Análise da estrutura curricular do Curso de Licenciatura em Química ofertado no IFMT na modalidade EaD
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas (Florianópolis. Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723820422019197 |
Resumo: | A estrutura curricular de um curso de licenciatura influencia diretamente no tipo de professor que por ela será formado. Assim, o objetivo deste estudo foi analisar a estrutura curricular do Curso de Licenciatura em Química, ofertado na modalidade EaD pelo IFMT Campus Cuiabá-Bela Vista, para verificar conformidades com os documentos oficiais nacionais e indicar ajustes necessários para sua adequação. Trata-se de uma análise documental, com abordagem qualitativa, ocorrida nos anos de 2016 e 2017. Verificou-se que a atual matriz, proposta no ano de 2012, atende a carga horária para o estágio supervisionado, para as atividades complementares e para a prática como componente curricular, porém não atende às 3.200 horas exigidas para um curso de licenciatura. Constatou-se que essa matriz contempla importantes e obrigatórias temáticas, tais como Libras, educação inclusiva, educação de jovens e adultos e educação ambiental, porém não aborda as questões da diversidade étnico-racial, por exemplo. Outro aspecto verificado é a ausência de discussões sobre história, epistemologia e/ou filosofia da ciência, educação CTS e tecnologias educacionais. Portanto, a estrutura curricular analisada atende em partes as diretrizes curriculares nacionais, necessitando de uma adequação quanto à carga horária total do curso que pode ser realizada pela inserção de disciplinas tanto de natureza específica quanto pedagógica.Palavras-chave: Currículo. Diretrizes Curriculares. Formação de Professores. Legislação. |
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Análise da estrutura curricular do Curso de Licenciatura em Química ofertado no IFMT na modalidade EaDA estrutura curricular de um curso de licenciatura influencia diretamente no tipo de professor que por ela será formado. Assim, o objetivo deste estudo foi analisar a estrutura curricular do Curso de Licenciatura em Química, ofertado na modalidade EaD pelo IFMT Campus Cuiabá-Bela Vista, para verificar conformidades com os documentos oficiais nacionais e indicar ajustes necessários para sua adequação. Trata-se de uma análise documental, com abordagem qualitativa, ocorrida nos anos de 2016 e 2017. Verificou-se que a atual matriz, proposta no ano de 2012, atende a carga horária para o estágio supervisionado, para as atividades complementares e para a prática como componente curricular, porém não atende às 3.200 horas exigidas para um curso de licenciatura. Constatou-se que essa matriz contempla importantes e obrigatórias temáticas, tais como Libras, educação inclusiva, educação de jovens e adultos e educação ambiental, porém não aborda as questões da diversidade étnico-racial, por exemplo. Outro aspecto verificado é a ausência de discussões sobre história, epistemologia e/ou filosofia da ciência, educação CTS e tecnologias educacionais. Portanto, a estrutura curricular analisada atende em partes as diretrizes curriculares nacionais, necessitando de uma adequação quanto à carga horária total do curso que pode ser realizada pela inserção de disciplinas tanto de natureza específica quanto pedagógica.Palavras-chave: Currículo. Diretrizes Curriculares. Formação de Professores. Legislação.Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2019-02-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723820422019197Revista Linhas; v. 20 n. 42 (2019): Música e educação; 197 - 2161984-7238reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723820422019197/pdfCopyright (c) 2019 Revista Linhasinfo:eu-repo/semantics/openAccessLeão, Marcelo FrancoDel Pino, José ClaudioOliveira, Eniz Conceição2019-02-27T13:20:20Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/10839Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2019-02-27T13:20:20Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false |
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A estrutura curricular de um curso de licenciatura influencia diretamente no tipo de professor que por ela será formado. Assim, o objetivo deste estudo foi analisar a estrutura curricular do Curso de Licenciatura em Química, ofertado na modalidade EaD pelo IFMT Campus Cuiabá-Bela Vista, para verificar conformidades com os documentos oficiais nacionais e indicar ajustes necessários para sua adequação. Trata-se de uma análise documental, com abordagem qualitativa, ocorrida nos anos de 2016 e 2017. Verificou-se que a atual matriz, proposta no ano de 2012, atende a carga horária para o estágio supervisionado, para as atividades complementares e para a prática como componente curricular, porém não atende às 3.200 horas exigidas para um curso de licenciatura. Constatou-se que essa matriz contempla importantes e obrigatórias temáticas, tais como Libras, educação inclusiva, educação de jovens e adultos e educação ambiental, porém não aborda as questões da diversidade étnico-racial, por exemplo. Outro aspecto verificado é a ausência de discussões sobre história, epistemologia e/ou filosofia da ciência, educação CTS e tecnologias educacionais. Portanto, a estrutura curricular analisada atende em partes as diretrizes curriculares nacionais, necessitando de uma adequação quanto à carga horária total do curso que pode ser realizada pela inserção de disciplinas tanto de natureza específica quanto pedagógica.Palavras-chave: Currículo. Diretrizes Curriculares. Formação de Professores. Legislação. |
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