EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ALGUNS ESTUDOS SOBRE O LÚDICO NO ENSINO DA MATEMÁTICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista UNIABEU (2010) |
Texto Completo: | https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/2829 |
Resumo: | O presente trabalho objetivou investigar as práticas pedagógicas em sala de aula com a utilização do lúdico e descrever como algumas atividades lúdicas podem ser desenvolvidas nas aulas de matemática. A ludicidade é apresentada em vários estudos como um elemento potencializador do ensino/aprendizagem do aluno. Desta forma, este, por ser um elemento que permeia em todas as fases da vida humana, na escolarização de jovens e adultos se torna importante por contribuir de maneira criativa e prazerosa para uma educação emancipadora no aluno. Este trabalho está estruturado sob a metodologia de uma pesquisa bibliográfica, pois se realiza a partir de registros já disponíveis de pesquisa anteriores. No estudo temos por finalidade verificar pontos relevantes para a aquisição da aprendizagem da matemática para o aluno de EJA, quando há utilização de atividades lúdicas na metodologia do professor que venha potencializar o ensino e despertar o interesse e a motivação do educando. Concluímos que o lúdico se torna um grande potencializador no desenvolvimento da aprendizagem. Porém, é necessário que as atividades sejam elaboradas de maneira a não infantilizar os alunos, faz-se necessário realizar adaptações para que o aluno de EJA tenha seu contexto incluído nas atividades para se tornarem significativas despertando o desejo em participar conduzindo-o à construção ativa e significativa do seu saber. |
id |
UNIABEU-1_865918ac65735705adce8da0de348c26 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.abeu.local:article/2829 |
network_acronym_str |
UNIABEU-1 |
network_name_str |
Revista UNIABEU (2010) |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ALGUNS ESTUDOS SOBRE O LÚDICO NO ENSINO DA MATEMÁTICACIENCIAS HUMANAS, PEDAGOGIA , EJAEducação de Jovens e Adultos, Matemática, LudicidadeO presente trabalho objetivou investigar as práticas pedagógicas em sala de aula com a utilização do lúdico e descrever como algumas atividades lúdicas podem ser desenvolvidas nas aulas de matemática. A ludicidade é apresentada em vários estudos como um elemento potencializador do ensino/aprendizagem do aluno. Desta forma, este, por ser um elemento que permeia em todas as fases da vida humana, na escolarização de jovens e adultos se torna importante por contribuir de maneira criativa e prazerosa para uma educação emancipadora no aluno. Este trabalho está estruturado sob a metodologia de uma pesquisa bibliográfica, pois se realiza a partir de registros já disponíveis de pesquisa anteriores. No estudo temos por finalidade verificar pontos relevantes para a aquisição da aprendizagem da matemática para o aluno de EJA, quando há utilização de atividades lúdicas na metodologia do professor que venha potencializar o ensino e despertar o interesse e a motivação do educando. Concluímos que o lúdico se torna um grande potencializador no desenvolvimento da aprendizagem. Porém, é necessário que as atividades sejam elaboradas de maneira a não infantilizar os alunos, faz-se necessário realizar adaptações para que o aluno de EJA tenha seu contexto incluído nas atividades para se tornarem significativas despertando o desejo em participar conduzindo-o à construção ativa e significativa do seu saber.Revista UniabeuUniversidade Federal do Tocantins, PropesqAbrão, Ruhena KelberSantos, Silvania Corsino2018-05-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/2829Revista Uniabeu; v. 11, n. 27 (2018): Revista UNIABEU; 36-602179-5037reponame:Revista UNIABEU (2010)instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/2829/pdfDireitos autorais 2018 Revista Uniabeuinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-05-17T21:34:05Zoai:ojs2.abeu.local:article/2829Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RUPUBhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br2179-50372179-5037opendoar:2018-05-17T21:34:05Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ALGUNS ESTUDOS SOBRE O LÚDICO NO ENSINO DA MATEMÁTICA |
title |
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ALGUNS ESTUDOS SOBRE O LÚDICO NO ENSINO DA MATEMÁTICA |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ALGUNS ESTUDOS SOBRE O LÚDICO NO ENSINO DA MATEMÁTICA Abrão, Ruhena Kelber CIENCIAS HUMANAS, PEDAGOGIA , EJA Educação de Jovens e Adultos, Matemática, Ludicidade |
title_short |
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ALGUNS ESTUDOS SOBRE O LÚDICO NO ENSINO DA MATEMÁTICA |
title_full |
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ALGUNS ESTUDOS SOBRE O LÚDICO NO ENSINO DA MATEMÁTICA |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ALGUNS ESTUDOS SOBRE O LÚDICO NO ENSINO DA MATEMÁTICA |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ALGUNS ESTUDOS SOBRE O LÚDICO NO ENSINO DA MATEMÁTICA |
title_sort |
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ALGUNS ESTUDOS SOBRE O LÚDICO NO ENSINO DA MATEMÁTICA |
author |
Abrão, Ruhena Kelber |
author_facet |
Abrão, Ruhena Kelber Santos, Silvania Corsino |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Silvania Corsino |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Tocantins, Propesq |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Abrão, Ruhena Kelber Santos, Silvania Corsino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CIENCIAS HUMANAS, PEDAGOGIA , EJA Educação de Jovens e Adultos, Matemática, Ludicidade |
topic |
CIENCIAS HUMANAS, PEDAGOGIA , EJA Educação de Jovens e Adultos, Matemática, Ludicidade |
description |
O presente trabalho objetivou investigar as práticas pedagógicas em sala de aula com a utilização do lúdico e descrever como algumas atividades lúdicas podem ser desenvolvidas nas aulas de matemática. A ludicidade é apresentada em vários estudos como um elemento potencializador do ensino/aprendizagem do aluno. Desta forma, este, por ser um elemento que permeia em todas as fases da vida humana, na escolarização de jovens e adultos se torna importante por contribuir de maneira criativa e prazerosa para uma educação emancipadora no aluno. Este trabalho está estruturado sob a metodologia de uma pesquisa bibliográfica, pois se realiza a partir de registros já disponíveis de pesquisa anteriores. No estudo temos por finalidade verificar pontos relevantes para a aquisição da aprendizagem da matemática para o aluno de EJA, quando há utilização de atividades lúdicas na metodologia do professor que venha potencializar o ensino e despertar o interesse e a motivação do educando. Concluímos que o lúdico se torna um grande potencializador no desenvolvimento da aprendizagem. Porém, é necessário que as atividades sejam elaboradas de maneira a não infantilizar os alunos, faz-se necessário realizar adaptações para que o aluno de EJA tenha seu contexto incluído nas atividades para se tornarem significativas despertando o desejo em participar conduzindo-o à construção ativa e significativa do seu saber. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-05-02 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/2829 |
url |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/2829 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/2829/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Revista Uniabeu info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Revista Uniabeu |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Uniabeu |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Uniabeu |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Uniabeu; v. 11, n. 27 (2018): Revista UNIABEU; 36-60 2179-5037 reponame:Revista UNIABEU (2010) instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) instacron:UNIABEU |
instname_str |
Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) |
instacron_str |
UNIABEU |
institution |
UNIABEU |
reponame_str |
Revista UNIABEU (2010) |
collection |
Revista UNIABEU (2010) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) |
repository.mail.fl_str_mv |
web@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br |
_version_ |
1788170820837703680 |