A Contribuição da Sociologia para o Ensino em Saúde
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas (Florianópolis. Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723821452020260 |
Resumo: | Neste artigo, apresentamos uma reflexão sintética sobre a contribuição das Ciências Sociais e da Sociologia para o Ensino em Saúde, com base na experiência docente das autoras em cursos na área da saúde, nos quais o ensino de Sociologia e Antropologia é obrigatório. De caráter introdutório, as disciplinas ministradas têm sido incorporadas a diferentes currículos, desde os cursos de Nutrição, Odontologia, Fisioterapia, Medicina, Obstetrícia, Enfermagem e outros, a partir das suas Diretrizes Curriculares Nacionais. O reconhecimento da importância do ensino de Ciências Sociais para a formação de profissionais do campo da saúde se reflete nas questões relacionadas ao direito à saúde, à ética na relação profissional-paciente, nos desafios apresentados pelas desigualdades sociais em saúde e na perspectiva humanista do cuidado integral. Nesse sentido, as Ciências Sociais oferecem aos graduandos um ponto de vista privilegiado para o entendimento do paciente tanto como sujeito de direitos, inserido em um contexto social, cultural, econômico e político, como intérprete crítico e atuante sobre o próprio corpo, que reconhece e identifica os processos de adoecimento, escolhe e adere às propostas terapêuticas e, assim, contribui para continuidade e transformação das práticas em saúde. Assim, a partir de alguns dos temas e problemáticas trabalhados em sala de aula, nos propomos a refletir sobre a interface entre esses campos científicos, apresentando contribuições para o processo de formação de profissionais de saúde em diversas áreas.Palavras-chave: Ciências Sociais. Sociologia. Ciências da Saúde. Processo corpo-saúde-doença. |
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A Contribuição da Sociologia para o Ensino em SaúdeNeste artigo, apresentamos uma reflexão sintética sobre a contribuição das Ciências Sociais e da Sociologia para o Ensino em Saúde, com base na experiência docente das autoras em cursos na área da saúde, nos quais o ensino de Sociologia e Antropologia é obrigatório. De caráter introdutório, as disciplinas ministradas têm sido incorporadas a diferentes currículos, desde os cursos de Nutrição, Odontologia, Fisioterapia, Medicina, Obstetrícia, Enfermagem e outros, a partir das suas Diretrizes Curriculares Nacionais. O reconhecimento da importância do ensino de Ciências Sociais para a formação de profissionais do campo da saúde se reflete nas questões relacionadas ao direito à saúde, à ética na relação profissional-paciente, nos desafios apresentados pelas desigualdades sociais em saúde e na perspectiva humanista do cuidado integral. Nesse sentido, as Ciências Sociais oferecem aos graduandos um ponto de vista privilegiado para o entendimento do paciente tanto como sujeito de direitos, inserido em um contexto social, cultural, econômico e político, como intérprete crítico e atuante sobre o próprio corpo, que reconhece e identifica os processos de adoecimento, escolhe e adere às propostas terapêuticas e, assim, contribui para continuidade e transformação das práticas em saúde. Assim, a partir de alguns dos temas e problemáticas trabalhados em sala de aula, nos propomos a refletir sobre a interface entre esses campos científicos, apresentando contribuições para o processo de formação de profissionais de saúde em diversas áreas.Palavras-chave: Ciências Sociais. Sociologia. Ciências da Saúde. Processo corpo-saúde-doença.Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2020-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/198472382145202026010.5965/1984723821452020260Revista Linhas; v. 21 n. 45 (2020): O ensino de sociologia na educação superior: experiências nacionais e internacionais; 260 - 2841984-7238reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723821452020260/pdfCopyright (c) 2020 Revista Linhasinfo:eu-repo/semantics/openAccessPimenta, Melissa de MattosOliveira, Régia Cristina2020-06-03T11:34:13Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/17609Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2020-06-03T11:34:13Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false |
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