O professor universitário em processo de formação continuada: uma análise da docência no cotidiano da ação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas (Florianópolis. Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723819402018394 |
Resumo: | O presente trabalho resulta de uma pesquisa de caráter qualitativo, realizada por meio de entrevistas, utilizando questões semiestruturadas com dez professores-formadores, atuantes em um curso de licenciatura. No estudo, foram abordadas questões que versam sobre a atuação docente e as situações que remetem a frustrações e à idealização desse processo. A pesquisa visou à compreensão de como os saberes docentes podem amparar a construção de novos olhares para “o fazer” do professor-formador no cotidiano de sua ação. A análise dos dados se efetivou com base nos procedimentos da Análise Textual Discursiva. Como resultado, os entrevistados relacionam as situações de frustração e a idealização na atuação pedagógica com questões relativas ao planejamento, ao domínio de conteúdo e aos aspectos das relações interpessoais. Entende-se que algumas dessas situações podem ser superadas/potencializadas em processos de interlocução entre os professores em espaços/tempos intra-institucionais, em que as reflexões coletivas se fazem permanentes e constitutivas de uma forma de pensar a formação continuada.Palavras-chave: Professores Universitários. Formação. Ensino Superior. |
id |
UDESC-0_58ec148dee261f3210706bc8b1e6e02c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.udesc.br:article/8306 |
network_acronym_str |
UDESC-0 |
network_name_str |
Linhas (Florianópolis. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O professor universitário em processo de formação continuada: uma análise da docência no cotidiano da açãoO presente trabalho resulta de uma pesquisa de caráter qualitativo, realizada por meio de entrevistas, utilizando questões semiestruturadas com dez professores-formadores, atuantes em um curso de licenciatura. No estudo, foram abordadas questões que versam sobre a atuação docente e as situações que remetem a frustrações e à idealização desse processo. A pesquisa visou à compreensão de como os saberes docentes podem amparar a construção de novos olhares para “o fazer” do professor-formador no cotidiano de sua ação. A análise dos dados se efetivou com base nos procedimentos da Análise Textual Discursiva. Como resultado, os entrevistados relacionam as situações de frustração e a idealização na atuação pedagógica com questões relativas ao planejamento, ao domínio de conteúdo e aos aspectos das relações interpessoais. Entende-se que algumas dessas situações podem ser superadas/potencializadas em processos de interlocução entre os professores em espaços/tempos intra-institucionais, em que as reflexões coletivas se fazem permanentes e constitutivas de uma forma de pensar a formação continuada.Palavras-chave: Professores Universitários. Formação. Ensino Superior.Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2018-05-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723819402018394Revista Linhas; v. 19 n. 40 (2018): Avaliação e Currículo em Educação Infantil: Diálogos entre Itália e Brasil; 394 - 4131984-7238reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723819402018394/pdfCopyright (c) 2018 Revista Linhasinfo:eu-repo/semantics/openAccessLauxen, Ademar AntonioDel Pino, José Claudio2018-05-16T12:08:33Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/8306Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2018-05-16T12:08:33Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O professor universitário em processo de formação continuada: uma análise da docência no cotidiano da ação |
title |
O professor universitário em processo de formação continuada: uma análise da docência no cotidiano da ação |
spellingShingle |
O professor universitário em processo de formação continuada: uma análise da docência no cotidiano da ação Lauxen, Ademar Antonio |
title_short |
O professor universitário em processo de formação continuada: uma análise da docência no cotidiano da ação |
title_full |
O professor universitário em processo de formação continuada: uma análise da docência no cotidiano da ação |
title_fullStr |
O professor universitário em processo de formação continuada: uma análise da docência no cotidiano da ação |
title_full_unstemmed |
O professor universitário em processo de formação continuada: uma análise da docência no cotidiano da ação |
title_sort |
O professor universitário em processo de formação continuada: uma análise da docência no cotidiano da ação |
author |
Lauxen, Ademar Antonio |
author_facet |
Lauxen, Ademar Antonio Del Pino, José Claudio |
author_role |
author |
author2 |
Del Pino, José Claudio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lauxen, Ademar Antonio Del Pino, José Claudio |
description |
O presente trabalho resulta de uma pesquisa de caráter qualitativo, realizada por meio de entrevistas, utilizando questões semiestruturadas com dez professores-formadores, atuantes em um curso de licenciatura. No estudo, foram abordadas questões que versam sobre a atuação docente e as situações que remetem a frustrações e à idealização desse processo. A pesquisa visou à compreensão de como os saberes docentes podem amparar a construção de novos olhares para “o fazer” do professor-formador no cotidiano de sua ação. A análise dos dados se efetivou com base nos procedimentos da Análise Textual Discursiva. Como resultado, os entrevistados relacionam as situações de frustração e a idealização na atuação pedagógica com questões relativas ao planejamento, ao domínio de conteúdo e aos aspectos das relações interpessoais. Entende-se que algumas dessas situações podem ser superadas/potencializadas em processos de interlocução entre os professores em espaços/tempos intra-institucionais, em que as reflexões coletivas se fazem permanentes e constitutivas de uma forma de pensar a formação continuada.Palavras-chave: Professores Universitários. Formação. Ensino Superior. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-05-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723819402018394 |
url |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723819402018394 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723819402018394/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Linhas info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Linhas |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Linhas; v. 19 n. 40 (2018): Avaliação e Currículo em Educação Infantil: Diálogos entre Itália e Brasil; 394 - 413 1984-7238 reponame:Linhas (Florianópolis. Online) instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) instacron:(UDESC) |
instname_str |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
instacron_str |
(UDESC) |
institution |
(UDESC) |
reponame_str |
Linhas (Florianópolis. Online) |
collection |
Linhas (Florianópolis. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
vera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com |
_version_ |
1798042409008889856 |