Da Classe à Pedagogia Hospitalar: a educação para além da escolarizaçãoFrom Class to Pedagogy in Hospital: the education beyond the schoolDe la Clase a la Pedagogía Hospitalar: una educación para más allá de la escolarización

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Souza Fontes, Rejane
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas (Florianópolis. Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1395
Resumo: Este artigo tem por objetivo refletir sobre a função de professores em espaços diferenciados de atuação pedagógica, como vem acontecendo em hospitais. Esta tem sido uma questão polêmica na recente discussão acerca da ampliação dos espaços de atuação do professor na contemporaneidade. Tentar definir Pedagogia Hospitalar poderá trazer alguns esclarecimentos quanto à função e possíveis contribuições do professor no hospital. Poderá também auxiliar na análise de sua formação e preparação para atuar com crianças nesse ambiente visivelmente diferente da sala de aula. Dessa forma, objetiva-se, com este artigo, compreender a Pedagogia Hospitalar como uma proposta diferenciada da Pedagogia Tradicional, uma vez que se dá em âmbito hospitalar e que busca construir conhecimentos sobre esse novo contexto de aprendizagem que possam contribuir para o bem estar da criança enferma. Palavras-Chave: Educação. Saúde. Prática Pedagógica. Conhecimento. Abstract: This paper intends to ponder the role of teachers in different places of pedagogy practice such as hospitals. That has been a controversial issue in recent discussions about the increase of places where teachers practice nowadays. Trying to define pedagogical work in hospital can bring us some understanding about the role and possible contribution of teachers in hospitals. It may also help us to analyze teachers training and preparation to practice with children in an environment which is different from classroom. Thus, with this paper, we aim to understand the pedagogical work in hospital as a differentiated proposal to traditional pedagogy, since it happens in a hospital and it seeks to build knowledge about this new context of learning that may contribute to the wellbeing of sick children. Keywords: Education. Health. Pedagogic Practice. Knowledge. Resumen: Reflexionar sobre la actuación de maestros en sitios diferentes, como son los hospitales, ha sido una cuestión muy delicada en la reciente, pero ya polémica discusión sobre la práctica de pedagogía en enfermerías pediátricas. Intentar explicar Pedagogía Hospitalaria podrá traernos algunas aclaraciones en cuanto a la función y probables contribuciones de maestros en hospitales. La reflexión también podrá ayudarnos a analizar su formación y su preparación para actuar junto a niños y niñas en este ambiente distinto del aula. Así, este artículo tiene como objetivo principal comprender la Pedagogía Hospitalar como una propuesta diferente de la Pedagogía Tradicional, ya que esta ocurre en el ámbito hospitalario y busca construir conocimientos acerca de ese nuevo contexto de aprendizaje con el fin de que permitan contribuir para el bienestar del niño enfermo internado en instituciones hospitalarias. Palabras-Clave: Educación. Salud. Actuación Pedagógica. Conocimiento.
id UDESC-0_8b78381b7d9f0b179672c5802ceed8f6
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.udesc.br:article/1395
network_acronym_str UDESC-0
network_name_str Linhas (Florianópolis. Online)
repository_id_str
spelling Da Classe à Pedagogia Hospitalar: a educação para além da escolarizaçãoFrom Class to Pedagogy in Hospital: the education beyond the schoolDe la Clase a la Pedagogía Hospitalar: una educación para más allá de la escolarizaciónEste artigo tem por objetivo refletir sobre a função de professores em espaços diferenciados de atuação pedagógica, como vem acontecendo em hospitais. Esta tem sido uma questão polêmica na recente discussão acerca da ampliação dos espaços de atuação do professor na contemporaneidade. Tentar definir Pedagogia Hospitalar poderá trazer alguns esclarecimentos quanto à função e possíveis contribuições do professor no hospital. Poderá também auxiliar na análise de sua formação e preparação para atuar com crianças nesse ambiente visivelmente diferente da sala de aula. Dessa forma, objetiva-se, com este artigo, compreender a Pedagogia Hospitalar como uma proposta diferenciada da Pedagogia Tradicional, uma vez que se dá em âmbito hospitalar e que busca construir conhecimentos sobre esse novo contexto de aprendizagem que possam contribuir para o bem estar da criança enferma. Palavras-Chave: Educação. Saúde. Prática Pedagógica. Conhecimento. Abstract: This paper intends to ponder the role of teachers in different places of pedagogy practice such as hospitals. That has been a controversial issue in recent discussions about the increase of places where teachers practice nowadays. Trying to define pedagogical work in hospital can bring us some understanding about the role and possible contribution of teachers in hospitals. It may also help us to analyze teachers training and preparation to practice with children in an environment which is different from classroom. Thus, with this paper, we aim to understand the pedagogical work in hospital as a differentiated proposal to traditional pedagogy, since it happens in a hospital and it seeks to build knowledge about this new context of learning that may contribute to the wellbeing of sick children. Keywords: Education. Health. Pedagogic Practice. Knowledge. Resumen: Reflexionar sobre la actuación de maestros en sitios diferentes, como son los hospitales, ha sido una cuestión muy delicada en la reciente, pero ya polémica discusión sobre la práctica de pedagogía en enfermerías pediátricas. Intentar explicar Pedagogía Hospitalaria podrá traernos algunas aclaraciones en cuanto a la función y probables contribuciones de maestros en hospitales. La reflexión también podrá ayudarnos a analizar su formación y su preparación para actuar junto a niños y niñas en este ambiente distinto del aula. Así, este artículo tiene como objetivo principal comprender la Pedagogía Hospitalar como una propuesta diferente de la Pedagogía Tradicional, ya que esta ocurre en el ámbito hospitalario y busca construir conocimientos acerca de ese nuevo contexto de aprendizaje con el fin de que permitan contribuir para el bienestar del niño enfermo internado en instituciones hospitalarias. Palabras-Clave: Educación. Salud. Actuación Pedagógica. Conocimiento.Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2008-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1395Revista Linhas; v. 9 n. 1 (2008)1984-7238reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1395/1192de Souza Fontes, Rejaneinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T14:53:54Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/1395Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2023-01-10T14:53:54Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false
dc.title.none.fl_str_mv Da Classe à Pedagogia Hospitalar: a educação para além da escolarizaçãoFrom Class to Pedagogy in Hospital: the education beyond the schoolDe la Clase a la Pedagogía Hospitalar: una educación para más allá de la escolarización
title Da Classe à Pedagogia Hospitalar: a educação para além da escolarizaçãoFrom Class to Pedagogy in Hospital: the education beyond the schoolDe la Clase a la Pedagogía Hospitalar: una educación para más allá de la escolarización
spellingShingle Da Classe à Pedagogia Hospitalar: a educação para além da escolarizaçãoFrom Class to Pedagogy in Hospital: the education beyond the schoolDe la Clase a la Pedagogía Hospitalar: una educación para más allá de la escolarización
de Souza Fontes, Rejane
title_short Da Classe à Pedagogia Hospitalar: a educação para além da escolarizaçãoFrom Class to Pedagogy in Hospital: the education beyond the schoolDe la Clase a la Pedagogía Hospitalar: una educación para más allá de la escolarización
title_full Da Classe à Pedagogia Hospitalar: a educação para além da escolarizaçãoFrom Class to Pedagogy in Hospital: the education beyond the schoolDe la Clase a la Pedagogía Hospitalar: una educación para más allá de la escolarización
title_fullStr Da Classe à Pedagogia Hospitalar: a educação para além da escolarizaçãoFrom Class to Pedagogy in Hospital: the education beyond the schoolDe la Clase a la Pedagogía Hospitalar: una educación para más allá de la escolarización
title_full_unstemmed Da Classe à Pedagogia Hospitalar: a educação para além da escolarizaçãoFrom Class to Pedagogy in Hospital: the education beyond the schoolDe la Clase a la Pedagogía Hospitalar: una educación para más allá de la escolarización
title_sort Da Classe à Pedagogia Hospitalar: a educação para além da escolarizaçãoFrom Class to Pedagogy in Hospital: the education beyond the schoolDe la Clase a la Pedagogía Hospitalar: una educación para más allá de la escolarización
author de Souza Fontes, Rejane
author_facet de Souza Fontes, Rejane
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Souza Fontes, Rejane
description Este artigo tem por objetivo refletir sobre a função de professores em espaços diferenciados de atuação pedagógica, como vem acontecendo em hospitais. Esta tem sido uma questão polêmica na recente discussão acerca da ampliação dos espaços de atuação do professor na contemporaneidade. Tentar definir Pedagogia Hospitalar poderá trazer alguns esclarecimentos quanto à função e possíveis contribuições do professor no hospital. Poderá também auxiliar na análise de sua formação e preparação para atuar com crianças nesse ambiente visivelmente diferente da sala de aula. Dessa forma, objetiva-se, com este artigo, compreender a Pedagogia Hospitalar como uma proposta diferenciada da Pedagogia Tradicional, uma vez que se dá em âmbito hospitalar e que busca construir conhecimentos sobre esse novo contexto de aprendizagem que possam contribuir para o bem estar da criança enferma. Palavras-Chave: Educação. Saúde. Prática Pedagógica. Conhecimento. Abstract: This paper intends to ponder the role of teachers in different places of pedagogy practice such as hospitals. That has been a controversial issue in recent discussions about the increase of places where teachers practice nowadays. Trying to define pedagogical work in hospital can bring us some understanding about the role and possible contribution of teachers in hospitals. It may also help us to analyze teachers training and preparation to practice with children in an environment which is different from classroom. Thus, with this paper, we aim to understand the pedagogical work in hospital as a differentiated proposal to traditional pedagogy, since it happens in a hospital and it seeks to build knowledge about this new context of learning that may contribute to the wellbeing of sick children. Keywords: Education. Health. Pedagogic Practice. Knowledge. Resumen: Reflexionar sobre la actuación de maestros en sitios diferentes, como son los hospitales, ha sido una cuestión muy delicada en la reciente, pero ya polémica discusión sobre la práctica de pedagogía en enfermerías pediátricas. Intentar explicar Pedagogía Hospitalaria podrá traernos algunas aclaraciones en cuanto a la función y probables contribuciones de maestros en hospitales. La reflexión también podrá ayudarnos a analizar su formación y su preparación para actuar junto a niños y niñas en este ambiente distinto del aula. Así, este artículo tiene como objetivo principal comprender la Pedagogía Hospitalar como una propuesta diferente de la Pedagogía Tradicional, ya que esta ocurre en el ámbito hospitalario y busca construir conocimientos acerca de ese nuevo contexto de aprendizaje con el fin de que permitan contribuir para el bienestar del niño enfermo internado en instituciones hospitalarias. Palabras-Clave: Educación. Salud. Actuación Pedagógica. Conocimiento.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1395
url https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1395
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1395/1192
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Linhas; v. 9 n. 1 (2008)
1984-7238
reponame:Linhas (Florianópolis. Online)
instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron:(UDESC)
instname_str Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron_str (UDESC)
institution (UDESC)
reponame_str Linhas (Florianópolis. Online)
collection Linhas (Florianópolis. Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
repository.mail.fl_str_mv vera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com
_version_ 1798042407533543424