O ensino em sociologia como prática: diferenças e clivagens nos distintos espaços institucionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Amurabi
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: da Silva, Rosimere Aquino, Nascimento, Carolina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas (Florianópolis. Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723821452020183
Resumo: O debate sobre o ensino de sociologia tem sido ampliado nos últimos anos, especialmente após a reintrodução dessa disciplina no ensino médio a partir de 2008; entretanto, pouco tem sido discutido acerca do ensino de sociologia no ensino superior. Este artigo visa contribuir para a discussão analisando o ensino das disciplinas voltadas para a prática de ensino de ciências sociais/sociologia no ensino superior, especificamente junto a licenciaturas de ciências sociais. Analisamos os projetos pedagógicos de seis cursos de ciências sociais no país, localizados em diferentes regiões, utilizando como variável os cursos cujas práticas são lecionadas por professores vinculados aos departamentos de ciências sociais/sociologia, e aqueles que são lecionados por professores das faculdades de educação. Observou-se que o recorte institucional tem implicações sobre a forma como a sociologia é lecionada, havendo uma presença mais significativa de práticas pedagógicas quando estas se encontram vinculadas aos departamentos de ciências sociais/sociologia.Palavras-chave: Ensino de sociologia. Prática de ensino em ciências sociais. Formação de professores de sociologia.
id UDESC-0_a406dab637d330b2f83184667a6a8875
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.udesc.br:article/17606
network_acronym_str UDESC-0
network_name_str Linhas (Florianópolis. Online)
repository_id_str
spelling O ensino em sociologia como prática: diferenças e clivagens nos distintos espaços institucionaisO debate sobre o ensino de sociologia tem sido ampliado nos últimos anos, especialmente após a reintrodução dessa disciplina no ensino médio a partir de 2008; entretanto, pouco tem sido discutido acerca do ensino de sociologia no ensino superior. Este artigo visa contribuir para a discussão analisando o ensino das disciplinas voltadas para a prática de ensino de ciências sociais/sociologia no ensino superior, especificamente junto a licenciaturas de ciências sociais. Analisamos os projetos pedagógicos de seis cursos de ciências sociais no país, localizados em diferentes regiões, utilizando como variável os cursos cujas práticas são lecionadas por professores vinculados aos departamentos de ciências sociais/sociologia, e aqueles que são lecionados por professores das faculdades de educação. Observou-se que o recorte institucional tem implicações sobre a forma como a sociologia é lecionada, havendo uma presença mais significativa de práticas pedagógicas quando estas se encontram vinculadas aos departamentos de ciências sociais/sociologia.Palavras-chave: Ensino de sociologia. Prática de ensino em ciências sociais. Formação de professores de sociologia.Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2020-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/198472382145202018310.5965/1984723821452020183Revista Linhas; v. 21 n. 45 (2020): O ensino de sociologia na educação superior: experiências nacionais e internacionais; 183 - 2041984-7238reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723821452020183/pdfCopyright (c) 2020 Revista Linhasinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Amurabida Silva, Rosimere AquinoNascimento, Carolina2020-06-03T11:32:02Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/17606Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2020-06-03T11:32:02Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino em sociologia como prática: diferenças e clivagens nos distintos espaços institucionais
title O ensino em sociologia como prática: diferenças e clivagens nos distintos espaços institucionais
spellingShingle O ensino em sociologia como prática: diferenças e clivagens nos distintos espaços institucionais
Oliveira, Amurabi
title_short O ensino em sociologia como prática: diferenças e clivagens nos distintos espaços institucionais
title_full O ensino em sociologia como prática: diferenças e clivagens nos distintos espaços institucionais
title_fullStr O ensino em sociologia como prática: diferenças e clivagens nos distintos espaços institucionais
title_full_unstemmed O ensino em sociologia como prática: diferenças e clivagens nos distintos espaços institucionais
title_sort O ensino em sociologia como prática: diferenças e clivagens nos distintos espaços institucionais
author Oliveira, Amurabi
author_facet Oliveira, Amurabi
da Silva, Rosimere Aquino
Nascimento, Carolina
author_role author
author2 da Silva, Rosimere Aquino
Nascimento, Carolina
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Amurabi
da Silva, Rosimere Aquino
Nascimento, Carolina
description O debate sobre o ensino de sociologia tem sido ampliado nos últimos anos, especialmente após a reintrodução dessa disciplina no ensino médio a partir de 2008; entretanto, pouco tem sido discutido acerca do ensino de sociologia no ensino superior. Este artigo visa contribuir para a discussão analisando o ensino das disciplinas voltadas para a prática de ensino de ciências sociais/sociologia no ensino superior, especificamente junto a licenciaturas de ciências sociais. Analisamos os projetos pedagógicos de seis cursos de ciências sociais no país, localizados em diferentes regiões, utilizando como variável os cursos cujas práticas são lecionadas por professores vinculados aos departamentos de ciências sociais/sociologia, e aqueles que são lecionados por professores das faculdades de educação. Observou-se que o recorte institucional tem implicações sobre a forma como a sociologia é lecionada, havendo uma presença mais significativa de práticas pedagógicas quando estas se encontram vinculadas aos departamentos de ciências sociais/sociologia.Palavras-chave: Ensino de sociologia. Prática de ensino em ciências sociais. Formação de professores de sociologia.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723821452020183
10.5965/1984723821452020183
url https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723821452020183
identifier_str_mv 10.5965/1984723821452020183
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723821452020183/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Linhas
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Linhas
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Linhas; v. 21 n. 45 (2020): O ensino de sociologia na educação superior: experiências nacionais e internacionais; 183 - 204
1984-7238
reponame:Linhas (Florianópolis. Online)
instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron:(UDESC)
instname_str Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron_str (UDESC)
institution (UDESC)
reponame_str Linhas (Florianópolis. Online)
collection Linhas (Florianópolis. Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
repository.mail.fl_str_mv vera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com
_version_ 1798042409848799232