EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ALGUNS ESTUDOS SOBRE O LÚDICO NO ENSINO DA MATEMÁTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abrão, Ruhena Kelber
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Santos, Silvania Corsino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista UNIABEU (2010)
Texto Completo: https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/2829
Resumo: O presente trabalho objetivou investigar as práticas pedagógicas em sala de aula com a utilização do lúdico e descrever como algumas atividades lúdicas podem ser desenvolvidas nas aulas de matemática. A ludicidade é apresentada em vários estudos como um elemento potencializador do ensino/aprendizagem do aluno. Desta forma, este, por ser um elemento que permeia em todas as fases da vida humana, na escolarização de jovens e adultos se torna importante por contribuir de maneira criativa e prazerosa para uma educação emancipadora no aluno. Este trabalho está estruturado sob a metodologia de uma pesquisa bibliográfica, pois se realiza a partir de registros já disponíveis de pesquisa anteriores. No estudo temos por finalidade verificar pontos relevantes para a aquisição da aprendizagem da matemática para o aluno de EJA, quando há utilização de atividades lúdicas na metodologia do professor que venha potencializar o ensino e despertar o interesse e a motivação do educando. Concluímos que o lúdico se torna um grande potencializador no desenvolvimento da aprendizagem. Porém, é necessário que as atividades sejam elaboradas de maneira a não infantilizar os alunos, faz-se necessário realizar adaptações para que o aluno de EJA tenha seu contexto incluído nas atividades para se tornarem significativas despertando o desejo em participar conduzindo-o à construção ativa e significativa do seu saber.
id UNIABEU-1_865918ac65735705adce8da0de348c26
oai_identifier_str oai:ojs2.abeu.local:article/2829
network_acronym_str UNIABEU-1
network_name_str Revista UNIABEU (2010)
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ALGUNS ESTUDOS SOBRE O LÚDICO NO ENSINO DA MATEMÁTICACIENCIAS HUMANAS, PEDAGOGIA , EJAEducação de Jovens e Adultos, Matemática, LudicidadeO presente trabalho objetivou investigar as práticas pedagógicas em sala de aula com a utilização do lúdico e descrever como algumas atividades lúdicas podem ser desenvolvidas nas aulas de matemática. A ludicidade é apresentada em vários estudos como um elemento potencializador do ensino/aprendizagem do aluno. Desta forma, este, por ser um elemento que permeia em todas as fases da vida humana, na escolarização de jovens e adultos se torna importante por contribuir de maneira criativa e prazerosa para uma educação emancipadora no aluno. Este trabalho está estruturado sob a metodologia de uma pesquisa bibliográfica, pois se realiza a partir de registros já disponíveis de pesquisa anteriores. No estudo temos por finalidade verificar pontos relevantes para a aquisição da aprendizagem da matemática para o aluno de EJA, quando há utilização de atividades lúdicas na metodologia do professor que venha potencializar o ensino e despertar o interesse e a motivação do educando. Concluímos que o lúdico se torna um grande potencializador no desenvolvimento da aprendizagem. Porém, é necessário que as atividades sejam elaboradas de maneira a não infantilizar os alunos, faz-se necessário realizar adaptações para que o aluno de EJA tenha seu contexto incluído nas atividades para se tornarem significativas despertando o desejo em participar conduzindo-o à construção ativa e significativa do seu saber.Revista UniabeuUniversidade Federal do Tocantins, PropesqAbrão, Ruhena KelberSantos, Silvania Corsino2018-05-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/2829Revista Uniabeu; v. 11, n. 27 (2018): Revista UNIABEU; 36-602179-5037reponame:Revista UNIABEU (2010)instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/2829/pdfDireitos autorais 2018 Revista Uniabeuinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-05-17T21:34:05Zoai:ojs2.abeu.local:article/2829Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RUPUBhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br2179-50372179-5037opendoar:2018-05-17T21:34:05Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ALGUNS ESTUDOS SOBRE O LÚDICO NO ENSINO DA MATEMÁTICA
title EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ALGUNS ESTUDOS SOBRE O LÚDICO NO ENSINO DA MATEMÁTICA
spellingShingle EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ALGUNS ESTUDOS SOBRE O LÚDICO NO ENSINO DA MATEMÁTICA
Abrão, Ruhena Kelber
CIENCIAS HUMANAS, PEDAGOGIA , EJA
Educação de Jovens e Adultos, Matemática, Ludicidade
title_short EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ALGUNS ESTUDOS SOBRE O LÚDICO NO ENSINO DA MATEMÁTICA
title_full EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ALGUNS ESTUDOS SOBRE O LÚDICO NO ENSINO DA MATEMÁTICA
title_fullStr EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ALGUNS ESTUDOS SOBRE O LÚDICO NO ENSINO DA MATEMÁTICA
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ALGUNS ESTUDOS SOBRE O LÚDICO NO ENSINO DA MATEMÁTICA
title_sort EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ALGUNS ESTUDOS SOBRE O LÚDICO NO ENSINO DA MATEMÁTICA
author Abrão, Ruhena Kelber
author_facet Abrão, Ruhena Kelber
Santos, Silvania Corsino
author_role author
author2 Santos, Silvania Corsino
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal do Tocantins, Propesq
dc.contributor.author.fl_str_mv Abrão, Ruhena Kelber
Santos, Silvania Corsino
dc.subject.por.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS, PEDAGOGIA , EJA
Educação de Jovens e Adultos, Matemática, Ludicidade
topic CIENCIAS HUMANAS, PEDAGOGIA , EJA
Educação de Jovens e Adultos, Matemática, Ludicidade
description O presente trabalho objetivou investigar as práticas pedagógicas em sala de aula com a utilização do lúdico e descrever como algumas atividades lúdicas podem ser desenvolvidas nas aulas de matemática. A ludicidade é apresentada em vários estudos como um elemento potencializador do ensino/aprendizagem do aluno. Desta forma, este, por ser um elemento que permeia em todas as fases da vida humana, na escolarização de jovens e adultos se torna importante por contribuir de maneira criativa e prazerosa para uma educação emancipadora no aluno. Este trabalho está estruturado sob a metodologia de uma pesquisa bibliográfica, pois se realiza a partir de registros já disponíveis de pesquisa anteriores. No estudo temos por finalidade verificar pontos relevantes para a aquisição da aprendizagem da matemática para o aluno de EJA, quando há utilização de atividades lúdicas na metodologia do professor que venha potencializar o ensino e despertar o interesse e a motivação do educando. Concluímos que o lúdico se torna um grande potencializador no desenvolvimento da aprendizagem. Porém, é necessário que as atividades sejam elaboradas de maneira a não infantilizar os alunos, faz-se necessário realizar adaptações para que o aluno de EJA tenha seu contexto incluído nas atividades para se tornarem significativas despertando o desejo em participar conduzindo-o à construção ativa e significativa do seu saber.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-02
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/2829
url https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/2829
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/2829/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Revista Uniabeu
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Revista Uniabeu
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Uniabeu
publisher.none.fl_str_mv Revista Uniabeu
dc.source.none.fl_str_mv Revista Uniabeu; v. 11, n. 27 (2018): Revista UNIABEU; 36-60
2179-5037
reponame:Revista UNIABEU (2010)
instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
instacron:UNIABEU
instname_str Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
instacron_str UNIABEU
institution UNIABEU
reponame_str Revista UNIABEU (2010)
collection Revista UNIABEU (2010)
repository.name.fl_str_mv Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
repository.mail.fl_str_mv web@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br
_version_ 1788170820837703680