A Prática do Canto Orfeônico e Cerimônias Cívicas na Consolidação de um Nacionalismo Ufanista em Terras Catarinenses The Practice of Orpheonic Choir and Civic Ceremonies in the Consolidation of a Proud Nationalism in Lands of Santa Catarina State

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Rocha Unglaub, Tânia Regina
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas (Florianópolis. Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1831
Resumo: O calendário anual brasileiro durante o período do Estado Novo registrava inúmeros feriados nacionais. Estas datas eram dedicadas a comemorações cívicas para atingir o imaginário popular e despertar sensibilidades patrióticas. Como parte deste cerimonial, os escolares entoavam músicas do repertório do Canto Orfeônico que foi implantado no Brasil sob a liderança de Villa-Lobos durante a vigência do governo Vargas. Em Santa Catarina, seguindo as orientações nacionais, o canto orfeônico foi sistematizado e fiscalizado por João dos Santos Areão, Inspetor Federal das Escolas Subvencionadas. Areão defendia a idéia de que essa música contribuiria para moldar na alma infantil o mais elevado espírito de civismo.  Portanto, este artigo busca analisar e descrever a prática do canto orfeônico e cerimônias cívicas em prol da consolidação de um nacionalismo ufanista em Santa Catarina. Para captar informações e dialogar com o passado foram ouvidos protagonistas que vivenciaram esse momento. Foram examinados suas fotografias e cadernos, bem como registros descritos em jornais da época e relatórios do inspetor Areão. Para a concretização dos objetivos mencionados, foi necessário pensá-los como análise das representações e sua construção de um sentido conforme a abordagem de Roger Chartier. PALAVRAS-CHAVE: Comemorações Cívicas. Canto Orfeônico. Nacionalismo. História da educação catarinense. ABSTRACT: The Brazilian annual calendar during the period of the New State registered innumerable national holidays. These dates were dedicated to civic commemorations to reach popular imaginary and to awaken patriotic sensibilities. As part of this ceremonial, the students singing songs of the repertoire of Orfeonic Chant that was implanted in Brazil under the leadership of Villa-Lobos during the Vargas government. In Santa Catarina, following the national orientation, Orfeonic Choir was systematized and supervised by João dos Santos Areão, Federal Inspector of the Subsidized Schools. Areão defended the idea of that this music would contribute to mold in the infantile soul the highest spirit of civism. Therefore, this article aims to analyze and describe the presence of these civic ceremonies with the sound of orpheonic choirs in the consolidation of a proud nationalism in Santa Catarina. To capture information and to dialogue with the past heard protagonists who lived deeply this moment were heard. Their photographs and notebooks were examined, as well as newspapers of the time and reports of inspector Areão. In order to reach the objective, it was necessary to think them as analysis of the representations and its construction along with the approach of Roger Chartier.  KEYWORDS: Civic Celebrations. Orpheonic songs. Nationalism. Santa Catarina.  
id UDESC-0_52e96f81636879bd32a75441aeed488e
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.udesc.br:article/1831
network_acronym_str UDESC-0
network_name_str Linhas (Florianópolis. Online)
repository_id_str
spelling A Prática do Canto Orfeônico e Cerimônias Cívicas na Consolidação de um Nacionalismo Ufanista em Terras Catarinenses The Practice of Orpheonic Choir and Civic Ceremonies in the Consolidation of a Proud Nationalism in Lands of Santa Catarina StateO calendário anual brasileiro durante o período do Estado Novo registrava inúmeros feriados nacionais. Estas datas eram dedicadas a comemorações cívicas para atingir o imaginário popular e despertar sensibilidades patrióticas. Como parte deste cerimonial, os escolares entoavam músicas do repertório do Canto Orfeônico que foi implantado no Brasil sob a liderança de Villa-Lobos durante a vigência do governo Vargas. Em Santa Catarina, seguindo as orientações nacionais, o canto orfeônico foi sistematizado e fiscalizado por João dos Santos Areão, Inspetor Federal das Escolas Subvencionadas. Areão defendia a idéia de que essa música contribuiria para moldar na alma infantil o mais elevado espírito de civismo.  Portanto, este artigo busca analisar e descrever a prática do canto orfeônico e cerimônias cívicas em prol da consolidação de um nacionalismo ufanista em Santa Catarina. Para captar informações e dialogar com o passado foram ouvidos protagonistas que vivenciaram esse momento. Foram examinados suas fotografias e cadernos, bem como registros descritos em jornais da época e relatórios do inspetor Areão. Para a concretização dos objetivos mencionados, foi necessário pensá-los como análise das representações e sua construção de um sentido conforme a abordagem de Roger Chartier. PALAVRAS-CHAVE: Comemorações Cívicas. Canto Orfeônico. Nacionalismo. História da educação catarinense. ABSTRACT: The Brazilian annual calendar during the period of the New State registered innumerable national holidays. These dates were dedicated to civic commemorations to reach popular imaginary and to awaken patriotic sensibilities. As part of this ceremonial, the students singing songs of the repertoire of Orfeonic Chant that was implanted in Brazil under the leadership of Villa-Lobos during the Vargas government. In Santa Catarina, following the national orientation, Orfeonic Choir was systematized and supervised by João dos Santos Areão, Federal Inspector of the Subsidized Schools. Areão defended the idea of that this music would contribute to mold in the infantile soul the highest spirit of civism. Therefore, this article aims to analyze and describe the presence of these civic ceremonies with the sound of orpheonic choirs in the consolidation of a proud nationalism in Santa Catarina. To capture information and to dialogue with the past heard protagonists who lived deeply this moment were heard. Their photographs and notebooks were examined, as well as newspapers of the time and reports of inspector Areão. In order to reach the objective, it was necessary to think them as analysis of the representations and its construction along with the approach of Roger Chartier.  KEYWORDS: Civic Celebrations. Orpheonic songs. Nationalism. Santa Catarina.  Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2009-10-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1831Revista Linhas; v. 10 n. 1 (2009): Novas Leituras Históricas da Educação em Santa Catarina; p. 105-1271984-7238reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1831/1407da Rocha Unglaub, Tânia Reginainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T14:54:01Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/1831Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2023-01-10T14:54:01Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false
dc.title.none.fl_str_mv A Prática do Canto Orfeônico e Cerimônias Cívicas na Consolidação de um Nacionalismo Ufanista em Terras Catarinenses The Practice of Orpheonic Choir and Civic Ceremonies in the Consolidation of a Proud Nationalism in Lands of Santa Catarina State
title A Prática do Canto Orfeônico e Cerimônias Cívicas na Consolidação de um Nacionalismo Ufanista em Terras Catarinenses The Practice of Orpheonic Choir and Civic Ceremonies in the Consolidation of a Proud Nationalism in Lands of Santa Catarina State
spellingShingle A Prática do Canto Orfeônico e Cerimônias Cívicas na Consolidação de um Nacionalismo Ufanista em Terras Catarinenses The Practice of Orpheonic Choir and Civic Ceremonies in the Consolidation of a Proud Nationalism in Lands of Santa Catarina State
da Rocha Unglaub, Tânia Regina
title_short A Prática do Canto Orfeônico e Cerimônias Cívicas na Consolidação de um Nacionalismo Ufanista em Terras Catarinenses The Practice of Orpheonic Choir and Civic Ceremonies in the Consolidation of a Proud Nationalism in Lands of Santa Catarina State
title_full A Prática do Canto Orfeônico e Cerimônias Cívicas na Consolidação de um Nacionalismo Ufanista em Terras Catarinenses The Practice of Orpheonic Choir and Civic Ceremonies in the Consolidation of a Proud Nationalism in Lands of Santa Catarina State
title_fullStr A Prática do Canto Orfeônico e Cerimônias Cívicas na Consolidação de um Nacionalismo Ufanista em Terras Catarinenses The Practice of Orpheonic Choir and Civic Ceremonies in the Consolidation of a Proud Nationalism in Lands of Santa Catarina State
title_full_unstemmed A Prática do Canto Orfeônico e Cerimônias Cívicas na Consolidação de um Nacionalismo Ufanista em Terras Catarinenses The Practice of Orpheonic Choir and Civic Ceremonies in the Consolidation of a Proud Nationalism in Lands of Santa Catarina State
title_sort A Prática do Canto Orfeônico e Cerimônias Cívicas na Consolidação de um Nacionalismo Ufanista em Terras Catarinenses The Practice of Orpheonic Choir and Civic Ceremonies in the Consolidation of a Proud Nationalism in Lands of Santa Catarina State
author da Rocha Unglaub, Tânia Regina
author_facet da Rocha Unglaub, Tânia Regina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Rocha Unglaub, Tânia Regina
description O calendário anual brasileiro durante o período do Estado Novo registrava inúmeros feriados nacionais. Estas datas eram dedicadas a comemorações cívicas para atingir o imaginário popular e despertar sensibilidades patrióticas. Como parte deste cerimonial, os escolares entoavam músicas do repertório do Canto Orfeônico que foi implantado no Brasil sob a liderança de Villa-Lobos durante a vigência do governo Vargas. Em Santa Catarina, seguindo as orientações nacionais, o canto orfeônico foi sistematizado e fiscalizado por João dos Santos Areão, Inspetor Federal das Escolas Subvencionadas. Areão defendia a idéia de que essa música contribuiria para moldar na alma infantil o mais elevado espírito de civismo.  Portanto, este artigo busca analisar e descrever a prática do canto orfeônico e cerimônias cívicas em prol da consolidação de um nacionalismo ufanista em Santa Catarina. Para captar informações e dialogar com o passado foram ouvidos protagonistas que vivenciaram esse momento. Foram examinados suas fotografias e cadernos, bem como registros descritos em jornais da época e relatórios do inspetor Areão. Para a concretização dos objetivos mencionados, foi necessário pensá-los como análise das representações e sua construção de um sentido conforme a abordagem de Roger Chartier. PALAVRAS-CHAVE: Comemorações Cívicas. Canto Orfeônico. Nacionalismo. História da educação catarinense. ABSTRACT: The Brazilian annual calendar during the period of the New State registered innumerable national holidays. These dates were dedicated to civic commemorations to reach popular imaginary and to awaken patriotic sensibilities. As part of this ceremonial, the students singing songs of the repertoire of Orfeonic Chant that was implanted in Brazil under the leadership of Villa-Lobos during the Vargas government. In Santa Catarina, following the national orientation, Orfeonic Choir was systematized and supervised by João dos Santos Areão, Federal Inspector of the Subsidized Schools. Areão defended the idea of that this music would contribute to mold in the infantile soul the highest spirit of civism. Therefore, this article aims to analyze and describe the presence of these civic ceremonies with the sound of orpheonic choirs in the consolidation of a proud nationalism in Santa Catarina. To capture information and to dialogue with the past heard protagonists who lived deeply this moment were heard. Their photographs and notebooks were examined, as well as newspapers of the time and reports of inspector Areão. In order to reach the objective, it was necessary to think them as analysis of the representations and its construction along with the approach of Roger Chartier.  KEYWORDS: Civic Celebrations. Orpheonic songs. Nationalism. Santa Catarina.  
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-10-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1831
url https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1831
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1831/1407
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Linhas; v. 10 n. 1 (2009): Novas Leituras Históricas da Educação em Santa Catarina; p. 105-127
1984-7238
reponame:Linhas (Florianópolis. Online)
instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron:(UDESC)
instname_str Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron_str (UDESC)
institution (UDESC)
reponame_str Linhas (Florianópolis. Online)
collection Linhas (Florianópolis. Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
repository.mail.fl_str_mv vera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com
_version_ 1798042407585972224