Análise da estrutura curricular do Curso de Licenciatura em Química ofertado no IFMT na modalidade EaD

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leão, Marcelo Franco
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Del Pino, José Claudio, Oliveira, Eniz Conceição
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas (Florianópolis. Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723820422019197
Resumo: A estrutura curricular de um curso de licenciatura influencia diretamente no tipo de professor que por ela será formado. Assim, o objetivo deste estudo foi analisar a estrutura curricular do Curso de Licenciatura em Química, ofertado na modalidade EaD pelo IFMT Campus Cuiabá-Bela Vista, para verificar conformidades com os documentos oficiais nacionais e indicar ajustes necessários para sua adequação. Trata-se de uma análise documental, com abordagem qualitativa, ocorrida nos anos de 2016 e 2017. Verificou-se que a atual matriz, proposta no ano de 2012, atende a carga horária para o estágio supervisionado, para as atividades complementares e para a prática como componente curricular, porém não atende às 3.200 horas exigidas para um curso de licenciatura. Constatou-se que essa matriz contempla importantes e obrigatórias temáticas, tais como Libras, educação inclusiva, educação de jovens e adultos e educação ambiental, porém não aborda as questões da diversidade étnico-racial, por exemplo. Outro aspecto verificado é a ausência de discussões sobre história, epistemologia e/ou filosofia da ciência, educação CTS e tecnologias educacionais. Portanto, a estrutura curricular analisada atende em partes as diretrizes curriculares nacionais, necessitando de uma adequação quanto à carga horária total do curso que pode ser realizada pela inserção de disciplinas tanto de natureza específica quanto pedagógica.Palavras-chave: Currículo. Diretrizes Curriculares. Formação de Professores. Legislação.
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