SOBRE A EDUCAÇÃO SEXUAL COMO UM PROBLEMA ESCOLAR ABOUT THE TEENAGER’S SEXUALITY AS A SCHOLAR PROBLEM
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas (Florianópolis. Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1324 |
Resumo: | Nos últimos anos, a sexualidade adolescente adquiriu uma dimensão de problema social. Mais do que um problema moral, ela é vista como um problema de saúde pública, e a escola desponta como um local privilegiado de implementação de políticas públicas que promovam a saúde de crianças e adolescentes. Tendo como referência uma pesquisa etnográfica desenvolvida em uma escola municipal do Rio de Janeiro entre agosto de 2002 e julho de 2003, este artigo discute como a sexualidade adolescente tem sido equacionada como um problema social e como isso influencia o modo dessa questão ser trabalhada na escola. Além disso, a forma da escola abordar o tema está delimitada pelas especificidades das ciências biológicas, pois é através das aulas de Ciências que esse assunto se insere concretamente na escola. Após apresentar alguns dados históricos sobre a inserção da educação sexual nas escolas no Brasil, o artigo reflete sobre como, atualmente, a escola interfere na sexualidade adolescente.Palavras-chave: Educação sexual. Adolescência. Escola. Sexualidade.Abstract: In the last few years, teenager's sexuality has been seen as a social problem. More than a moral problem, it is seen as a public health problem and schools appear to be in a privileged place for the implementation of public policies that promote health for children and teenagers. Based on an ethnographic research done at a municipal school in Rio de Janeiro, Brazil, between August 2002 and July 2003, this papers discusses how adolescent sexuality has been equated as a social problem and how this affects the way this subject is worked at school. Also, the way school treats the subject is delimitated by the specifities of the biological sciences, since it is through the classes of sciences that this subject is inserted at school. After presenting some historical data about sexual education in schools in Brazil, the paper reflects about how the school interferes on teenager's sexuality today.Key-words: Sex education. Teenager. School. Sexuality. |
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SOBRE A EDUCAÇÃO SEXUAL COMO UM PROBLEMA ESCOLAR ABOUT THE TEENAGER’S SEXUALITY AS A SCHOLAR PROBLEMNos últimos anos, a sexualidade adolescente adquiriu uma dimensão de problema social. Mais do que um problema moral, ela é vista como um problema de saúde pública, e a escola desponta como um local privilegiado de implementação de políticas públicas que promovam a saúde de crianças e adolescentes. Tendo como referência uma pesquisa etnográfica desenvolvida em uma escola municipal do Rio de Janeiro entre agosto de 2002 e julho de 2003, este artigo discute como a sexualidade adolescente tem sido equacionada como um problema social e como isso influencia o modo dessa questão ser trabalhada na escola. Além disso, a forma da escola abordar o tema está delimitada pelas especificidades das ciências biológicas, pois é através das aulas de Ciências que esse assunto se insere concretamente na escola. Após apresentar alguns dados históricos sobre a inserção da educação sexual nas escolas no Brasil, o artigo reflete sobre como, atualmente, a escola interfere na sexualidade adolescente.Palavras-chave: Educação sexual. Adolescência. Escola. Sexualidade.Abstract: In the last few years, teenager's sexuality has been seen as a social problem. More than a moral problem, it is seen as a public health problem and schools appear to be in a privileged place for the implementation of public policies that promote health for children and teenagers. Based on an ethnographic research done at a municipal school in Rio de Janeiro, Brazil, between August 2002 and July 2003, this papers discusses how adolescent sexuality has been equated as a social problem and how this affects the way this subject is worked at school. Also, the way school treats the subject is delimitated by the specifities of the biological sciences, since it is through the classes of sciences that this subject is inserted at school. After presenting some historical data about sexual education in schools in Brazil, the paper reflects about how the school interferes on teenager's sexuality today.Key-words: Sex education. Teenager. School. Sexuality.Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2007-05-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1324Revista Linhas; v. 7 n. 1 (2006)1984-7238reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1324/1133Altmann, Helenainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T14:53:54Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/1324Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2023-01-10T14:53:54Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false |
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