Jogos em sala de aula e seus benefícios para a aprendizagem da matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Apresentação, Katia Regina dos Santos da
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Teixeira, Ricardo Roberto Plaza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas (Florianópolis. Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723815282014302
Resumo: Este artigo tem como objetivo avaliar, com base em estudos da literatura especializada e em reflexões sobre práticas de sala de aula, os benefícios da utilização de jogos como material didático para o ensino de matemática. Analisa também a sua influência na resolução de problemas pedagógicos, como a indisciplina, a apatia, os obstáculos para a inclusão e a necessidade de superação da aprendizagem mecânica da matemática. São apresentados os resultados de uma pesquisa sobre a ocorrência de jogos em aulas de matemática. Nas atividades pedagógicas avaliadas, foram utilizados dois jogos: o jogo Contig e o jogo da onça e dos cachorros. Os resultados da utilização destes dois jogos são analisados, bem como as reações de alguns alunos que vivenciaram esta experiência.
id UDESC-0_cbcf59d60457963518a399498e99c409
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.udesc.br:article/3502
network_acronym_str UDESC-0
network_name_str Linhas (Florianópolis. Online)
repository_id_str
spelling Jogos em sala de aula e seus benefícios para a aprendizagem da matemáticaEste artigo tem como objetivo avaliar, com base em estudos da literatura especializada e em reflexões sobre práticas de sala de aula, os benefícios da utilização de jogos como material didático para o ensino de matemática. Analisa também a sua influência na resolução de problemas pedagógicos, como a indisciplina, a apatia, os obstáculos para a inclusão e a necessidade de superação da aprendizagem mecânica da matemática. São apresentados os resultados de uma pesquisa sobre a ocorrência de jogos em aulas de matemática. Nas atividades pedagógicas avaliadas, foram utilizados dois jogos: o jogo Contig e o jogo da onça e dos cachorros. Os resultados da utilização destes dois jogos são analisados, bem como as reações de alguns alunos que vivenciaram esta experiência.Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2014-06-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/198472381528201430210.5965/1984723815282014302Revista Linhas; v. 15 n. 28 (2014): Arquivos e Acervos Escolares; 302-3231984-7238reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723815282014302/3103Apresentação, Katia Regina dos Santos daTeixeira, Ricardo Roberto Plazainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T14:54:09Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/3502Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2023-01-10T14:54:09Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false
dc.title.none.fl_str_mv Jogos em sala de aula e seus benefícios para a aprendizagem da matemática
title Jogos em sala de aula e seus benefícios para a aprendizagem da matemática
spellingShingle Jogos em sala de aula e seus benefícios para a aprendizagem da matemática
Apresentação, Katia Regina dos Santos da
title_short Jogos em sala de aula e seus benefícios para a aprendizagem da matemática
title_full Jogos em sala de aula e seus benefícios para a aprendizagem da matemática
title_fullStr Jogos em sala de aula e seus benefícios para a aprendizagem da matemática
title_full_unstemmed Jogos em sala de aula e seus benefícios para a aprendizagem da matemática
title_sort Jogos em sala de aula e seus benefícios para a aprendizagem da matemática
author Apresentação, Katia Regina dos Santos da
author_facet Apresentação, Katia Regina dos Santos da
Teixeira, Ricardo Roberto Plaza
author_role author
author2 Teixeira, Ricardo Roberto Plaza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Apresentação, Katia Regina dos Santos da
Teixeira, Ricardo Roberto Plaza
description Este artigo tem como objetivo avaliar, com base em estudos da literatura especializada e em reflexões sobre práticas de sala de aula, os benefícios da utilização de jogos como material didático para o ensino de matemática. Analisa também a sua influência na resolução de problemas pedagógicos, como a indisciplina, a apatia, os obstáculos para a inclusão e a necessidade de superação da aprendizagem mecânica da matemática. São apresentados os resultados de uma pesquisa sobre a ocorrência de jogos em aulas de matemática. Nas atividades pedagógicas avaliadas, foram utilizados dois jogos: o jogo Contig e o jogo da onça e dos cachorros. Os resultados da utilização destes dois jogos são analisados, bem como as reações de alguns alunos que vivenciaram esta experiência.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723815282014302
10.5965/1984723815282014302
url https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723815282014302
identifier_str_mv 10.5965/1984723815282014302
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723815282014302/3103
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Linhas; v. 15 n. 28 (2014): Arquivos e Acervos Escolares; 302-323
1984-7238
reponame:Linhas (Florianópolis. Online)
instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron:(UDESC)
instname_str Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron_str (UDESC)
institution (UDESC)
reponame_str Linhas (Florianópolis. Online)
collection Linhas (Florianópolis. Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
repository.mail.fl_str_mv vera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com
_version_ 1798042408290615296