Ser professor na escola: de aluno a professor no estágio curricular supervisionado na licenciatura em Educação Física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas (Florianópolis. Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723816302015248 |
Resumo: | Este estudo objetivou analisar como acontece a passagem de aluno a professor durante a realização dos Estágios Curriculares Supervisionados (ECS) I-II-III na percepção dos acadêmicos da Licenciatura em Educação Física do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A metodologia empregada caracterizou-se pelo enfoque fenomenológico sob a forma de estudo de caso com abordagem qualitativa. O instrumento utilizado para a coleta de informações foi uma entrevista semiestruturada. A interpretação das informações foi a análise de conteúdo. Os participantes foram vinte (20) acadêmicos do 7º semestre do curso de Licenciatura em Educação Física do CEFD/UFSM. Concluímos que foi possível identificar seis momentos de passagem de aluno a professor e também oito transformações ocasionadas pelos momentos de passagem de aluno a professor na percepção dos acadêmicos estudados.Palavras-chave: Educação Física; Formação de professores; Formação inicial; Estágio curricular supervisionado; Ser professor. |
id |
UDESC-0_f5e06ce20cf16df18dba196ac711e4f8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.udesc.br:article/3373 |
network_acronym_str |
UDESC-0 |
network_name_str |
Linhas (Florianópolis. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ser professor na escola: de aluno a professor no estágio curricular supervisionado na licenciatura em Educação FísicaEste estudo objetivou analisar como acontece a passagem de aluno a professor durante a realização dos Estágios Curriculares Supervisionados (ECS) I-II-III na percepção dos acadêmicos da Licenciatura em Educação Física do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A metodologia empregada caracterizou-se pelo enfoque fenomenológico sob a forma de estudo de caso com abordagem qualitativa. O instrumento utilizado para a coleta de informações foi uma entrevista semiestruturada. A interpretação das informações foi a análise de conteúdo. Os participantes foram vinte (20) acadêmicos do 7º semestre do curso de Licenciatura em Educação Física do CEFD/UFSM. Concluímos que foi possível identificar seis momentos de passagem de aluno a professor e também oito transformações ocasionadas pelos momentos de passagem de aluno a professor na percepção dos acadêmicos estudados.Palavras-chave: Educação Física; Formação de professores; Formação inicial; Estágio curricular supervisionado; Ser professor.Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2015-04-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/198472381630201524810.5965/1984723816302015248Revista Linhas; v. 16 n. 30 (2015): Objetos, Espaços, Cultura e Rituais na História das Instituições e Práticas Escolares; 248 - 2691984-7238reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723816302015248/pdf_59Krug, Hugo NorbertoKrug, Rodrigo de RossoMarques, Marta NascimentoConceição, Victor Julierme Santos dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T14:54:09Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/3373Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2023-01-10T14:54:09Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ser professor na escola: de aluno a professor no estágio curricular supervisionado na licenciatura em Educação Física |
title |
Ser professor na escola: de aluno a professor no estágio curricular supervisionado na licenciatura em Educação Física |
spellingShingle |
Ser professor na escola: de aluno a professor no estágio curricular supervisionado na licenciatura em Educação Física Krug, Hugo Norberto |
title_short |
Ser professor na escola: de aluno a professor no estágio curricular supervisionado na licenciatura em Educação Física |
title_full |
Ser professor na escola: de aluno a professor no estágio curricular supervisionado na licenciatura em Educação Física |
title_fullStr |
Ser professor na escola: de aluno a professor no estágio curricular supervisionado na licenciatura em Educação Física |
title_full_unstemmed |
Ser professor na escola: de aluno a professor no estágio curricular supervisionado na licenciatura em Educação Física |
title_sort |
Ser professor na escola: de aluno a professor no estágio curricular supervisionado na licenciatura em Educação Física |
author |
Krug, Hugo Norberto |
author_facet |
Krug, Hugo Norberto Krug, Rodrigo de Rosso Marques, Marta Nascimento Conceição, Victor Julierme Santos da |
author_role |
author |
author2 |
Krug, Rodrigo de Rosso Marques, Marta Nascimento Conceição, Victor Julierme Santos da |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Krug, Hugo Norberto Krug, Rodrigo de Rosso Marques, Marta Nascimento Conceição, Victor Julierme Santos da |
description |
Este estudo objetivou analisar como acontece a passagem de aluno a professor durante a realização dos Estágios Curriculares Supervisionados (ECS) I-II-III na percepção dos acadêmicos da Licenciatura em Educação Física do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A metodologia empregada caracterizou-se pelo enfoque fenomenológico sob a forma de estudo de caso com abordagem qualitativa. O instrumento utilizado para a coleta de informações foi uma entrevista semiestruturada. A interpretação das informações foi a análise de conteúdo. Os participantes foram vinte (20) acadêmicos do 7º semestre do curso de Licenciatura em Educação Física do CEFD/UFSM. Concluímos que foi possível identificar seis momentos de passagem de aluno a professor e também oito transformações ocasionadas pelos momentos de passagem de aluno a professor na percepção dos acadêmicos estudados.Palavras-chave: Educação Física; Formação de professores; Formação inicial; Estágio curricular supervisionado; Ser professor. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-04-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723816302015248 10.5965/1984723816302015248 |
url |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723816302015248 |
identifier_str_mv |
10.5965/1984723816302015248 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723816302015248/pdf_59 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Linhas; v. 16 n. 30 (2015): Objetos, Espaços, Cultura e Rituais na História das Instituições e Práticas Escolares; 248 - 269 1984-7238 reponame:Linhas (Florianópolis. Online) instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) instacron:(UDESC) |
instname_str |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
instacron_str |
(UDESC) |
institution |
(UDESC) |
reponame_str |
Linhas (Florianópolis. Online) |
collection |
Linhas (Florianópolis. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
vera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com |
_version_ |
1798042408281178112 |