As novas tecnologias da informação e comunicação e a atividade experimental no ensino de ciências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas (Florianópolis. Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723816312015305 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo relatar um projeto de aprendizagem a partir das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação, especificamente para a promoção do ensino de Ciências, em especial a atividade experimental. O referido projeto foi aplicado em uma turma de primeiro ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual. A metodologia de pesquisa empregada foi inspirada no Estudo de Caso. A partir das novas tecnologias, foi possível criar múltiplas evidências, além de atividades diversificadas. Assim como outros recursos, o uso das novas tecnologias ligadas às atividades experimentais no ensino de Ciências podem ser usadas em diversas situações e com diferentes finalidades como motivação, despertar estímulos, possibilitar a prática, estabelecer a sucessão de aprendizagens entre outros. Palavras-chave: Ciências; Estudo e Ensino; Ciências e Tecnologia. |
id |
UDESC-0_68b4c4ad717cb35cb662a0d8c514d71b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.udesc.br:article/3257 |
network_acronym_str |
UDESC-0 |
network_name_str |
Linhas (Florianópolis. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
As novas tecnologias da informação e comunicação e a atividade experimental no ensino de ciênciasEste artigo tem como objetivo relatar um projeto de aprendizagem a partir das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação, especificamente para a promoção do ensino de Ciências, em especial a atividade experimental. O referido projeto foi aplicado em uma turma de primeiro ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual. A metodologia de pesquisa empregada foi inspirada no Estudo de Caso. A partir das novas tecnologias, foi possível criar múltiplas evidências, além de atividades diversificadas. Assim como outros recursos, o uso das novas tecnologias ligadas às atividades experimentais no ensino de Ciências podem ser usadas em diversas situações e com diferentes finalidades como motivação, despertar estímulos, possibilitar a prática, estabelecer a sucessão de aprendizagens entre outros. Palavras-chave: Ciências; Estudo e Ensino; Ciências e Tecnologia.Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2015-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723816312015305Revista Linhas; v. 16 n. 31 (2015): Educação Especial e Políticas de Inclusão: escolarização em debate; 305 - 3241984-7238reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723816312015305/pdf_80Abrão, Ruhena KelberAdamatti, Diana Franciscainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T14:54:09Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/3257Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2023-01-10T14:54:09Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As novas tecnologias da informação e comunicação e a atividade experimental no ensino de ciências |
title |
As novas tecnologias da informação e comunicação e a atividade experimental no ensino de ciências |
spellingShingle |
As novas tecnologias da informação e comunicação e a atividade experimental no ensino de ciências Abrão, Ruhena Kelber |
title_short |
As novas tecnologias da informação e comunicação e a atividade experimental no ensino de ciências |
title_full |
As novas tecnologias da informação e comunicação e a atividade experimental no ensino de ciências |
title_fullStr |
As novas tecnologias da informação e comunicação e a atividade experimental no ensino de ciências |
title_full_unstemmed |
As novas tecnologias da informação e comunicação e a atividade experimental no ensino de ciências |
title_sort |
As novas tecnologias da informação e comunicação e a atividade experimental no ensino de ciências |
author |
Abrão, Ruhena Kelber |
author_facet |
Abrão, Ruhena Kelber Adamatti, Diana Francisca |
author_role |
author |
author2 |
Adamatti, Diana Francisca |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Abrão, Ruhena Kelber Adamatti, Diana Francisca |
description |
Este artigo tem como objetivo relatar um projeto de aprendizagem a partir das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação, especificamente para a promoção do ensino de Ciências, em especial a atividade experimental. O referido projeto foi aplicado em uma turma de primeiro ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual. A metodologia de pesquisa empregada foi inspirada no Estudo de Caso. A partir das novas tecnologias, foi possível criar múltiplas evidências, além de atividades diversificadas. Assim como outros recursos, o uso das novas tecnologias ligadas às atividades experimentais no ensino de Ciências podem ser usadas em diversas situações e com diferentes finalidades como motivação, despertar estímulos, possibilitar a prática, estabelecer a sucessão de aprendizagens entre outros. Palavras-chave: Ciências; Estudo e Ensino; Ciências e Tecnologia. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-07-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723816312015305 |
url |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723816312015305 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723816312015305/pdf_80 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Linhas; v. 16 n. 31 (2015): Educação Especial e Políticas de Inclusão: escolarização em debate; 305 - 324 1984-7238 reponame:Linhas (Florianópolis. Online) instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) instacron:(UDESC) |
instname_str |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
instacron_str |
(UDESC) |
institution |
(UDESC) |
reponame_str |
Linhas (Florianópolis. Online) |
collection |
Linhas (Florianópolis. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
vera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com |
_version_ |
1798042408280129536 |