“SOU CORPO NEGADO, MAS SOU CORPO ESPERANÇA” REFLEXÕES SOBRE A PERCEPÇÃO DA CORPOREIDADE EM PROFESSORAS “I AM A DENIED BODY, BUT I AM A HOPE BODY”. INSIGHTS ABOUT THE CORPOREITY PERCEPTION ON TEACHERS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins de Melo, Sonia Maria
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas (Florianópolis. Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1330
Resumo: O artigo traz algumas reflexões sobre o processo de construção da negação da corporeidade em professoras a partir da percepção que dez delas têm dessa trajetória, percepção expressa em pesquisa de cunho fenomenológico. A essência “sou corpo negado”, em sua dimensão “sou corpo mulher como marca de interdição” é apresentada, ajudando a desvelar o processo alienante a que foi e está sendo submetido o sexo feminino, demonstrando ter sido longo o caminho da construção cultural da suposta inferioridade feminina, com a conseqüente desvalorização e estigmatização dos corpos das mulheres. Aponta para a essência “sou corpo esperança” já presente nas falas das professoras, como a ressignificação necessária no resgate da corporeidade como eixo pedagógico fundante de qualquer relação pedagógica, onde o ser-educador-corpo-presença há que reconstruir-se e ajudar seus alunos e alunas na sua própria reconstrução.Palavras-chave: Formação de educadoras. Corporeidade. Mulheres. Professoras. Sexualidade.Abstract: This paper brings insights about the denied construction of the corporeity process on teachers from the perception that ten of them have of this journey, perception expressed in research of phenomenological aspect. The essence of “I am a denied body”, in its dimension “I am a woman body as a mark of interdiction” is presented, helping to find the alienating process to what it was and it is being submitted the female sex, showing to be long the cultural construction way of the supposed feminine inferiority with the consequent devaluation and stigmatization of the women bodies. It is pointed to the essence “I am hope body” already present on the teacher’s speech as the necessary re-meaning on the corporeity rescue as pedagogical axis of any pedagogical relationship, where the being-educator-body-presence will have to re-construct and help their students on their on re-construction.Key-words: Educators’ formation. Corporeity. Women. Teachers. Sexuality.
id UDESC-0_3d9fa712eebea3dd5895a980dc19d855
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.udesc.br:article/1330
network_acronym_str UDESC-0
network_name_str Linhas (Florianópolis. Online)
repository_id_str
spelling “SOU CORPO NEGADO, MAS SOU CORPO ESPERANÇA” REFLEXÕES SOBRE A PERCEPÇÃO DA CORPOREIDADE EM PROFESSORAS “I AM A DENIED BODY, BUT I AM A HOPE BODY”. INSIGHTS ABOUT THE CORPOREITY PERCEPTION ON TEACHERSO artigo traz algumas reflexões sobre o processo de construção da negação da corporeidade em professoras a partir da percepção que dez delas têm dessa trajetória, percepção expressa em pesquisa de cunho fenomenológico. A essência “sou corpo negado”, em sua dimensão “sou corpo mulher como marca de interdição” é apresentada, ajudando a desvelar o processo alienante a que foi e está sendo submetido o sexo feminino, demonstrando ter sido longo o caminho da construção cultural da suposta inferioridade feminina, com a conseqüente desvalorização e estigmatização dos corpos das mulheres. Aponta para a essência “sou corpo esperança” já presente nas falas das professoras, como a ressignificação necessária no resgate da corporeidade como eixo pedagógico fundante de qualquer relação pedagógica, onde o ser-educador-corpo-presença há que reconstruir-se e ajudar seus alunos e alunas na sua própria reconstrução.Palavras-chave: Formação de educadoras. Corporeidade. Mulheres. Professoras. Sexualidade.Abstract: This paper brings insights about the denied construction of the corporeity process on teachers from the perception that ten of them have of this journey, perception expressed in research of phenomenological aspect. The essence of “I am a denied body”, in its dimension “I am a woman body as a mark of interdiction” is presented, helping to find the alienating process to what it was and it is being submitted the female sex, showing to be long the cultural construction way of the supposed feminine inferiority with the consequent devaluation and stigmatization of the women bodies. It is pointed to the essence “I am hope body” already present on the teacher’s speech as the necessary re-meaning on the corporeity rescue as pedagogical axis of any pedagogical relationship, where the being-educator-body-presence will have to re-construct and help their students on their on re-construction.Key-words: Educators’ formation. Corporeity. Women. Teachers. Sexuality.Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2007-06-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1330Revista Linhas; v. 7 n. 1 (2006)1984-7238reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1330/1139Martins de Melo, Sonia Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T14:53:54Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/1330Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2023-01-10T14:53:54Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false
dc.title.none.fl_str_mv “SOU CORPO NEGADO, MAS SOU CORPO ESPERANÇA” REFLEXÕES SOBRE A PERCEPÇÃO DA CORPOREIDADE EM PROFESSORAS “I AM A DENIED BODY, BUT I AM A HOPE BODY”. INSIGHTS ABOUT THE CORPOREITY PERCEPTION ON TEACHERS
title “SOU CORPO NEGADO, MAS SOU CORPO ESPERANÇA” REFLEXÕES SOBRE A PERCEPÇÃO DA CORPOREIDADE EM PROFESSORAS “I AM A DENIED BODY, BUT I AM A HOPE BODY”. INSIGHTS ABOUT THE CORPOREITY PERCEPTION ON TEACHERS
spellingShingle “SOU CORPO NEGADO, MAS SOU CORPO ESPERANÇA” REFLEXÕES SOBRE A PERCEPÇÃO DA CORPOREIDADE EM PROFESSORAS “I AM A DENIED BODY, BUT I AM A HOPE BODY”. INSIGHTS ABOUT THE CORPOREITY PERCEPTION ON TEACHERS
Martins de Melo, Sonia Maria
title_short “SOU CORPO NEGADO, MAS SOU CORPO ESPERANÇA” REFLEXÕES SOBRE A PERCEPÇÃO DA CORPOREIDADE EM PROFESSORAS “I AM A DENIED BODY, BUT I AM A HOPE BODY”. INSIGHTS ABOUT THE CORPOREITY PERCEPTION ON TEACHERS
title_full “SOU CORPO NEGADO, MAS SOU CORPO ESPERANÇA” REFLEXÕES SOBRE A PERCEPÇÃO DA CORPOREIDADE EM PROFESSORAS “I AM A DENIED BODY, BUT I AM A HOPE BODY”. INSIGHTS ABOUT THE CORPOREITY PERCEPTION ON TEACHERS
title_fullStr “SOU CORPO NEGADO, MAS SOU CORPO ESPERANÇA” REFLEXÕES SOBRE A PERCEPÇÃO DA CORPOREIDADE EM PROFESSORAS “I AM A DENIED BODY, BUT I AM A HOPE BODY”. INSIGHTS ABOUT THE CORPOREITY PERCEPTION ON TEACHERS
title_full_unstemmed “SOU CORPO NEGADO, MAS SOU CORPO ESPERANÇA” REFLEXÕES SOBRE A PERCEPÇÃO DA CORPOREIDADE EM PROFESSORAS “I AM A DENIED BODY, BUT I AM A HOPE BODY”. INSIGHTS ABOUT THE CORPOREITY PERCEPTION ON TEACHERS
title_sort “SOU CORPO NEGADO, MAS SOU CORPO ESPERANÇA” REFLEXÕES SOBRE A PERCEPÇÃO DA CORPOREIDADE EM PROFESSORAS “I AM A DENIED BODY, BUT I AM A HOPE BODY”. INSIGHTS ABOUT THE CORPOREITY PERCEPTION ON TEACHERS
author Martins de Melo, Sonia Maria
author_facet Martins de Melo, Sonia Maria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins de Melo, Sonia Maria
description O artigo traz algumas reflexões sobre o processo de construção da negação da corporeidade em professoras a partir da percepção que dez delas têm dessa trajetória, percepção expressa em pesquisa de cunho fenomenológico. A essência “sou corpo negado”, em sua dimensão “sou corpo mulher como marca de interdição” é apresentada, ajudando a desvelar o processo alienante a que foi e está sendo submetido o sexo feminino, demonstrando ter sido longo o caminho da construção cultural da suposta inferioridade feminina, com a conseqüente desvalorização e estigmatização dos corpos das mulheres. Aponta para a essência “sou corpo esperança” já presente nas falas das professoras, como a ressignificação necessária no resgate da corporeidade como eixo pedagógico fundante de qualquer relação pedagógica, onde o ser-educador-corpo-presença há que reconstruir-se e ajudar seus alunos e alunas na sua própria reconstrução.Palavras-chave: Formação de educadoras. Corporeidade. Mulheres. Professoras. Sexualidade.Abstract: This paper brings insights about the denied construction of the corporeity process on teachers from the perception that ten of them have of this journey, perception expressed in research of phenomenological aspect. The essence of “I am a denied body”, in its dimension “I am a woman body as a mark of interdiction” is presented, helping to find the alienating process to what it was and it is being submitted the female sex, showing to be long the cultural construction way of the supposed feminine inferiority with the consequent devaluation and stigmatization of the women bodies. It is pointed to the essence “I am hope body” already present on the teacher’s speech as the necessary re-meaning on the corporeity rescue as pedagogical axis of any pedagogical relationship, where the being-educator-body-presence will have to re-construct and help their students on their on re-construction.Key-words: Educators’ formation. Corporeity. Women. Teachers. Sexuality.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-06-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1330
url https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1330
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1330/1139
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Linhas; v. 7 n. 1 (2006)
1984-7238
reponame:Linhas (Florianópolis. Online)
instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron:(UDESC)
instname_str Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron_str (UDESC)
institution (UDESC)
reponame_str Linhas (Florianópolis. Online)
collection Linhas (Florianópolis. Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
repository.mail.fl_str_mv vera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com
_version_ 1798042407184367616