A reprodução da reprodução sociocultural: sem crítica, com culpa e com primazia da informação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcelos, Ivar César Oliveira de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Gomes, Candido Alberto da Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas (Florianópolis. Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723818372017210
Resumo: Esta pesquisa investiga em que medida a reprodução sociocultural, quando presente na formação inicial de professores, é transferida para a atuação na educação básica. A nova educação superior, sucessora da elitista, move-se no contexto da velha massificação, cabendo questionar se a sua expansão se sustenta na ideia de neutralidade da escola. Como antes, continua o debate sobre a educação que contribui para emancipar ou alienar. A herança vinculada à origem social dos estudantes ainda explica as trajetórias escolares e as diferenças de capital cultural. Assim, buscou-se identificar tendências à mencionada reprodução. Esta pesquisa descritivo-explicativa, com um estudo de casos múltiplos envolvendo duas licenciaturas, confirmou a hipótese de que em cursos de formação de professores há tendências à inércia do processo educacional, negação parcial dos sujeitos e autoritarismo.Palavras-chave: Educação Superior. Educação Básica. Reprodução Sociocultural. Formação de Professores. 
id UDESC-0_d0db8c93f157ee6b0f215f2ae6420f91
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.udesc.br:article/7102
network_acronym_str UDESC-0
network_name_str Linhas (Florianópolis. Online)
repository_id_str
spelling A reprodução da reprodução sociocultural: sem crítica, com culpa e com primazia da informaçãoEsta pesquisa investiga em que medida a reprodução sociocultural, quando presente na formação inicial de professores, é transferida para a atuação na educação básica. A nova educação superior, sucessora da elitista, move-se no contexto da velha massificação, cabendo questionar se a sua expansão se sustenta na ideia de neutralidade da escola. Como antes, continua o debate sobre a educação que contribui para emancipar ou alienar. A herança vinculada à origem social dos estudantes ainda explica as trajetórias escolares e as diferenças de capital cultural. Assim, buscou-se identificar tendências à mencionada reprodução. Esta pesquisa descritivo-explicativa, com um estudo de casos múltiplos envolvendo duas licenciaturas, confirmou a hipótese de que em cursos de formação de professores há tendências à inércia do processo educacional, negação parcial dos sujeitos e autoritarismo.Palavras-chave: Educação Superior. Educação Básica. Reprodução Sociocultural. Formação de Professores. Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2017-07-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723818372017210Revista Linhas; v. 18 n. 37 (2017): Entre livros e leituras: pelas dobras da leitura literária na Educação Básica; 210 - 2381984-7238reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723818372017210/pdfVasconcelos, Ivar César Oliveira deGomes, Candido Alberto da Costainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-21T11:18:37Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/7102Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2017-07-21T11:18:37Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false
dc.title.none.fl_str_mv A reprodução da reprodução sociocultural: sem crítica, com culpa e com primazia da informação
title A reprodução da reprodução sociocultural: sem crítica, com culpa e com primazia da informação
spellingShingle A reprodução da reprodução sociocultural: sem crítica, com culpa e com primazia da informação
Vasconcelos, Ivar César Oliveira de
title_short A reprodução da reprodução sociocultural: sem crítica, com culpa e com primazia da informação
title_full A reprodução da reprodução sociocultural: sem crítica, com culpa e com primazia da informação
title_fullStr A reprodução da reprodução sociocultural: sem crítica, com culpa e com primazia da informação
title_full_unstemmed A reprodução da reprodução sociocultural: sem crítica, com culpa e com primazia da informação
title_sort A reprodução da reprodução sociocultural: sem crítica, com culpa e com primazia da informação
author Vasconcelos, Ivar César Oliveira de
author_facet Vasconcelos, Ivar César Oliveira de
Gomes, Candido Alberto da Costa
author_role author
author2 Gomes, Candido Alberto da Costa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vasconcelos, Ivar César Oliveira de
Gomes, Candido Alberto da Costa
description Esta pesquisa investiga em que medida a reprodução sociocultural, quando presente na formação inicial de professores, é transferida para a atuação na educação básica. A nova educação superior, sucessora da elitista, move-se no contexto da velha massificação, cabendo questionar se a sua expansão se sustenta na ideia de neutralidade da escola. Como antes, continua o debate sobre a educação que contribui para emancipar ou alienar. A herança vinculada à origem social dos estudantes ainda explica as trajetórias escolares e as diferenças de capital cultural. Assim, buscou-se identificar tendências à mencionada reprodução. Esta pesquisa descritivo-explicativa, com um estudo de casos múltiplos envolvendo duas licenciaturas, confirmou a hipótese de que em cursos de formação de professores há tendências à inércia do processo educacional, negação parcial dos sujeitos e autoritarismo.Palavras-chave: Educação Superior. Educação Básica. Reprodução Sociocultural. Formação de Professores. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723818372017210
url https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723818372017210
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723818372017210/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Linhas; v. 18 n. 37 (2017): Entre livros e leituras: pelas dobras da leitura literária na Educação Básica; 210 - 238
1984-7238
reponame:Linhas (Florianópolis. Online)
instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron:(UDESC)
instname_str Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron_str (UDESC)
institution (UDESC)
reponame_str Linhas (Florianópolis. Online)
collection Linhas (Florianópolis. Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
repository.mail.fl_str_mv vera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com
_version_ 1798042408886206464