Ir más allá de los estereotipos en la clase de ELE : uma abordagem intercultural
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/14300 |
Resumo: | O presente estudo divulga os resultados de uma investigação sobre a presença de estereótipos da cultura espanhola, desenvolvida numa turma de 7º ano, numa escola do distrito de Aveiro. A falta de conhecimento, por parte dos alunos sobre Espanha faz com que tenham uma visão preconceituosa e estereotipada sobre este país e o seu povo. Assim, o professor de línguas tem como missão conduzir os alunos a uma aprendizagem que vá mais além, promovendo a interculturalidade e consequentemente o respeito pelo Outro. Após proceder a uma abordagem das noções fundamentais que suportam teoricamente este estudo, foi elaborado um projeto de investigação-ação, em que foram utilizadas diversas estratégias e materiais para abordar vários aspetos culturais que estão estereotipados. Como instrumento de recolha de dados foi utilizado, sobretudo, o inquérito por questionário. Os resultados permitiram concluir que os alunos têm presentes vários estereótipos relacionados não só com hábitos, costumes e tradições, mas também com comportamentos e formas de ser do povo espanhol. Foi possível também constatar que através de uma abordagem intercultural e com recurso a materiais autênticos, mudaram as suas opiniões relativamente a determinados aspetos culturais, tendo desenvolvido atitudes positivas e de curiosidade face à cultura espanhola. |
id |
RCAP_944b92b4bb1bf2560a71d89f1e27c51c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/14300 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Ir más allá de los estereotipos en la clase de ELE : uma abordagem interculturalEnsino de uma segunda línguaLíngua espanholaCultura espanholaComunicação interculturalCompetência comunicativaEstereótipoO presente estudo divulga os resultados de uma investigação sobre a presença de estereótipos da cultura espanhola, desenvolvida numa turma de 7º ano, numa escola do distrito de Aveiro. A falta de conhecimento, por parte dos alunos sobre Espanha faz com que tenham uma visão preconceituosa e estereotipada sobre este país e o seu povo. Assim, o professor de línguas tem como missão conduzir os alunos a uma aprendizagem que vá mais além, promovendo a interculturalidade e consequentemente o respeito pelo Outro. Após proceder a uma abordagem das noções fundamentais que suportam teoricamente este estudo, foi elaborado um projeto de investigação-ação, em que foram utilizadas diversas estratégias e materiais para abordar vários aspetos culturais que estão estereotipados. Como instrumento de recolha de dados foi utilizado, sobretudo, o inquérito por questionário. Os resultados permitiram concluir que os alunos têm presentes vários estereótipos relacionados não só com hábitos, costumes e tradições, mas também com comportamentos e formas de ser do povo espanhol. Foi possível também constatar que através de uma abordagem intercultural e com recurso a materiais autênticos, mudaram as suas opiniões relativamente a determinados aspetos culturais, tendo desenvolvido atitudes positivas e de curiosidade face à cultura espanhola.El presente estudio divulga los resultados de una investigación sobre la presencia de estereotipos de la cultura española, desarrollada en un grupo de 7º curso, en una escuela de la región de Aveiro. La falta de conocimientos sobre España conducen los alumnos a una visión estereotipada sobre este país e su pueblo. Así, el profesor de lenguas tiene como objetivo proporcionar a los alumnos un aprendizaje que vaya más allá, promoviendo la interculturalidad consecuentemente el respeto por el Otro. Después de un abordaje a las nociones fundamentales que sostienen teóricamente este estudio, ha sido elaborado un proyecto de investigación-acción, donde se han utilizado diversas estrategias y materiales para abordar varios aspectos culturales que están estereotipados. Como instrumentos de recogida de datos ha sido utilizado, sobre todo, el cuestionario. Los resultados han permitido concluir que los alumnos tienen varias representaciones estereotipas relacionadas no solo con hábitos, costumbres y tradiciones, pero también con comportamientos y formas de ser del pueblo español. Fue posible comprobar también que a través de un abordaje intercultural y con recurso a materiales auténticos han cambiado sus opiniones relativamente a determinados aspectos culturales, desarrollando aptitudes positivas y de curiosidad respeto a la cultura española.Universidade de Aveiro2015-06-25T14:05:37Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/14300porValeiro, Teresa Gabriela Lourençoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:26:07Zoai:ria.ua.pt:10773/14300Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:49:54.355772Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ir más allá de los estereotipos en la clase de ELE : uma abordagem intercultural |
title |
Ir más allá de los estereotipos en la clase de ELE : uma abordagem intercultural |
spellingShingle |
Ir más allá de los estereotipos en la clase de ELE : uma abordagem intercultural Valeiro, Teresa Gabriela Lourenço Ensino de uma segunda língua Língua espanhola Cultura espanhola Comunicação intercultural Competência comunicativa Estereótipo |
title_short |
Ir más allá de los estereotipos en la clase de ELE : uma abordagem intercultural |
title_full |
Ir más allá de los estereotipos en la clase de ELE : uma abordagem intercultural |
title_fullStr |
Ir más allá de los estereotipos en la clase de ELE : uma abordagem intercultural |
title_full_unstemmed |
Ir más allá de los estereotipos en la clase de ELE : uma abordagem intercultural |
title_sort |
Ir más allá de los estereotipos en la clase de ELE : uma abordagem intercultural |
author |
Valeiro, Teresa Gabriela Lourenço |
author_facet |
Valeiro, Teresa Gabriela Lourenço |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Valeiro, Teresa Gabriela Lourenço |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de uma segunda língua Língua espanhola Cultura espanhola Comunicação intercultural Competência comunicativa Estereótipo |
topic |
Ensino de uma segunda língua Língua espanhola Cultura espanhola Comunicação intercultural Competência comunicativa Estereótipo |
description |
O presente estudo divulga os resultados de uma investigação sobre a presença de estereótipos da cultura espanhola, desenvolvida numa turma de 7º ano, numa escola do distrito de Aveiro. A falta de conhecimento, por parte dos alunos sobre Espanha faz com que tenham uma visão preconceituosa e estereotipada sobre este país e o seu povo. Assim, o professor de línguas tem como missão conduzir os alunos a uma aprendizagem que vá mais além, promovendo a interculturalidade e consequentemente o respeito pelo Outro. Após proceder a uma abordagem das noções fundamentais que suportam teoricamente este estudo, foi elaborado um projeto de investigação-ação, em que foram utilizadas diversas estratégias e materiais para abordar vários aspetos culturais que estão estereotipados. Como instrumento de recolha de dados foi utilizado, sobretudo, o inquérito por questionário. Os resultados permitiram concluir que os alunos têm presentes vários estereótipos relacionados não só com hábitos, costumes e tradições, mas também com comportamentos e formas de ser do povo espanhol. Foi possível também constatar que através de uma abordagem intercultural e com recurso a materiais autênticos, mudaram as suas opiniões relativamente a determinados aspetos culturais, tendo desenvolvido atitudes positivas e de curiosidade face à cultura espanhola. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-01T00:00:00Z 2014 2015-06-25T14:05:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/14300 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/14300 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137549594132480 |