O Modelo Organizacional da Fábrica e da Empresa Utilizado na Organização da Escola Factory and Business Management Models Applied to School Organization

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cidade de Souza, Maria Lúcia
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas (Florianópolis. Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1354
Resumo: Buscando trazer elementos para a análise das possibilidades de existência de mecanismos que se agregam e dão consistência aos discursos pedagógicos, encontramos na instituição Escola evidências do modelo organizacional da fábrica vinculado à sociedade disciplinar, e do modelo de empresa associado à sociedade de controle. Assim, trazemos, vinculado a fábrica, o modelo taylorista, no qual a qualificação profissional era dada pela própria empresa e cabia à escola a função disciplinadora, papel que cumpria exemplarmente: a de formar corpos dóceis. No contexto do modelo produtivo toyotista, que busca a qualidade total, vinculado à sociedade de controle, busca-se a qualificação contínua em serviço, mas se exige do indivíduo a capacidade de transitar por uma parcela maior do processo, e, como atribuição para escola, exige-se que ela forme elementos participativos. Palavras-chave: Discursos Pedagógicos. Sociedade Disciplinar. Sociedade de Controle.Abstract: Seeking to bring elements to analyze the possibilities of the existence of mechanisms which coalesce and give consistency to the pedagogic speech, we find in the institution of school evidences of factory organizational model linked to the disciplinary society, and of the business model associated to the control society. Thus, we bring the taylorism model associated to factories, in which professional qualification was provided by the company and the school purpose was to provide discipline, a role which it fulfilled perfectly: raising docile bodies. In the Toyota productive model, which seeks for total quality in association to the control society and continuous qualification in service, eventough, it demands the individual to be capable to participate in a larger part of the process, and as an attribution for the school, it is required to prepare participative individuals.Keywords: Pedagogic Speech. Disciplinary Society. Control Society.
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