Cachimônia: pela alfabetização lenta
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas (Florianópolis. Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723818362017347 |
Resumo: | Na trajetória histórica da alfabetização, as orientações postas à escrita se deslocaram desde a ideia de que esta seria o ‘registro da fala’, até a compreensão de que leitura e escrita fluem no complexo esforço intelectual da criança, considerada em sua autoria. O objetivo do estudo que subsidiou este artigo foi investigar escritas infantis a partir do entendimento de que estas escritas seriam a ‘representação do pensamento’, refutando o determinismo posto pela fala. Como procedimento metodológico, foram coletadas e analisadas escritas infantis, compreendidas enquanto ‘mônada’ – indissociáveis e plenas de suas próprias histórias. Em sua conclusão, o estudo reivindica uma alfabetização lenta, que acolha as crianças em suas interações, enunciações, discursividades, pensamentos.Palavras-chave: Alfabetização; Leitura; Escrita. |
id |
UDESC-0_942ed1d4bd1f44068fc51bdf2b3e70c2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.udesc.br:article/6970 |
network_acronym_str |
UDESC-0 |
network_name_str |
Linhas (Florianópolis. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Cachimônia: pela alfabetização lentaNa trajetória histórica da alfabetização, as orientações postas à escrita se deslocaram desde a ideia de que esta seria o ‘registro da fala’, até a compreensão de que leitura e escrita fluem no complexo esforço intelectual da criança, considerada em sua autoria. O objetivo do estudo que subsidiou este artigo foi investigar escritas infantis a partir do entendimento de que estas escritas seriam a ‘representação do pensamento’, refutando o determinismo posto pela fala. Como procedimento metodológico, foram coletadas e analisadas escritas infantis, compreendidas enquanto ‘mônada’ – indissociáveis e plenas de suas próprias histórias. Em sua conclusão, o estudo reivindica uma alfabetização lenta, que acolha as crianças em suas interações, enunciações, discursividades, pensamentos.Palavras-chave: Alfabetização; Leitura; Escrita.Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2017-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723818362017347Revista Linhas; v. 18 n. 36 (2017): A inspeção da instrução pública no século XIX: seus sujeitos e as propostas para o ensino; 347 - 3761984-7238reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723818362017347/pdfCopyright (c) 2017 Revista Linhasinfo:eu-repo/semantics/openAccessLacerda, Mitsi Pinheiro de2017-04-27T18:54:54Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/6970Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2017-04-27T18:54:54Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cachimônia: pela alfabetização lenta |
title |
Cachimônia: pela alfabetização lenta |
spellingShingle |
Cachimônia: pela alfabetização lenta Lacerda, Mitsi Pinheiro de |
title_short |
Cachimônia: pela alfabetização lenta |
title_full |
Cachimônia: pela alfabetização lenta |
title_fullStr |
Cachimônia: pela alfabetização lenta |
title_full_unstemmed |
Cachimônia: pela alfabetização lenta |
title_sort |
Cachimônia: pela alfabetização lenta |
author |
Lacerda, Mitsi Pinheiro de |
author_facet |
Lacerda, Mitsi Pinheiro de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lacerda, Mitsi Pinheiro de |
description |
Na trajetória histórica da alfabetização, as orientações postas à escrita se deslocaram desde a ideia de que esta seria o ‘registro da fala’, até a compreensão de que leitura e escrita fluem no complexo esforço intelectual da criança, considerada em sua autoria. O objetivo do estudo que subsidiou este artigo foi investigar escritas infantis a partir do entendimento de que estas escritas seriam a ‘representação do pensamento’, refutando o determinismo posto pela fala. Como procedimento metodológico, foram coletadas e analisadas escritas infantis, compreendidas enquanto ‘mônada’ – indissociáveis e plenas de suas próprias histórias. Em sua conclusão, o estudo reivindica uma alfabetização lenta, que acolha as crianças em suas interações, enunciações, discursividades, pensamentos.Palavras-chave: Alfabetização; Leitura; Escrita. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723818362017347 |
url |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723818362017347 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723818362017347/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Linhas info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Linhas |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Linhas; v. 18 n. 36 (2017): A inspeção da instrução pública no século XIX: seus sujeitos e as propostas para o ensino; 347 - 376 1984-7238 reponame:Linhas (Florianópolis. Online) instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) instacron:(UDESC) |
instname_str |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
instacron_str |
(UDESC) |
institution |
(UDESC) |
reponame_str |
Linhas (Florianópolis. Online) |
collection |
Linhas (Florianópolis. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
vera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com |
_version_ |
1798042408878866432 |