Relação educativa, avaliação e trabalho de equipe

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gariboldi, Antonio
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Pugnaghi, Antonella
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas (Florianópolis. Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723819402018094
Resumo: Levar em consideração as dimensões organizacionais e relacionais de um contexto educacional significa analisar aqueles fatores que, ao mesmo tempo em que desenvolvem sua fisionomia educacional, muitas vezes permanecem implícitos e irreflexivos. Nesse sentido, para adquirir e regenerar novas conscientizações sobre as implicações pedagógicas das práticas cotidianas, torna-se cada vez mais necessário promover e apoiar os processos de reflexão dentro de cada equipe pedagógica, através de uma pluralidade de perspectivas e metodologias. Deste ponto de vista, a avaliação formativa do contexto educacional é configurada como um processo dialógico e transacional, em que cada grupo de trabalho é ativo em interrogar os processos realizados e ativados com as crianças, a fim de partilhar e negociar os significados, propósitos e valores que os orientam e, portanto, adquirir uma maior conscientização, superando assim apenas um aspecto de certificação e classificação da avaliação. Em particular, ser capaz de observar, descrever e avaliar a qualidade da relação educativa, a partir da análise de alguns fragmentos de vídeo em relação aos intercâmbios de comunicação realizados com as crianças, torna-se para cada equipe educacional uma oportunidade de formação particularmente importante, pois permite analisar aspectos-chave da ação educacional, mas que podem permanecer incorporados no fluxo das rotinas diárias e relegados ao critério de cada professor. Escolhas organizacionais e modalidades relacionais que podem ser ainda interrogadas e problematizadas entrelaçando estas metodologias com abordagens baseadas no uso de estratégias de escrita reflexiva, criando assim com cada grupo educacional percursos de formação, em que diferentes olhares e conhecimentos se confrontam para co-construir repertórios de significados compartilhados e gerar novas consciências.                                                      Palavras-chave: Relação Educativa. Avaliação Formativa. Reflexão. Colegialidade. Educação Pré-Escolar.
id UDESC-0_b2d88f2b85ec22de00244559b29b2cea
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.udesc.br:article/12809
network_acronym_str UDESC-0
network_name_str Linhas (Florianópolis. Online)
repository_id_str
spelling Relação educativa, avaliação e trabalho de equipeLevar em consideração as dimensões organizacionais e relacionais de um contexto educacional significa analisar aqueles fatores que, ao mesmo tempo em que desenvolvem sua fisionomia educacional, muitas vezes permanecem implícitos e irreflexivos. Nesse sentido, para adquirir e regenerar novas conscientizações sobre as implicações pedagógicas das práticas cotidianas, torna-se cada vez mais necessário promover e apoiar os processos de reflexão dentro de cada equipe pedagógica, através de uma pluralidade de perspectivas e metodologias. Deste ponto de vista, a avaliação formativa do contexto educacional é configurada como um processo dialógico e transacional, em que cada grupo de trabalho é ativo em interrogar os processos realizados e ativados com as crianças, a fim de partilhar e negociar os significados, propósitos e valores que os orientam e, portanto, adquirir uma maior conscientização, superando assim apenas um aspecto de certificação e classificação da avaliação. Em particular, ser capaz de observar, descrever e avaliar a qualidade da relação educativa, a partir da análise de alguns fragmentos de vídeo em relação aos intercâmbios de comunicação realizados com as crianças, torna-se para cada equipe educacional uma oportunidade de formação particularmente importante, pois permite analisar aspectos-chave da ação educacional, mas que podem permanecer incorporados no fluxo das rotinas diárias e relegados ao critério de cada professor. Escolhas organizacionais e modalidades relacionais que podem ser ainda interrogadas e problematizadas entrelaçando estas metodologias com abordagens baseadas no uso de estratégias de escrita reflexiva, criando assim com cada grupo educacional percursos de formação, em que diferentes olhares e conhecimentos se confrontam para co-construir repertórios de significados compartilhados e gerar novas consciências.                                                      Palavras-chave: Relação Educativa. Avaliação Formativa. Reflexão. Colegialidade. Educação Pré-Escolar.Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2018-05-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723819402018094Revista Linhas; v. 19 n. 40 (2018): Avaliação e Currículo em Educação Infantil: Diálogos entre Itália e Brasil; 94 - 1151984-7238reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723819402018094/pdfCopyright (c) 2018 Revista Linhasinfo:eu-repo/semantics/openAccessGariboldi, AntonioPugnaghi, Antonella2018-05-16T12:08:33Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/12809Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2018-05-16T12:08:33Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false
dc.title.none.fl_str_mv Relação educativa, avaliação e trabalho de equipe
title Relação educativa, avaliação e trabalho de equipe
spellingShingle Relação educativa, avaliação e trabalho de equipe
Gariboldi, Antonio
title_short Relação educativa, avaliação e trabalho de equipe
title_full Relação educativa, avaliação e trabalho de equipe
title_fullStr Relação educativa, avaliação e trabalho de equipe
title_full_unstemmed Relação educativa, avaliação e trabalho de equipe
title_sort Relação educativa, avaliação e trabalho de equipe
author Gariboldi, Antonio
author_facet Gariboldi, Antonio
Pugnaghi, Antonella
author_role author
author2 Pugnaghi, Antonella
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gariboldi, Antonio
Pugnaghi, Antonella
description Levar em consideração as dimensões organizacionais e relacionais de um contexto educacional significa analisar aqueles fatores que, ao mesmo tempo em que desenvolvem sua fisionomia educacional, muitas vezes permanecem implícitos e irreflexivos. Nesse sentido, para adquirir e regenerar novas conscientizações sobre as implicações pedagógicas das práticas cotidianas, torna-se cada vez mais necessário promover e apoiar os processos de reflexão dentro de cada equipe pedagógica, através de uma pluralidade de perspectivas e metodologias. Deste ponto de vista, a avaliação formativa do contexto educacional é configurada como um processo dialógico e transacional, em que cada grupo de trabalho é ativo em interrogar os processos realizados e ativados com as crianças, a fim de partilhar e negociar os significados, propósitos e valores que os orientam e, portanto, adquirir uma maior conscientização, superando assim apenas um aspecto de certificação e classificação da avaliação. Em particular, ser capaz de observar, descrever e avaliar a qualidade da relação educativa, a partir da análise de alguns fragmentos de vídeo em relação aos intercâmbios de comunicação realizados com as crianças, torna-se para cada equipe educacional uma oportunidade de formação particularmente importante, pois permite analisar aspectos-chave da ação educacional, mas que podem permanecer incorporados no fluxo das rotinas diárias e relegados ao critério de cada professor. Escolhas organizacionais e modalidades relacionais que podem ser ainda interrogadas e problematizadas entrelaçando estas metodologias com abordagens baseadas no uso de estratégias de escrita reflexiva, criando assim com cada grupo educacional percursos de formação, em que diferentes olhares e conhecimentos se confrontam para co-construir repertórios de significados compartilhados e gerar novas consciências.                                                      Palavras-chave: Relação Educativa. Avaliação Formativa. Reflexão. Colegialidade. Educação Pré-Escolar.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723819402018094
url https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723819402018094
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723819402018094/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Linhas
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Linhas
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Linhas; v. 19 n. 40 (2018): Avaliação e Currículo em Educação Infantil: Diálogos entre Itália e Brasil; 94 - 115
1984-7238
reponame:Linhas (Florianópolis. Online)
instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron:(UDESC)
instname_str Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron_str (UDESC)
institution (UDESC)
reponame_str Linhas (Florianópolis. Online)
collection Linhas (Florianópolis. Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
repository.mail.fl_str_mv vera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com
_version_ 1798042409718775808