Jogos em sala de aula e seus benefícios para a aprendizagem da matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas (Florianópolis. Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723815282014302 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo avaliar, com base em estudos da literatura especializada e em reflexões sobre práticas de sala de aula, os benefícios da utilização de jogos como material didático para o ensino de matemática. Analisa também a sua influência na resolução de problemas pedagógicos, como a indisciplina, a apatia, os obstáculos para a inclusão e a necessidade de superação da aprendizagem mecânica da matemática. São apresentados os resultados de uma pesquisa sobre a ocorrência de jogos em aulas de matemática. Nas atividades pedagógicas avaliadas, foram utilizados dois jogos: o jogo Contig e o jogo da onça e dos cachorros. Os resultados da utilização destes dois jogos são analisados, bem como as reações de alguns alunos que vivenciaram esta experiência. |
id |
UDESC-0_cbcf59d60457963518a399498e99c409 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.udesc.br:article/3502 |
network_acronym_str |
UDESC-0 |
network_name_str |
Linhas (Florianópolis. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Jogos em sala de aula e seus benefícios para a aprendizagem da matemáticaEste artigo tem como objetivo avaliar, com base em estudos da literatura especializada e em reflexões sobre práticas de sala de aula, os benefícios da utilização de jogos como material didático para o ensino de matemática. Analisa também a sua influência na resolução de problemas pedagógicos, como a indisciplina, a apatia, os obstáculos para a inclusão e a necessidade de superação da aprendizagem mecânica da matemática. São apresentados os resultados de uma pesquisa sobre a ocorrência de jogos em aulas de matemática. Nas atividades pedagógicas avaliadas, foram utilizados dois jogos: o jogo Contig e o jogo da onça e dos cachorros. Os resultados da utilização destes dois jogos são analisados, bem como as reações de alguns alunos que vivenciaram esta experiência.Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2014-06-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/198472381528201430210.5965/1984723815282014302Revista Linhas; v. 15 n. 28 (2014): Arquivos e Acervos Escolares; 302-3231984-7238reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723815282014302/3103Apresentação, Katia Regina dos Santos daTeixeira, Ricardo Roberto Plazainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T14:54:09Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/3502Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2023-01-10T14:54:09Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Jogos em sala de aula e seus benefícios para a aprendizagem da matemática |
title |
Jogos em sala de aula e seus benefícios para a aprendizagem da matemática |
spellingShingle |
Jogos em sala de aula e seus benefícios para a aprendizagem da matemática Apresentação, Katia Regina dos Santos da |
title_short |
Jogos em sala de aula e seus benefícios para a aprendizagem da matemática |
title_full |
Jogos em sala de aula e seus benefícios para a aprendizagem da matemática |
title_fullStr |
Jogos em sala de aula e seus benefícios para a aprendizagem da matemática |
title_full_unstemmed |
Jogos em sala de aula e seus benefícios para a aprendizagem da matemática |
title_sort |
Jogos em sala de aula e seus benefícios para a aprendizagem da matemática |
author |
Apresentação, Katia Regina dos Santos da |
author_facet |
Apresentação, Katia Regina dos Santos da Teixeira, Ricardo Roberto Plaza |
author_role |
author |
author2 |
Teixeira, Ricardo Roberto Plaza |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Apresentação, Katia Regina dos Santos da Teixeira, Ricardo Roberto Plaza |
description |
Este artigo tem como objetivo avaliar, com base em estudos da literatura especializada e em reflexões sobre práticas de sala de aula, os benefícios da utilização de jogos como material didático para o ensino de matemática. Analisa também a sua influência na resolução de problemas pedagógicos, como a indisciplina, a apatia, os obstáculos para a inclusão e a necessidade de superação da aprendizagem mecânica da matemática. São apresentados os resultados de uma pesquisa sobre a ocorrência de jogos em aulas de matemática. Nas atividades pedagógicas avaliadas, foram utilizados dois jogos: o jogo Contig e o jogo da onça e dos cachorros. Os resultados da utilização destes dois jogos são analisados, bem como as reações de alguns alunos que vivenciaram esta experiência. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-06-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723815282014302 10.5965/1984723815282014302 |
url |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723815282014302 |
identifier_str_mv |
10.5965/1984723815282014302 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723815282014302/3103 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Linhas; v. 15 n. 28 (2014): Arquivos e Acervos Escolares; 302-323 1984-7238 reponame:Linhas (Florianópolis. Online) instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) instacron:(UDESC) |
instname_str |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
instacron_str |
(UDESC) |
institution |
(UDESC) |
reponame_str |
Linhas (Florianópolis. Online) |
collection |
Linhas (Florianópolis. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
vera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com |
_version_ |
1798042408290615296 |