SABERES NECESSÁRIOS A UM EDUCADOR-PESQUISADOR-FILÓSOFO REQUIRED KNOWLEDGE FOR AN EDUCATOR-RESEARCHER-PHILOSOPHER

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Henning, Leoni Maria Padilha
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas (Florianópolis. Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/2723
Resumo: O presente texto tem por objetivo discutir sobre o significado do “ensino de filosofia” num contexto mais amplo de Educação, defendendo uma formação do profissional que contemple os saberes referentes à sua área de atuação, mas que considere os ensinamentos oriundos da pesquisa e também da pedagogia, onde deverá inscrever a sua consciência como educador. Enquanto tais dimensões significam aspectos necessários e igualmente importantes para a prontidão ao exercício da profissão, constituem-se assim nos saberes que garantem a formação do educador-pesquisador-filósofo. Tendo isso como norte, procuro argumentar em favor de um profissional favorecido pelos aspectos citados. Dentre algumas das preocupações apresentadas, intento mostrar os descaminhos assumidos por aqueles que optam pelas especializações exageradas no âmbito da formação educacional dos mais jovens, cindindo a figura do educador-filósofo. Há ainda aqueles que se enclausuram nos ambientes da pesquisa em que solitariamente mergulham, negando desse modo os propósitos formativos e o potencial educativo dessa atividade, bem como, as oportunidades desafiadoras da realidade concreta, quer oriundas do mundo do trabalho, quer apresentadas pelas condições de perplexidades postas diante da juventude na atualidade - perante o que, muito a filosofia tem a contribuir. Desconsiderar tais possibilidades da disciplina enquanto área de confluência da educação (como formação plena), pesquisa e ensino denota uma situação curiosamente surpreendente, em especial, quando se trata das atividades realizadas pelo filósofo. A fragmentação decorrente de semelhante situação pode, no limite, se tornar nefasta à formação plena do jovem, quando observamos as necessidades que as sociedades atuais vêm impondo à juventude e as oportunidades que povoam uma imprevisível realidade – diante do que o conjunto desses ensinamentos se constitui em instrumental de tamanha grandeza. Palavras-chave: Ensino de Filosofia. Educador-Pesquisador-Filósofo.
id UDESC-0_f15fd362c4feed3245e29f5d121ea9a6
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.udesc.br:article/2723
network_acronym_str UDESC-0
network_name_str Linhas (Florianópolis. Online)
repository_id_str
spelling SABERES NECESSÁRIOS A UM EDUCADOR-PESQUISADOR-FILÓSOFO REQUIRED KNOWLEDGE FOR AN EDUCATOR-RESEARCHER-PHILOSOPHER O presente texto tem por objetivo discutir sobre o significado do “ensino de filosofia” num contexto mais amplo de Educação, defendendo uma formação do profissional que contemple os saberes referentes à sua área de atuação, mas que considere os ensinamentos oriundos da pesquisa e também da pedagogia, onde deverá inscrever a sua consciência como educador. Enquanto tais dimensões significam aspectos necessários e igualmente importantes para a prontidão ao exercício da profissão, constituem-se assim nos saberes que garantem a formação do educador-pesquisador-filósofo. Tendo isso como norte, procuro argumentar em favor de um profissional favorecido pelos aspectos citados. Dentre algumas das preocupações apresentadas, intento mostrar os descaminhos assumidos por aqueles que optam pelas especializações exageradas no âmbito da formação educacional dos mais jovens, cindindo a figura do educador-filósofo. Há ainda aqueles que se enclausuram nos ambientes da pesquisa em que solitariamente mergulham, negando desse modo os propósitos formativos e o potencial educativo dessa atividade, bem como, as oportunidades desafiadoras da realidade concreta, quer oriundas do mundo do trabalho, quer apresentadas pelas condições de perplexidades postas diante da juventude na atualidade - perante o que, muito a filosofia tem a contribuir. Desconsiderar tais possibilidades da disciplina enquanto área de confluência da educação (como formação plena), pesquisa e ensino denota uma situação curiosamente surpreendente, em especial, quando se trata das atividades realizadas pelo filósofo. A fragmentação decorrente de semelhante situação pode, no limite, se tornar nefasta à formação plena do jovem, quando observamos as necessidades que as sociedades atuais vêm impondo à juventude e as oportunidades que povoam uma imprevisível realidade – diante do que o conjunto desses ensinamentos se constitui em instrumental de tamanha grandeza. Palavras-chave: Ensino de Filosofia. Educador-Pesquisador-Filósofo.Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2012-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/2723Revista Linhas; v. 13 n. 1 (2012): Dossiê: didáticas, metodologias e experiências no Ensino de Filosofia; 108 - 1221984-7238reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/2723/2079Henning, Leoni Maria Padilhainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T14:54:08Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/2723Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2023-01-10T14:54:08Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false
dc.title.none.fl_str_mv SABERES NECESSÁRIOS A UM EDUCADOR-PESQUISADOR-FILÓSOFO REQUIRED KNOWLEDGE FOR AN EDUCATOR-RESEARCHER-PHILOSOPHER
title SABERES NECESSÁRIOS A UM EDUCADOR-PESQUISADOR-FILÓSOFO REQUIRED KNOWLEDGE FOR AN EDUCATOR-RESEARCHER-PHILOSOPHER
spellingShingle SABERES NECESSÁRIOS A UM EDUCADOR-PESQUISADOR-FILÓSOFO REQUIRED KNOWLEDGE FOR AN EDUCATOR-RESEARCHER-PHILOSOPHER
Henning, Leoni Maria Padilha
title_short SABERES NECESSÁRIOS A UM EDUCADOR-PESQUISADOR-FILÓSOFO REQUIRED KNOWLEDGE FOR AN EDUCATOR-RESEARCHER-PHILOSOPHER
title_full SABERES NECESSÁRIOS A UM EDUCADOR-PESQUISADOR-FILÓSOFO REQUIRED KNOWLEDGE FOR AN EDUCATOR-RESEARCHER-PHILOSOPHER
title_fullStr SABERES NECESSÁRIOS A UM EDUCADOR-PESQUISADOR-FILÓSOFO REQUIRED KNOWLEDGE FOR AN EDUCATOR-RESEARCHER-PHILOSOPHER
title_full_unstemmed SABERES NECESSÁRIOS A UM EDUCADOR-PESQUISADOR-FILÓSOFO REQUIRED KNOWLEDGE FOR AN EDUCATOR-RESEARCHER-PHILOSOPHER
title_sort SABERES NECESSÁRIOS A UM EDUCADOR-PESQUISADOR-FILÓSOFO REQUIRED KNOWLEDGE FOR AN EDUCATOR-RESEARCHER-PHILOSOPHER
author Henning, Leoni Maria Padilha
author_facet Henning, Leoni Maria Padilha
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Henning, Leoni Maria Padilha
description O presente texto tem por objetivo discutir sobre o significado do “ensino de filosofia” num contexto mais amplo de Educação, defendendo uma formação do profissional que contemple os saberes referentes à sua área de atuação, mas que considere os ensinamentos oriundos da pesquisa e também da pedagogia, onde deverá inscrever a sua consciência como educador. Enquanto tais dimensões significam aspectos necessários e igualmente importantes para a prontidão ao exercício da profissão, constituem-se assim nos saberes que garantem a formação do educador-pesquisador-filósofo. Tendo isso como norte, procuro argumentar em favor de um profissional favorecido pelos aspectos citados. Dentre algumas das preocupações apresentadas, intento mostrar os descaminhos assumidos por aqueles que optam pelas especializações exageradas no âmbito da formação educacional dos mais jovens, cindindo a figura do educador-filósofo. Há ainda aqueles que se enclausuram nos ambientes da pesquisa em que solitariamente mergulham, negando desse modo os propósitos formativos e o potencial educativo dessa atividade, bem como, as oportunidades desafiadoras da realidade concreta, quer oriundas do mundo do trabalho, quer apresentadas pelas condições de perplexidades postas diante da juventude na atualidade - perante o que, muito a filosofia tem a contribuir. Desconsiderar tais possibilidades da disciplina enquanto área de confluência da educação (como formação plena), pesquisa e ensino denota uma situação curiosamente surpreendente, em especial, quando se trata das atividades realizadas pelo filósofo. A fragmentação decorrente de semelhante situação pode, no limite, se tornar nefasta à formação plena do jovem, quando observamos as necessidades que as sociedades atuais vêm impondo à juventude e as oportunidades que povoam uma imprevisível realidade – diante do que o conjunto desses ensinamentos se constitui em instrumental de tamanha grandeza. Palavras-chave: Ensino de Filosofia. Educador-Pesquisador-Filósofo.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/2723
url https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/2723
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/2723/2079
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Linhas; v. 13 n. 1 (2012): Dossiê: didáticas, metodologias e experiências no Ensino de Filosofia; 108 - 122
1984-7238
reponame:Linhas (Florianópolis. Online)
instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron:(UDESC)
instname_str Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron_str (UDESC)
institution (UDESC)
reponame_str Linhas (Florianópolis. Online)
collection Linhas (Florianópolis. Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
repository.mail.fl_str_mv vera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com
_version_ 1798042407949828096