESC) |
institution |
(UDESC) |
reponame_str |
Linhas (Florianópolis. Online) |
collection |
Linhas (Florianópolis. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
vera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com |
_version_ |
1798042409759670272 |