Cachimônia: pela alfabetização lenta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lacerda, Mitsi Pinheiro de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas (Florianópolis. Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723818362017347
Resumo: Na trajetória histórica da alfabetização, as orientações postas à escrita se deslocaram desde a ideia de que esta seria o ‘registro da fala’, até a compreensão de que leitura e escrita fluem no complexo esforço intelectual da criança, considerada em sua autoria. O objetivo do estudo que subsidiou este artigo foi investigar escritas infantis a partir do entendimento de que estas escritas seriam a ‘representação do pensamento’, refutando o determinismo posto pela fala. Como procedimento metodológico, foram coletadas e analisadas escritas infantis, compreendidas enquanto ‘mônada’ – indissociáveis e plenas de suas próprias histórias. Em sua conclusão, o estudo reivindica uma alfabetização lenta, que acolha as crianças em suas interações, enunciações, discursividades, pensamentos.Palavras-chave: Alfabetização; Leitura; Escrita.
id UDESC-0_942ed1d4bd1f44068fc51bdf2b3e70c2
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.udesc.br:article/6970
network_acronym_str UDESC-0
network_name_str Linhas (Florianópolis. Online)
repository_id_str
spelling Cachimônia: pela alfabetização lentaNa trajetória histórica da alfabetização, as orientações postas à escrita se deslocaram desde a ideia de que esta seria o ‘registro da fala’, até a compreensão de que leitura e escrita fluem no complexo esforço intelectual da criança, considerada em sua autoria. O objetivo do estudo que subsidiou este artigo foi investigar escritas infantis a partir do entendimento de que estas escritas seriam a ‘representação do pensamento’, refutando o determinismo posto pela fala. Como procedimento metodológico, foram coletadas e analisadas escritas infantis, compreendidas enquanto ‘mônada’ – indissociáveis e plenas de suas próprias histórias. Em sua conclusão, o estudo reivindica uma alfabetização lenta, que acolha as crianças em suas interações, enunciações, discursividades, pensamentos.Palavras-chave: Alfabetização; Leitura; Escrita.Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2017-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723818362017347Revista Linhas; v. 18 n. 36 (2017): A inspeção da instrução pública no século XIX: seus sujeitos e as propostas para o ensino; 347 - 3761984-7238reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723818362017347/pdfCopyright (c) 2017 Revista Linhasinfo:eu-repo/semantics/openAccessLacerda, Mitsi Pinheiro de2017-04-27T18:54:54Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/6970Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2017-04-27T18:54:54Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false
dc.title.none.fl_str_mv Cachimônia: pela alfabetização lenta
title Cachimônia: pela alfabetização lenta
spellingShingle Cachimônia: pela alfabetização lenta
Lacerda, Mitsi Pinheiro de
title_short Cachimônia: pela alfabetização lenta
title_full Cachimônia: pela alfabetização lenta
title_fullStr Cachimônia: pela alfabetização lenta
title_full_unstemmed Cachimônia: pela alfabetização lenta
title_sort Cachimônia: pela alfabetização lenta
author Lacerda, Mitsi Pinheiro de
author_facet Lacerda, Mitsi Pinheiro de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lacerda, Mitsi Pinheiro de
description Na trajetória histórica da alfabetização, as orientações postas à escrita se deslocaram desde a ideia de que esta seria o ‘registro da fala’, até a compreensão de que leitura e escrita fluem no complexo esforço intelectual da criança, considerada em sua autoria. O objetivo do estudo que subsidiou este artigo foi investigar escritas infantis a partir do entendimento de que estas escritas seriam a ‘representação do pensamento’, refutando o determinismo posto pela fala. Como procedimento metodológico, foram coletadas e analisadas escritas infantis, compreendidas enquanto ‘mônada’ – indissociáveis e plenas de suas próprias histórias. Em sua conclusão, o estudo reivindica uma alfabetização lenta, que acolha as crianças em suas interações, enunciações, discursividades, pensamentos.Palavras-chave: Alfabetização; Leitura; Escrita.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723818362017347
url https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723818362017347
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723818362017347/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Linhas
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Linhas
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Linhas; v. 18 n. 36 (2017): A inspeção da instrução pública no século XIX: seus sujeitos e as propostas para o ensino; 347 - 376
1984-7238
reponame:Linhas (Florianópolis. Online)
instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron:(UDESC)
instname_str Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron_str (UDESC)
institution (UDESC)
reponame_str Linhas (Florianópolis. Online)
collection Linhas (Florianópolis. Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
repository.mail.fl_str_mv vera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com
_version_ 1798042408878866432