Ser professor na escola: de aluno a professor no estágio curricular supervisionado na licenciatura em Educação Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Krug, Hugo Norberto
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Krug, Rodrigo de Rosso, Marques, Marta Nascimento, Conceição, Victor Julierme Santos da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas (Florianópolis. Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723816302015248
Resumo: Este estudo objetivou analisar como acontece a passagem de aluno a professor durante a realização dos Estágios Curriculares Supervisionados (ECS) I-II-III na percepção dos acadêmicos da Licenciatura em Educação Física do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A metodologia empregada caracterizou-se pelo enfoque fenomenológico sob a forma de estudo de caso com abordagem qualitativa. O instrumento utilizado para a coleta de informações foi uma entrevista semiestruturada. A interpretação das informações foi a análise de conteúdo. Os participantes foram vinte (20) acadêmicos do 7º semestre do curso de Licenciatura em Educação Física do CEFD/UFSM. Concluímos que foi possível identificar seis momentos de passagem de aluno a professor e também oito transformações ocasionadas pelos momentos de passagem de aluno a professor na percepção dos acadêmicos estudados.Palavras-chave: Educação Física; Formação de professores; Formação inicial; Estágio curricular supervisionado; Ser professor.
id UDESC-0_f5e06ce20cf16df18dba196ac711e4f8
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.udesc.br:article/3373
network_acronym_str UDESC-0
network_name_str Linhas (Florianópolis. Online)
repository_id_str
spelling Ser professor na escola: de aluno a professor no estágio curricular supervisionado na licenciatura em Educação FísicaEste estudo objetivou analisar como acontece a passagem de aluno a professor durante a realização dos Estágios Curriculares Supervisionados (ECS) I-II-III na percepção dos acadêmicos da Licenciatura em Educação Física do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A metodologia empregada caracterizou-se pelo enfoque fenomenológico sob a forma de estudo de caso com abordagem qualitativa. O instrumento utilizado para a coleta de informações foi uma entrevista semiestruturada. A interpretação das informações foi a análise de conteúdo. Os participantes foram vinte (20) acadêmicos do 7º semestre do curso de Licenciatura em Educação Física do CEFD/UFSM. Concluímos que foi possível identificar seis momentos de passagem de aluno a professor e também oito transformações ocasionadas pelos momentos de passagem de aluno a professor na percepção dos acadêmicos estudados.Palavras-chave: Educação Física; Formação de professores; Formação inicial; Estágio curricular supervisionado; Ser professor.Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2015-04-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/198472381630201524810.5965/1984723816302015248Revista Linhas; v. 16 n. 30 (2015): Objetos, Espaços, Cultura e Rituais na História das Instituições e Práticas Escolares; 248 - 2691984-7238reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723816302015248/pdf_59Krug, Hugo NorbertoKrug, Rodrigo de RossoMarques, Marta NascimentoConceição, Victor Julierme Santos dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T14:54:09Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/3373Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2023-01-10T14:54:09Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false
dc.title.none.fl_str_mv Ser professor na escola: de aluno a professor no estágio curricular supervisionado na licenciatura em Educação Física
title Ser professor na escola: de aluno a professor no estágio curricular supervisionado na licenciatura em Educação Física
spellingShingle Ser professor na escola: de aluno a professor no estágio curricular supervisionado na licenciatura em Educação Física
Krug, Hugo Norberto
title_short Ser professor na escola: de aluno a professor no estágio curricular supervisionado na licenciatura em Educação Física
title_full Ser professor na escola: de aluno a professor no estágio curricular supervisionado na licenciatura em Educação Física
title_fullStr Ser professor na escola: de aluno a professor no estágio curricular supervisionado na licenciatura em Educação Física
title_full_unstemmed Ser professor na escola: de aluno a professor no estágio curricular supervisionado na licenciatura em Educação Física
title_sort Ser professor na escola: de aluno a professor no estágio curricular supervisionado na licenciatura em Educação Física
author Krug, Hugo Norberto
author_facet Krug, Hugo Norberto
Krug, Rodrigo de Rosso
Marques, Marta Nascimento
Conceição, Victor Julierme Santos da
author_role author
author2 Krug, Rodrigo de Rosso
Marques, Marta Nascimento
Conceição, Victor Julierme Santos da
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Krug, Hugo Norberto
Krug, Rodrigo de Rosso
Marques, Marta Nascimento
Conceição, Victor Julierme Santos da
description Este estudo objetivou analisar como acontece a passagem de aluno a professor durante a realização dos Estágios Curriculares Supervisionados (ECS) I-II-III na percepção dos acadêmicos da Licenciatura em Educação Física do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A metodologia empregada caracterizou-se pelo enfoque fenomenológico sob a forma de estudo de caso com abordagem qualitativa. O instrumento utilizado para a coleta de informações foi uma entrevista semiestruturada. A interpretação das informações foi a análise de conteúdo. Os participantes foram vinte (20) acadêmicos do 7º semestre do curso de Licenciatura em Educação Física do CEFD/UFSM. Concluímos que foi possível identificar seis momentos de passagem de aluno a professor e também oito transformações ocasionadas pelos momentos de passagem de aluno a professor na percepção dos acadêmicos estudados.Palavras-chave: Educação Física; Formação de professores; Formação inicial; Estágio curricular supervisionado; Ser professor.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723816302015248
10.5965/1984723816302015248
url https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723816302015248
identifier_str_mv 10.5965/1984723816302015248
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723816302015248/pdf_59
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Linhas; v. 16 n. 30 (2015): Objetos, Espaços, Cultura e Rituais na História das Instituições e Práticas Escolares; 248 - 269
1984-7238
reponame:Linhas (Florianópolis. Online)
instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron:(UDESC)
instname_str Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron_str (UDESC)
institution (UDESC)
reponame_str Linhas (Florianópolis. Online)
collection Linhas (Florianópolis. Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
repository.mail.fl_str_mv vera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com
_version_ 1798042408281178112