Necessidades formativas de acadêmicos de Licenciatura em Educação Física em situação de estágio curricular supervisionado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Krug, Hugo Norberto
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Ivo, Andressa Aita, Conceição, Victor Julierme Santos da, Ilha, Franciele Roos da Silva, Krug, Rodrigo de Rosso
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6486
Resumo: Esta investigação objetivou identificar e reconhecer a percepção sobre as necessidades formativas de acadêmicos da Licenciatura em Educação Física do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em situação de Estágio Curricular Supervisionado. Este estudo fenomenológico sob a forma de estudo de caso com abordagem qualitativa usou como instrumento um questionário com perguntas abertas, interpretado pela análise de conteúdo. Os participantes foram 20 acadêmicos do 7º semestre do curso de Licenciatura em Educação Física do CEFD/UFSM. As informações coletadas permitiram a identificação de necessidades formativas que atravessam o processo formativo inicial, como perspectiva epistemológica fundamentada no racionalismo técnico instrumental, que embasam as dificuldades no trato pedagógico nas aulas de Educação Física. Ao mesmo tempo as informações mobilizaram um debate sobre o processo de socialização docente, levando em consideração o aprendizado entre os atores que dividem o mesmo espaço educacional. Nesse sentido, a organização escolar, como elemento importante no acolhimento do futuro professor foi destacada para aproximar a escola das discussões permeadas na formação inicial.
id UNESP-15_98d60aeac097a336eb50b905c29d642a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6486
network_acronym_str UNESP-15
network_name_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Necessidades formativas de acadêmicos de Licenciatura em Educação Física em situação de estágio curricular supervisionadoEsta investigação objetivou identificar e reconhecer a percepção sobre as necessidades formativas de acadêmicos da Licenciatura em Educação Física do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em situação de Estágio Curricular Supervisionado. Este estudo fenomenológico sob a forma de estudo de caso com abordagem qualitativa usou como instrumento um questionário com perguntas abertas, interpretado pela análise de conteúdo. Os participantes foram 20 acadêmicos do 7º semestre do curso de Licenciatura em Educação Física do CEFD/UFSM. As informações coletadas permitiram a identificação de necessidades formativas que atravessam o processo formativo inicial, como perspectiva epistemológica fundamentada no racionalismo técnico instrumental, que embasam as dificuldades no trato pedagógico nas aulas de Educação Física. Ao mesmo tempo as informações mobilizaram um debate sobre o processo de socialização docente, levando em consideração o aprendizado entre os atores que dividem o mesmo espaço educacional. Nesse sentido, a organização escolar, como elemento importante no acolhimento do futuro professor foi destacada para aproximar a escola das discussões permeadas na formação inicial.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2013-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/648610.21723/riaee.v8i1.6486Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 8 Núm. 1 (2013); 252-274Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 8 n. 1 (2013); 252-2741982-55872446-860610.21723/riaee.v8i1reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6486/4795Copyright (c) 2013 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessKrug, Hugo NorbertoIvo, Andressa AitaConceição, Victor Julierme Santos daIlha, Franciele Roos da SilvaKrug, Rodrigo de Rosso2017-11-08T14:18:02Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6486Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-08T14:18:02Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Necessidades formativas de acadêmicos de Licenciatura em Educação Física em situação de estágio curricular supervisionado
title Necessidades formativas de acadêmicos de Licenciatura em Educação Física em situação de estágio curricular supervisionado
spellingShingle Necessidades formativas de acadêmicos de Licenciatura em Educação Física em situação de estágio curricular supervisionado
Krug, Hugo Norberto
title_short Necessidades formativas de acadêmicos de Licenciatura em Educação Física em situação de estágio curricular supervisionado
title_full Necessidades formativas de acadêmicos de Licenciatura em Educação Física em situação de estágio curricular supervisionado
title_fullStr Necessidades formativas de acadêmicos de Licenciatura em Educação Física em situação de estágio curricular supervisionado
title_full_unstemmed Necessidades formativas de acadêmicos de Licenciatura em Educação Física em situação de estágio curricular supervisionado
title_sort Necessidades formativas de acadêmicos de Licenciatura em Educação Física em situação de estágio curricular supervisionado
author Krug, Hugo Norberto
author_facet Krug, Hugo Norberto
Ivo, Andressa Aita
Conceição, Victor Julierme Santos da
Ilha, Franciele Roos da Silva
Krug, Rodrigo de Rosso
author_role author
author2 Ivo, Andressa Aita
Conceição, Victor Julierme Santos da
Ilha, Franciele Roos da Silva
Krug, Rodrigo de Rosso
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Krug, Hugo Norberto
Ivo, Andressa Aita
Conceição, Victor Julierme Santos da
Ilha, Franciele Roos da Silva
Krug, Rodrigo de Rosso
description Esta investigação objetivou identificar e reconhecer a percepção sobre as necessidades formativas de acadêmicos da Licenciatura em Educação Física do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em situação de Estágio Curricular Supervisionado. Este estudo fenomenológico sob a forma de estudo de caso com abordagem qualitativa usou como instrumento um questionário com perguntas abertas, interpretado pela análise de conteúdo. Os participantes foram 20 acadêmicos do 7º semestre do curso de Licenciatura em Educação Física do CEFD/UFSM. As informações coletadas permitiram a identificação de necessidades formativas que atravessam o processo formativo inicial, como perspectiva epistemológica fundamentada no racionalismo técnico instrumental, que embasam as dificuldades no trato pedagógico nas aulas de Educação Física. Ao mesmo tempo as informações mobilizaram um debate sobre o processo de socialização docente, levando em consideração o aprendizado entre os atores que dividem o mesmo espaço educacional. Nesse sentido, a organização escolar, como elemento importante no acolhimento do futuro professor foi destacada para aproximar a escola das discussões permeadas na formação inicial.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6486
10.21723/riaee.v8i1.6486
url https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6486
identifier_str_mv 10.21723/riaee.v8i1.6486
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6486/4795
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 8 Núm. 1 (2013); 252-274
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 8 n. 1 (2013); 252-274
1982-5587
2446-8606
10.21723/riaee.v8i1
reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
collection Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com
_version_ 1800215853160988672