Formação profissional e mercado de trabalho: entre expectativas e realidade!
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas (Florianópolis. Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723816312015026 |
Resumo: | O presente artigo pretende discutir sobre a problemática do ensino profissional para pessoas com deficiência e/ou necessidades específicas e a sua inserção no mercado de trabalho. Essa análise será apresentada através de um recorte de duas pesquisas que tiveram como objetivo compreender o papel da formação profissional para a inclusão educacional e social desses indivíduos. A primeira contempla a narrativa dos gestores (diretores e coordenadores) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) e seus respectivos Núcleos de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNEs). A segunda pesquisa aborda o tema da customização de atividades laborais para alunos com deficiência intelectual matriculados em cursos de Formação Inicial e Continuada de uma escola especial da rede pública do estado do Rio de Janeiro. A partir dos resultados das duas pesquisas, observa-se que há uma dicotomia entre as políticas brasileiras existentes e a prática. Portanto, é importante ressaltar a necessidade da ressignificação das instituições que se dedicam à oferta de cursos profissionalizantes, não apenas os que se destinam somente às pessoas com deficiência, mas também, a todos os indivíduos para uma melhor preparação para o mercado de trabalho. Contudo, aquelas que possuem alunos com deficiência, precisam se atentar ainda mais para adaptações dos cursos profissionalizantes e a necessidade de uma parceria com as empresas, a fim de alcançar a real inserção no mercado de trabalho.Palavras-chave: Deficientes – emprego; Deficientes – formação profissional; Educação especial. |
id |
UDESC-0_d02f72e07f1bfa0089e846421c5b4ee4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.udesc.br:article/6437 |
network_acronym_str |
UDESC-0 |
network_name_str |
Linhas (Florianópolis. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação profissional e mercado de trabalho: entre expectativas e realidade!O presente artigo pretende discutir sobre a problemática do ensino profissional para pessoas com deficiência e/ou necessidades específicas e a sua inserção no mercado de trabalho. Essa análise será apresentada através de um recorte de duas pesquisas que tiveram como objetivo compreender o papel da formação profissional para a inclusão educacional e social desses indivíduos. A primeira contempla a narrativa dos gestores (diretores e coordenadores) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) e seus respectivos Núcleos de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNEs). A segunda pesquisa aborda o tema da customização de atividades laborais para alunos com deficiência intelectual matriculados em cursos de Formação Inicial e Continuada de uma escola especial da rede pública do estado do Rio de Janeiro. A partir dos resultados das duas pesquisas, observa-se que há uma dicotomia entre as políticas brasileiras existentes e a prática. Portanto, é importante ressaltar a necessidade da ressignificação das instituições que se dedicam à oferta de cursos profissionalizantes, não apenas os que se destinam somente às pessoas com deficiência, mas também, a todos os indivíduos para uma melhor preparação para o mercado de trabalho. Contudo, aquelas que possuem alunos com deficiência, precisam se atentar ainda mais para adaptações dos cursos profissionalizantes e a necessidade de uma parceria com as empresas, a fim de alcançar a real inserção no mercado de trabalho.Palavras-chave: Deficientes – emprego; Deficientes – formação profissional; Educação especial. Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2015-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723816312015026Revista Linhas; v. 16 n. 31 (2015): Educação Especial e Políticas de Inclusão: escolarização em debate; 26 - 601984-7238reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723816312015026/pdf_67Redig, Annie GomesSantos, Amanda Carlou Andradeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T14:54:16Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/6437Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2023-01-10T14:54:16Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação profissional e mercado de trabalho: entre expectativas e realidade! |
title |
Formação profissional e mercado de trabalho: entre expectativas e realidade! |
spellingShingle |
Formação profissional e mercado de trabalho: entre expectativas e realidade! Redig, Annie Gomes |
title_short |
Formação profissional e mercado de trabalho: entre expectativas e realidade! |
title_full |
Formação profissional e mercado de trabalho: entre expectativas e realidade! |
title_fullStr |
Formação profissional e mercado de trabalho: entre expectativas e realidade! |
title_full_unstemmed |
Formação profissional e mercado de trabalho: entre expectativas e realidade! |
title_sort |
Formação profissional e mercado de trabalho: entre expectativas e realidade! |
author |
Redig, Annie Gomes |
author_facet |
Redig, Annie Gomes Santos, Amanda Carlou Andrade |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Amanda Carlou Andrade |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Redig, Annie Gomes Santos, Amanda Carlou Andrade |
description |
O presente artigo pretende discutir sobre a problemática do ensino profissional para pessoas com deficiência e/ou necessidades específicas e a sua inserção no mercado de trabalho. Essa análise será apresentada através de um recorte de duas pesquisas que tiveram como objetivo compreender o papel da formação profissional para a inclusão educacional e social desses indivíduos. A primeira contempla a narrativa dos gestores (diretores e coordenadores) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) e seus respectivos Núcleos de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNEs). A segunda pesquisa aborda o tema da customização de atividades laborais para alunos com deficiência intelectual matriculados em cursos de Formação Inicial e Continuada de uma escola especial da rede pública do estado do Rio de Janeiro. A partir dos resultados das duas pesquisas, observa-se que há uma dicotomia entre as políticas brasileiras existentes e a prática. Portanto, é importante ressaltar a necessidade da ressignificação das instituições que se dedicam à oferta de cursos profissionalizantes, não apenas os que se destinam somente às pessoas com deficiência, mas também, a todos os indivíduos para uma melhor preparação para o mercado de trabalho. Contudo, aquelas que possuem alunos com deficiência, precisam se atentar ainda mais para adaptações dos cursos profissionalizantes e a necessidade de uma parceria com as empresas, a fim de alcançar a real inserção no mercado de trabalho.Palavras-chave: Deficientes – emprego; Deficientes – formação profissional; Educação especial. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-07-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723816312015026 |
url |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723816312015026 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723816312015026/pdf_67 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Linhas; v. 16 n. 31 (2015): Educação Especial e Políticas de Inclusão: escolarização em debate; 26 - 60 1984-7238 reponame:Linhas (Florianópolis. Online) instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) instacron:(UDESC) |
instname_str |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
instacron_str |
(UDESC) |
institution |
(UDESC) |
reponame_str |
Linhas (Florianópolis. Online) |
collection |
Linhas (Florianópolis. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
vera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com |
_version_ |
1798042408697462784 |