Ir más allá de los estereotipos en la clase de ELE : uma abordagem intercultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valeiro, Teresa Gabriela Lourenço
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/14300
Resumo: O presente estudo divulga os resultados de uma investigação sobre a presença de estereótipos da cultura espanhola, desenvolvida numa turma de 7º ano, numa escola do distrito de Aveiro. A falta de conhecimento, por parte dos alunos sobre Espanha faz com que tenham uma visão preconceituosa e estereotipada sobre este país e o seu povo. Assim, o professor de línguas tem como missão conduzir os alunos a uma aprendizagem que vá mais além, promovendo a interculturalidade e consequentemente o respeito pelo Outro. Após proceder a uma abordagem das noções fundamentais que suportam teoricamente este estudo, foi elaborado um projeto de investigação-ação, em que foram utilizadas diversas estratégias e materiais para abordar vários aspetos culturais que estão estereotipados. Como instrumento de recolha de dados foi utilizado, sobretudo, o inquérito por questionário. Os resultados permitiram concluir que os alunos têm presentes vários estereótipos relacionados não só com hábitos, costumes e tradições, mas também com comportamentos e formas de ser do povo espanhol. Foi possível também constatar que através de uma abordagem intercultural e com recurso a materiais autênticos, mudaram as suas opiniões relativamente a determinados aspetos culturais, tendo desenvolvido atitudes positivas e de curiosidade face à cultura espanhola.
id RCAP_944b92b4bb1bf2560a71d89f1e27c51c
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/14300
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ir más allá de los estereotipos en la clase de ELE : uma abordagem interculturalEnsino de uma segunda línguaLíngua espanholaCultura espanholaComunicação interculturalCompetência comunicativaEstereótipoO presente estudo divulga os resultados de uma investigação sobre a presença de estereótipos da cultura espanhola, desenvolvida numa turma de 7º ano, numa escola do distrito de Aveiro. A falta de conhecimento, por parte dos alunos sobre Espanha faz com que tenham uma visão preconceituosa e estereotipada sobre este país e o seu povo. Assim, o professor de línguas tem como missão conduzir os alunos a uma aprendizagem que vá mais além, promovendo a interculturalidade e consequentemente o respeito pelo Outro. Após proceder a uma abordagem das noções fundamentais que suportam teoricamente este estudo, foi elaborado um projeto de investigação-ação, em que foram utilizadas diversas estratégias e materiais para abordar vários aspetos culturais que estão estereotipados. Como instrumento de recolha de dados foi utilizado, sobretudo, o inquérito por questionário. Os resultados permitiram concluir que os alunos têm presentes vários estereótipos relacionados não só com hábitos, costumes e tradições, mas também com comportamentos e formas de ser do povo espanhol. Foi possível também constatar que através de uma abordagem intercultural e com recurso a materiais autênticos, mudaram as suas opiniões relativamente a determinados aspetos culturais, tendo desenvolvido atitudes positivas e de curiosidade face à cultura espanhola.El presente estudio divulga los resultados de una investigación sobre la presencia de estereotipos de la cultura española, desarrollada en un grupo de 7º curso, en una escuela de la región de Aveiro. La falta de conocimientos sobre España conducen los alumnos a una visión estereotipada sobre este país e su pueblo. Así, el profesor de lenguas tiene como objetivo proporcionar a los alumnos un aprendizaje que vaya más allá, promoviendo la interculturalidad consecuentemente el respeto por el Otro. Después de un abordaje a las nociones fundamentales que sostienen teóricamente este estudio, ha sido elaborado un proyecto de investigación-acción, donde se han utilizado diversas estrategias y materiales para abordar varios aspectos culturales que están estereotipados. Como instrumentos de recogida de datos ha sido utilizado, sobre todo, el cuestionario. Los resultados han permitido concluir que los alumnos tienen varias representaciones estereotipas relacionadas no solo con hábitos, costumbres y tradiciones, pero también con comportamientos y formas de ser del pueblo español. Fue posible comprobar también que a través de un abordaje intercultural y con recurso a materiales auténticos han cambiado sus opiniones relativamente a determinados aspectos culturales, desarrollando aptitudes positivas y de curiosidad respeto a la cultura española.Universidade de Aveiro2015-06-25T14:05:37Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/14300porValeiro, Teresa Gabriela Lourençoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:26:07Zoai:ria.ua.pt:10773/14300Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:49:54.355772Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ir más allá de los estereotipos en la clase de ELE : uma abordagem intercultural
title Ir más allá de los estereotipos en la clase de ELE : uma abordagem intercultural
spellingShingle Ir más allá de los estereotipos en la clase de ELE : uma abordagem intercultural
Valeiro, Teresa Gabriela Lourenço
Ensino de uma segunda língua
Língua espanhola
Cultura espanhola
Comunicação intercultural
Competência comunicativa
Estereótipo
title_short Ir más allá de los estereotipos en la clase de ELE : uma abordagem intercultural
title_full Ir más allá de los estereotipos en la clase de ELE : uma abordagem intercultural
title_fullStr Ir más allá de los estereotipos en la clase de ELE : uma abordagem intercultural
title_full_unstemmed Ir más allá de los estereotipos en la clase de ELE : uma abordagem intercultural
title_sort Ir más allá de los estereotipos en la clase de ELE : uma abordagem intercultural
author Valeiro, Teresa Gabriela Lourenço
author_facet Valeiro, Teresa Gabriela Lourenço
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Valeiro, Teresa Gabriela Lourenço
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de uma segunda língua
Língua espanhola
Cultura espanhola
Comunicação intercultural
Competência comunicativa
Estereótipo
topic Ensino de uma segunda língua
Língua espanhola
Cultura espanhola
Comunicação intercultural
Competência comunicativa
Estereótipo
description O presente estudo divulga os resultados de uma investigação sobre a presença de estereótipos da cultura espanhola, desenvolvida numa turma de 7º ano, numa escola do distrito de Aveiro. A falta de conhecimento, por parte dos alunos sobre Espanha faz com que tenham uma visão preconceituosa e estereotipada sobre este país e o seu povo. Assim, o professor de línguas tem como missão conduzir os alunos a uma aprendizagem que vá mais além, promovendo a interculturalidade e consequentemente o respeito pelo Outro. Após proceder a uma abordagem das noções fundamentais que suportam teoricamente este estudo, foi elaborado um projeto de investigação-ação, em que foram utilizadas diversas estratégias e materiais para abordar vários aspetos culturais que estão estereotipados. Como instrumento de recolha de dados foi utilizado, sobretudo, o inquérito por questionário. Os resultados permitiram concluir que os alunos têm presentes vários estereótipos relacionados não só com hábitos, costumes e tradições, mas também com comportamentos e formas de ser do povo espanhol. Foi possível também constatar que através de uma abordagem intercultural e com recurso a materiais autênticos, mudaram as suas opiniões relativamente a determinados aspetos culturais, tendo desenvolvido atitudes positivas e de curiosidade face à cultura espanhola.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2014
2015-06-25T14:05:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/14300
url http://hdl.handle.net/10773/14300
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137549594132480