Organização e oferta do Atendimento Educacional Especializado para alunos com deficiência intelectual e múltipla na Baixada Fluminense

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pletsch, Márcia Denise
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Rocha, Maíra Gomes de Souza da, Oliveira, Mariana Corrêa Pitanga de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas (Florianópolis. Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723817352016102
Resumo: Em 2008, com a implementação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, inúmeras ações têm sido realizadas no âmbito nacional e, também, localmente nas redes de ensino para garantir os direitos educacionais e sociais de pessoas com deficiência. Como essas políticas têm impactado nas necessárias transformações das práticas pedagógicas destinadas às pessoas com deficiência? Que suportes e apoios pedagógicos têm sido oferecidos para garantir a escolarização desses sujeitos? A partir de tais questões, apresentamos os dados de duas pesquisas qualitativas realizadas em sete redes de ensino da Baixada Fluminense sobre a escolarização de pessoas com deficiência intelectual e múltipla, focalizando os caminhos encontrados pelas redes de ensino na organização e na oferta do Atendimento Educacional Especializado. Como procedimentos de coleta de dados, realizamos entrevistas semiestruturadas com os gestores responsáveis pela Educação Especial e analisamos as respectivas diretrizes educacionais municipais entre 2013 e 2015. Os resultados mostram, entre outros aspectos, um aumento nas matrículas desses sujeitos em turmas comuns de ensino; uma variedade de suportes organizados e implementados a partir das estruturas educativas locais, assim como as perspectivas colocadas pelos Planos Municipais de Educação e as contradições e os desafios enfrentados na escolarização de alunos com deficiência intelectual e, sobretudo, com deficiência múltipla.Palavras-chave: Educação Inclusiva; Atendimento Educacional Especializado; Deficiência Intelectual; Deficiência Múltipla.
id UDESC-0_7ce54001c58e33f541d1413cd8f5bfaf
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.udesc.br:article/7871
network_acronym_str UDESC-0
network_name_str Linhas (Florianópolis. Online)
repository_id_str
spelling Organização e oferta do Atendimento Educacional Especializado para alunos com deficiência intelectual e múltipla na Baixada FluminenseEm 2008, com a implementação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, inúmeras ações têm sido realizadas no âmbito nacional e, também, localmente nas redes de ensino para garantir os direitos educacionais e sociais de pessoas com deficiência. Como essas políticas têm impactado nas necessárias transformações das práticas pedagógicas destinadas às pessoas com deficiência? Que suportes e apoios pedagógicos têm sido oferecidos para garantir a escolarização desses sujeitos? A partir de tais questões, apresentamos os dados de duas pesquisas qualitativas realizadas em sete redes de ensino da Baixada Fluminense sobre a escolarização de pessoas com deficiência intelectual e múltipla, focalizando os caminhos encontrados pelas redes de ensino na organização e na oferta do Atendimento Educacional Especializado. Como procedimentos de coleta de dados, realizamos entrevistas semiestruturadas com os gestores responsáveis pela Educação Especial e analisamos as respectivas diretrizes educacionais municipais entre 2013 e 2015. Os resultados mostram, entre outros aspectos, um aumento nas matrículas desses sujeitos em turmas comuns de ensino; uma variedade de suportes organizados e implementados a partir das estruturas educativas locais, assim como as perspectivas colocadas pelos Planos Municipais de Educação e as contradições e os desafios enfrentados na escolarização de alunos com deficiência intelectual e, sobretudo, com deficiência múltipla.Palavras-chave: Educação Inclusiva; Atendimento Educacional Especializado; Deficiência Intelectual; Deficiência Múltipla.Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2016-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723817352016102Revista Linhas; v. 17 n. 35 (2016): Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: organização e oferta do Atendimento Educacional Especializado; 102 - 1211984-7238reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723817352016102/pdf_153Pletsch, Márcia DeniseRocha, Maíra Gomes de Souza daOliveira, Mariana Corrêa Pitanga deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T14:54:23Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/7871Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2023-01-10T14:54:23Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false
dc.title.none.fl_str_mv Organização e oferta do Atendimento Educacional Especializado para alunos com deficiência intelectual e múltipla na Baixada Fluminense
title Organização e oferta do Atendimento Educacional Especializado para alunos com deficiência intelectual e múltipla na Baixada Fluminense
spellingShingle Organização e oferta do Atendimento Educacional Especializado para alunos com deficiência intelectual e múltipla na Baixada Fluminense
Pletsch, Márcia Denise
title_short Organização e oferta do Atendimento Educacional Especializado para alunos com deficiência intelectual e múltipla na Baixada Fluminense
title_full Organização e oferta do Atendimento Educacional Especializado para alunos com deficiência intelectual e múltipla na Baixada Fluminense
title_fullStr Organização e oferta do Atendimento Educacional Especializado para alunos com deficiência intelectual e múltipla na Baixada Fluminense
title_full_unstemmed Organização e oferta do Atendimento Educacional Especializado para alunos com deficiência intelectual e múltipla na Baixada Fluminense
title_sort Organização e oferta do Atendimento Educacional Especializado para alunos com deficiência intelectual e múltipla na Baixada Fluminense
author Pletsch, Márcia Denise
author_facet Pletsch, Márcia Denise
Rocha, Maíra Gomes de Souza da
Oliveira, Mariana Corrêa Pitanga de
author_role author
author2 Rocha, Maíra Gomes de Souza da
Oliveira, Mariana Corrêa Pitanga de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pletsch, Márcia Denise
Rocha, Maíra Gomes de Souza da
Oliveira, Mariana Corrêa Pitanga de
description Em 2008, com a implementação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, inúmeras ações têm sido realizadas no âmbito nacional e, também, localmente nas redes de ensino para garantir os direitos educacionais e sociais de pessoas com deficiência. Como essas políticas têm impactado nas necessárias transformações das práticas pedagógicas destinadas às pessoas com deficiência? Que suportes e apoios pedagógicos têm sido oferecidos para garantir a escolarização desses sujeitos? A partir de tais questões, apresentamos os dados de duas pesquisas qualitativas realizadas em sete redes de ensino da Baixada Fluminense sobre a escolarização de pessoas com deficiência intelectual e múltipla, focalizando os caminhos encontrados pelas redes de ensino na organização e na oferta do Atendimento Educacional Especializado. Como procedimentos de coleta de dados, realizamos entrevistas semiestruturadas com os gestores responsáveis pela Educação Especial e analisamos as respectivas diretrizes educacionais municipais entre 2013 e 2015. Os resultados mostram, entre outros aspectos, um aumento nas matrículas desses sujeitos em turmas comuns de ensino; uma variedade de suportes organizados e implementados a partir das estruturas educativas locais, assim como as perspectivas colocadas pelos Planos Municipais de Educação e as contradições e os desafios enfrentados na escolarização de alunos com deficiência intelectual e, sobretudo, com deficiência múltipla.Palavras-chave: Educação Inclusiva; Atendimento Educacional Especializado; Deficiência Intelectual; Deficiência Múltipla.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723817352016102
url https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723817352016102
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723817352016102/pdf_153
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Linhas; v. 17 n. 35 (2016): Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: organização e oferta do Atendimento Educacional Especializado; 102 - 121
1984-7238
reponame:Linhas (Florianópolis. Online)
instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron:(UDESC)
instname_str Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron_str (UDESC)
institution (UDESC)
reponame_str Linhas (Florianópolis. Online)
collection Linhas (Florianópolis. Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
repository.mail.fl_str_mv vera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com
_version_ 1798042408950169600