Organização e oferta do atendimento educacional especializado para alunos com deficiência intelectual no ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Viviane Ferreira da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8249
Resumo: O acesso ao ensino superior tem se reconfigurado nos últimos anos, através das diversas políticas de expansão que foram implantadas; como o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais, o Programa Universidade para Todos e o Programa de Acessibilidade na Educação Superior. Esses programas possibilitaram a democratização do ensino superior, através da criação e implantação de novos cursos e do estabelecimento de políticas de acesso e permanência nas Instituições Federais de Ensino Superior, principalmente para pessoas com deficiência, que tem estado cada vez mais presente nos espaços universitários. Assim, este estudo teve como objetivo geral analisar a organização e a oferta do Atendimento Educacional Especializado (AEE) em uma instituição de ensino superior do semiárido potiguar, buscando conhecer o quantitativo de estudantes com deficiência matriculados nos cursos de graduação e pós-graduação da instituição pesquisada; compreender como está organizado o Atendimento Educacional Especializado dentro desta universidade e identificar quais são as ações de AEE desenvolvidas para os estudantes com deficiência intelectual. Para tanto, utilizamos uma entrevista semiestruturada realizada com uma profissional atuante no núcleo de acessibilidade de uma instituição de ensino superior do semiárido potiguar. Ficou evidenciado que o número de alunos com deficiência ainda é pequeno e que esse número reduz muito mais quando se trata de estudante com deficiência intelectual. O Atendimento Educacional Especializado adquire uma nova configuração quando se trata do ensino superior e as ações de atendimento aos alunos com deficiência intelectual ficam apenas no imaginário já que estes estudantes ainda não chegaram nessa universidade, mas essa realidade pode se modificar com a nova política de cotas.
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