A reprodução da reprodução sociocultural: sem crítica, com culpa e com primazia da informação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas (Florianópolis. Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723818372017210 |
Resumo: | Esta pesquisa investiga em que medida a reprodução sociocultural, quando presente na formação inicial de professores, é transferida para a atuação na educação básica. A nova educação superior, sucessora da elitista, move-se no contexto da velha massificação, cabendo questionar se a sua expansão se sustenta na ideia de neutralidade da escola. Como antes, continua o debate sobre a educação que contribui para emancipar ou alienar. A herança vinculada à origem social dos estudantes ainda explica as trajetórias escolares e as diferenças de capital cultural. Assim, buscou-se identificar tendências à mencionada reprodução. Esta pesquisa descritivo-explicativa, com um estudo de casos múltiplos envolvendo duas licenciaturas, confirmou a hipótese de que em cursos de formação de professores há tendências à inércia do processo educacional, negação parcial dos sujeitos e autoritarismo.Palavras-chave: Educação Superior. Educação Básica. Reprodução Sociocultural. Formação de Professores. |
id |
UDESC-0_d0db8c93f157ee6b0f215f2ae6420f91 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.udesc.br:article/7102 |
network_acronym_str |
UDESC-0 |
network_name_str |
Linhas (Florianópolis. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A reprodução da reprodução sociocultural: sem crítica, com culpa e com primazia da informaçãoEsta pesquisa investiga em que medida a reprodução sociocultural, quando presente na formação inicial de professores, é transferida para a atuação na educação básica. A nova educação superior, sucessora da elitista, move-se no contexto da velha massificação, cabendo questionar se a sua expansão se sustenta na ideia de neutralidade da escola. Como antes, continua o debate sobre a educação que contribui para emancipar ou alienar. A herança vinculada à origem social dos estudantes ainda explica as trajetórias escolares e as diferenças de capital cultural. Assim, buscou-se identificar tendências à mencionada reprodução. Esta pesquisa descritivo-explicativa, com um estudo de casos múltiplos envolvendo duas licenciaturas, confirmou a hipótese de que em cursos de formação de professores há tendências à inércia do processo educacional, negação parcial dos sujeitos e autoritarismo.Palavras-chave: Educação Superior. Educação Básica. Reprodução Sociocultural. Formação de Professores. Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2017-07-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723818372017210Revista Linhas; v. 18 n. 37 (2017): Entre livros e leituras: pelas dobras da leitura literária na Educação Básica; 210 - 2381984-7238reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723818372017210/pdfVasconcelos, Ivar César Oliveira deGomes, Candido Alberto da Costainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-21T11:18:37Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/7102Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2017-07-21T11:18:37Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A reprodução da reprodução sociocultural: sem crítica, com culpa e com primazia da informação |
title |
A reprodução da reprodução sociocultural: sem crítica, com culpa e com primazia da informação |
spellingShingle |
A reprodução da reprodução sociocultural: sem crítica, com culpa e com primazia da informação Vasconcelos, Ivar César Oliveira de |
title_short |
A reprodução da reprodução sociocultural: sem crítica, com culpa e com primazia da informação |
title_full |
A reprodução da reprodução sociocultural: sem crítica, com culpa e com primazia da informação |
title_fullStr |
A reprodução da reprodução sociocultural: sem crítica, com culpa e com primazia da informação |
title_full_unstemmed |
A reprodução da reprodução sociocultural: sem crítica, com culpa e com primazia da informação |
title_sort |
A reprodução da reprodução sociocultural: sem crítica, com culpa e com primazia da informação |
author |
Vasconcelos, Ivar César Oliveira de |
author_facet |
Vasconcelos, Ivar César Oliveira de Gomes, Candido Alberto da Costa |
author_role |
author |
author2 |
Gomes, Candido Alberto da Costa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vasconcelos, Ivar César Oliveira de Gomes, Candido Alberto da Costa |
description |
Esta pesquisa investiga em que medida a reprodução sociocultural, quando presente na formação inicial de professores, é transferida para a atuação na educação básica. A nova educação superior, sucessora da elitista, move-se no contexto da velha massificação, cabendo questionar se a sua expansão se sustenta na ideia de neutralidade da escola. Como antes, continua o debate sobre a educação que contribui para emancipar ou alienar. A herança vinculada à origem social dos estudantes ainda explica as trajetórias escolares e as diferenças de capital cultural. Assim, buscou-se identificar tendências à mencionada reprodução. Esta pesquisa descritivo-explicativa, com um estudo de casos múltiplos envolvendo duas licenciaturas, confirmou a hipótese de que em cursos de formação de professores há tendências à inércia do processo educacional, negação parcial dos sujeitos e autoritarismo.Palavras-chave: Educação Superior. Educação Básica. Reprodução Sociocultural. Formação de Professores. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723818372017210 |
url |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723818372017210 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723818372017210/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Linhas; v. 18 n. 37 (2017): Entre livros e leituras: pelas dobras da leitura literária na Educação Básica; 210 - 238 1984-7238 reponame:Linhas (Florianópolis. Online) instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) instacron:(UDESC) |
instname_str |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
instacron_str |
(UDESC) |
institution |
(UDESC) |
reponame_str |
Linhas (Florianópolis. Online) |
collection |
Linhas (Florianópolis. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
vera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com |
_version_ |
1798042408886206464 |