A Perspectiva da Educação Intercultural para a Abordagem Bilíngue: a surdez em questão Perspective of Education for Intercultural Bilingual Approach: the deafness in focus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Paulo Cesar
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas (Florianópolis. Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1348
Resumo: Este trabalho discute aspectos interculturais e linguísticos no contexto escolar do aluno surdo. Diferentes autores têm discutido a relação língua/identidade na educação bilíngue, colocando em foco a interação entre os sujeitos e destacando o espaço de negociação, o “entre-lugar”, frente a culturas diferentes. Buscamos trazer essa discussão para o campo da surdez, levando em conta que o interlocutor privilegiado do aluno surdo é o próprio surdo, e o lugar de contato com sua língua se dá, para a maioria dos alunos, dentro da escola. Observamos que a inserção do professor surdo em sala de aula contribui para que os alunos não somente encontrem possibilidades de construção da língua/identidade, mas utilizem-se legitimamente dos espaços de negociação entre surdos e ouvintes no contexto escolar. Ao que parece, a abordagem educacional bilíngue na perspectiva intercultural está acelerando a consciência dos próprios alunos surdos sobre a construção de identidades surdas. PALAVRAS-CHAVE: Perspectiva intercultural. Língua/Identidade. Abordagem bilíngüe. Surdez. ABSTRACT: This paper approaches a discussion on the intercultural and linguistics aspects of deaf students in school environment. Different authors choose the interaction between deaf subjects, highlighting the space of negotiation or the “in between”, regarding different cultures, as the main focus in the discussion of the language/identity relation in bilingual education. The idea is to bring this discussion into the field of deaf studies, taking into account the fact that the privileged interlocutor of the deaf student is himself and that the contact locus with his language, for most of them, occurs inside the school. It has been observed that the insertion of a deaf teacher in the classroom contributes to seeking and finding new possibilities for the construction of the language/identity relation and the legitimate use of negotiation spaces between deaf and hearing students in the school context. It seems like the intercultural perspective of the bilingual educational approach is accelerating the awareness of the deaf students regarding the meaning of deafness. KEYWORDS: Intercultural perspectives. Language/Identity. Bilingual approach. Deafness.
id UDESC-0_646f2f14aaff16a7bcb1ccfe8e02835b
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.udesc.br:article/1348
network_acronym_str UDESC-0
network_name_str Linhas (Florianópolis. Online)
repository_id_str
spelling A Perspectiva da Educação Intercultural para a Abordagem Bilíngue: a surdez em questão Perspective of Education for Intercultural Bilingual Approach: the deafness in focusEste trabalho discute aspectos interculturais e linguísticos no contexto escolar do aluno surdo. Diferentes autores têm discutido a relação língua/identidade na educação bilíngue, colocando em foco a interação entre os sujeitos e destacando o espaço de negociação, o “entre-lugar”, frente a culturas diferentes. Buscamos trazer essa discussão para o campo da surdez, levando em conta que o interlocutor privilegiado do aluno surdo é o próprio surdo, e o lugar de contato com sua língua se dá, para a maioria dos alunos, dentro da escola. Observamos que a inserção do professor surdo em sala de aula contribui para que os alunos não somente encontrem possibilidades de construção da língua/identidade, mas utilizem-se legitimamente dos espaços de negociação entre surdos e ouvintes no contexto escolar. Ao que parece, a abordagem educacional bilíngue na perspectiva intercultural está acelerando a consciência dos próprios alunos surdos sobre a construção de identidades surdas. PALAVRAS-CHAVE: Perspectiva intercultural. Língua/Identidade. Abordagem bilíngüe. Surdez. ABSTRACT: This paper approaches a discussion on the intercultural and linguistics aspects of deaf students in school environment. Different authors choose the interaction between deaf subjects, highlighting the space of negotiation or the “in between”, regarding different cultures, as the main focus in the discussion of the language/identity relation in bilingual education. The idea is to bring this discussion into the field of deaf studies, taking into account the fact that the privileged interlocutor of the deaf student is himself and that the contact locus with his language, for most of them, occurs inside the school. It has been observed that the insertion of a deaf teacher in the classroom contributes to seeking and finding new possibilities for the construction of the language/identity relation and the legitimate use of negotiation spaces between deaf and hearing students in the school context. It seems like the intercultural perspective of the bilingual educational approach is accelerating the awareness of the deaf students regarding the meaning of deafness. KEYWORDS: Intercultural perspectives. Language/Identity. Bilingual approach. Deafness.Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2009-10-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1348Revista Linhas; v. 10 n. 1 (2009): Novas Leituras Históricas da Educação em Santa Catarina; p. 208-2181984-7238reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1348/1412Machado, Paulo Cesarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T14:53:54Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/1348Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2023-01-10T14:53:54Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false
dc.title.none.fl_str_mv A Perspectiva da Educação Intercultural para a Abordagem Bilíngue: a surdez em questão Perspective of Education for Intercultural Bilingual Approach: the deafness in focus
title A Perspectiva da Educação Intercultural para a Abordagem Bilíngue: a surdez em questão Perspective of Education for Intercultural Bilingual Approach: the deafness in focus
spellingShingle A Perspectiva da Educação Intercultural para a Abordagem Bilíngue: a surdez em questão Perspective of Education for Intercultural Bilingual Approach: the deafness in focus
Machado, Paulo Cesar
title_short A Perspectiva da Educação Intercultural para a Abordagem Bilíngue: a surdez em questão Perspective of Education for Intercultural Bilingual Approach: the deafness in focus
title_full A Perspectiva da Educação Intercultural para a Abordagem Bilíngue: a surdez em questão Perspective of Education for Intercultural Bilingual Approach: the deafness in focus
title_fullStr A Perspectiva da Educação Intercultural para a Abordagem Bilíngue: a surdez em questão Perspective of Education for Intercultural Bilingual Approach: the deafness in focus
title_full_unstemmed A Perspectiva da Educação Intercultural para a Abordagem Bilíngue: a surdez em questão Perspective of Education for Intercultural Bilingual Approach: the deafness in focus
title_sort A Perspectiva da Educação Intercultural para a Abordagem Bilíngue: a surdez em questão Perspective of Education for Intercultural Bilingual Approach: the deafness in focus
author Machado, Paulo Cesar
author_facet Machado, Paulo Cesar
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Paulo Cesar
description Este trabalho discute aspectos interculturais e linguísticos no contexto escolar do aluno surdo. Diferentes autores têm discutido a relação língua/identidade na educação bilíngue, colocando em foco a interação entre os sujeitos e destacando o espaço de negociação, o “entre-lugar”, frente a culturas diferentes. Buscamos trazer essa discussão para o campo da surdez, levando em conta que o interlocutor privilegiado do aluno surdo é o próprio surdo, e o lugar de contato com sua língua se dá, para a maioria dos alunos, dentro da escola. Observamos que a inserção do professor surdo em sala de aula contribui para que os alunos não somente encontrem possibilidades de construção da língua/identidade, mas utilizem-se legitimamente dos espaços de negociação entre surdos e ouvintes no contexto escolar. Ao que parece, a abordagem educacional bilíngue na perspectiva intercultural está acelerando a consciência dos próprios alunos surdos sobre a construção de identidades surdas. PALAVRAS-CHAVE: Perspectiva intercultural. Língua/Identidade. Abordagem bilíngüe. Surdez. ABSTRACT: This paper approaches a discussion on the intercultural and linguistics aspects of deaf students in school environment. Different authors choose the interaction between deaf subjects, highlighting the space of negotiation or the “in between”, regarding different cultures, as the main focus in the discussion of the language/identity relation in bilingual education. The idea is to bring this discussion into the field of deaf studies, taking into account the fact that the privileged interlocutor of the deaf student is himself and that the contact locus with his language, for most of them, occurs inside the school. It has been observed that the insertion of a deaf teacher in the classroom contributes to seeking and finding new possibilities for the construction of the language/identity relation and the legitimate use of negotiation spaces between deaf and hearing students in the school context. It seems like the intercultural perspective of the bilingual educational approach is accelerating the awareness of the deaf students regarding the meaning of deafness. KEYWORDS: Intercultural perspectives. Language/Identity. Bilingual approach. Deafness.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-10-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1348
url https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1348
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1348/1412
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Linhas; v. 10 n. 1 (2009): Novas Leituras Históricas da Educação em Santa Catarina; p. 208-218
1984-7238
reponame:Linhas (Florianópolis. Online)
instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron:(UDESC)
instname_str Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron_str (UDESC)
institution (UDESC)
reponame_str Linhas (Florianópolis. Online)
collection Linhas (Florianópolis. Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
repository.mail.fl_str_mv vera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com
_version_ 1798042407469580288