A influência do paradigma do turismo na construção dos corpos dos profissionais da áreaThe influence of the tourism paradigm on the construction of the bodies of professionals in the field

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira Matheus da Silva, Elizabete
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas (Florianópolis. Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1196
Resumo: O paradigma atual do turismo é problematizado na afirmativa que ele constrói, por meio do imaginário social, os modelos de “bons profissionais”. A hierarquia, muito presente na área, apresenta os padrões universais de comportamentos a serem seguidos. A maioria dos cursos de turismo estabelece um tipo de comportamento e postura profissional padronizados, com regras e receitas de como se postar diante do turista, que acaba recebendo um tratamento impessoal e artificial.O profissional do turismo adquire ensinamentos de como deve manter a cabeça ereta e alta, aprende a salientar o peito, a sempre estar sorrindo etc. São exemplos utilizados na construção dos corpos dos profissionais do turismo.PALAVRAS-CHAVE: Turismo. Hospitalidade. Regras. Comportamento. Corpos. Moldar. Controle. Vigilância. Disciplina. Impessoalidade. Relações socias. This paper calls into question the paradigm of tourism services and maintains that it has built, using the social imaginary, models of “good professionals”. Hierarchy, a common concept in the field, determines the universal standards of behavior to be followed by the workers. Most tourism schools establish a sort of standardized type of behavior and professional posture, with rules and models of how professionals must behave in relation to tourists, who wind up receiving impersonal and artificial treatment.  Tourism professionals receive training about keeping their head straight and high and their chest up, and to always be smiling. These are some examples of standard behaviors used for shaping the construction of tourism worker’s bodies.KEY WORDS: Tourism. Hospitality. Rules. Behavior. Bodies. Shaping. Control. Surveillance.Discipline. Impersonality. Social relations.
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