A aprendizagem da matemática fora da sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Andreia Sofia Rodrigues dos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/15705
Resumo: Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_5a9227eec2f08583058e8067c91f9a8b
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15705
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A aprendizagem da matemática fora da sala de aulaAprendizagem ativaAprendizagem significativaCompetências matemáticas.Active learningSignificative learningMathematical skillsRelatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. A investigação que se apresenta, subordinada ao tema “A aprendizagem da Matemática fora da sala de aula” teve como objetivo compreender o contributo das atividades realizadas fora da sala de aula para a aprendizagem significativa da matemática, por parte de alunos do 1º CEB, tendo sido formuladas as seguintes questões: (i) De que modo os alunos reconhecem a matemática nas atividades realizadas fora da sala de aula?; (ii) Como é que as atividades desenvolvidas fora da sala de aula contribuem para a compreensão pelos alunos dos conteúdos matemáticos abordados?. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa interpretativa, tendo como técnicas de recolha de dados a observação direta e participante, a entrevista focus group e a recolha documental e como instrumentos os registos dos alunos, as notas de campo, a gravação áudio da entrevista e os registos fotográficos. Os resultados do estudo demonstraram que as atividades realizadas fora da sala de aula contribuem para uma aprendizagem significativa da matemática, levando os alunos ao reconhecimento da matemática no mundo que os rodeia e à compreensão dos conteúdos matemáticos através do contacto experiencial.The present report is developed within the scope of the Curricular Unit of Supervised Teaching Practice II, of the Master's in Teaching of the 1st Cycle of Basic Education (CEB) and of Mathematics and Natural Sciences in the 2nd CEB. The investigation that is presented, subordinated to the theme "The learning of mathematics outside the classroom", had as objective to understand the contribution the activities performed outside the classroom for significative learning of mathematics, by students of the 1st CEB. The following questions were formulated: (i) How do students recognize mathematics in activities outside the classroom?; (ii) How do the activities developed outside the classroom contribute to the students' understanding of the mathematical contents covered?. The methodology used had an interpretive qualitative nature,. It was used the following data collection techniques: direct and participant observation, interview focus group and documentary collection.The data collection instruments were student records, field notes, audio recording of the interview and photographic records. The results of the study showed that the activities performed outside the classroom contribute to meaningful learning of mathematics, leading students to recognition of mathematics in the world that surrounds them and to understanding of mathematical content through experiential contact.Rodrigues, MargaridaRCIPLSantos, Andreia Sofia Rodrigues dos2023-02-24T10:38:17Z2022-07-152022-07-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/15705TID:203194292porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:13:33Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15705Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:23:19.962765Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A aprendizagem da matemática fora da sala de aula
title A aprendizagem da matemática fora da sala de aula
spellingShingle A aprendizagem da matemática fora da sala de aula
Santos, Andreia Sofia Rodrigues dos
Aprendizagem ativa
Aprendizagem significativa
Competências matemáticas.
Active learning
Significative learning
Mathematical skills
title_short A aprendizagem da matemática fora da sala de aula
title_full A aprendizagem da matemática fora da sala de aula
title_fullStr A aprendizagem da matemática fora da sala de aula
title_full_unstemmed A aprendizagem da matemática fora da sala de aula
title_sort A aprendizagem da matemática fora da sala de aula
author Santos, Andreia Sofia Rodrigues dos
author_facet Santos, Andreia Sofia Rodrigues dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, Margarida
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Andreia Sofia Rodrigues dos
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem ativa
Aprendizagem significativa
Competências matemáticas.
Active learning
Significative learning
Mathematical skills
topic Aprendizagem ativa
Aprendizagem significativa
Competências matemáticas.
Active learning
Significative learning
Mathematical skills
description Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-15
2022-07-15T00:00:00Z
2023-02-24T10:38:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/15705
TID:203194292
url http://hdl.handle.net/10400.21/15705
identifier_str_mv TID:203194292
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133506027126784