Actividades Outdoor e a Alfabetização Científica de Alunos de um Clube de Ciências Outdoor Activities and the Scientific Literacy of Students in a Science Club

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salvador, Paula
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: da Silva de Vasconcelos, Clara Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas (Florianópolis. Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1393
Resumo: As actividades outdoor surgem, actualmente, como actividades de ensino-aprendizagem capazes de dar resposta às novas exigências da Didáctica e do ensino/aprendizagem das Ciências em geral. No entanto, o conceito de actividade outdoor apresenta alguma ambiguidade, facto que nos levou a apresentar, neste artigo, uma tentativa da sua clarificação. Neste sentido, o artigo apresenta um estudo realizado junto de alunos de um clube de ciências onde se avaliou o impacto das actividades outdoor, nomeadamente como promotoras da alfabetização científica. Para além da observação de três actividades outdoor realizadas em torno de um problema ambiental (a poluição), e da realização de entrevistas aos professores promotores dessas mesmas actividades outdoor, o estudo permitiu a elaboração de uma escala para avaliar o impacto das actividades outdoor junto dos alunos. Refira-se, ainda, que a análise conjunta dos dados recebidos com as três técnicas mencionadas, permitiu constatar a positividade deste tipo de actividade junto de alunos do 3º ciclo do ensino básico que frequentavam um clube de ciências. Nomeadamente, refira-se que esse impacto positivo foi alcançado na relação professor/aluno, na construção do conhecimento científico, na promoção da alfabetização científica e o desenvolvimento de atitude e valores face ao ambiente. Palavras-chave: Actividade Outdoor. Clube de Ciências. Avaliação do Impacto. Ensino da Geologia.Abstract: Nowadays, outdoor activities arise as teaching and learning activities, capable of meeting the new demands of Didactics, and teaching/learning of general science. Nevertheless, the concept of outdoor activity presents some ambiguity, the fact which lead us in this article to attempt to clarify that. Therefore, this work presents a study carried out with science club students, where it was evaluated the impact of outdoor activities, namely as promoters of scientific literacy. Besides the observation of three outdoor activities developed about environmental problem (pollution) and the interviews with the teachers who promoted those outdoor activities, the study allowed the development of a scale to evaluate the impact of outdoor activities on the students. It should also be noted that the collected analysis of the data received from the three mentioned techniques allowed it to be noted the positive aspect of this type of activity on 3rd year-elementary-school students who attended a science club. In particular, it should be noted that this positive impact was achieved on the relationship between teachers and students, in building scientific knowledge, promoting scientific literacy and also developing attitudes and values towards the environment.Keywords: Outdoor Activity. Science Club. Impact Evaluation. Geology Teaching.
id UDESC-0_f7be5369352d8b88a76850c36a9d6c50
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.udesc.br:article/1393
network_acronym_str UDESC-0
network_name_str Linhas (Florianópolis. Online)
repository_id_str
spelling Actividades Outdoor e a Alfabetização Científica de Alunos de um Clube de Ciências Outdoor Activities and the Scientific Literacy of Students in a Science ClubAs actividades outdoor surgem, actualmente, como actividades de ensino-aprendizagem capazes de dar resposta às novas exigências da Didáctica e do ensino/aprendizagem das Ciências em geral. No entanto, o conceito de actividade outdoor apresenta alguma ambiguidade, facto que nos levou a apresentar, neste artigo, uma tentativa da sua clarificação. Neste sentido, o artigo apresenta um estudo realizado junto de alunos de um clube de ciências onde se avaliou o impacto das actividades outdoor, nomeadamente como promotoras da alfabetização científica. Para além da observação de três actividades outdoor realizadas em torno de um problema ambiental (a poluição), e da realização de entrevistas aos professores promotores dessas mesmas actividades outdoor, o estudo permitiu a elaboração de uma escala para avaliar o impacto das actividades outdoor junto dos alunos. Refira-se, ainda, que a análise conjunta dos dados recebidos com as três técnicas mencionadas, permitiu constatar a positividade deste tipo de actividade junto de alunos do 3º ciclo do ensino básico que frequentavam um clube de ciências. Nomeadamente, refira-se que esse impacto positivo foi alcançado na relação professor/aluno, na construção do conhecimento científico, na promoção da alfabetização científica e o desenvolvimento de atitude e valores face ao ambiente. Palavras-chave: Actividade Outdoor. Clube de Ciências. Avaliação do Impacto. Ensino da Geologia.Abstract: Nowadays, outdoor activities arise as teaching and learning activities, capable of meeting the new demands of Didactics, and teaching/learning of general science. Nevertheless, the concept of outdoor activity presents some ambiguity, the fact which lead us in this article to attempt to clarify that. Therefore, this work presents a study carried out with science club students, where it was evaluated the impact of outdoor activities, namely as promoters of scientific literacy. Besides the observation of three outdoor activities developed about environmental problem (pollution) and the interviews with the teachers who promoted those outdoor activities, the study allowed the development of a scale to evaluate the impact of outdoor activities on the students. It should also be noted that the collected analysis of the data received from the three mentioned techniques allowed it to be noted the positive aspect of this type of activity on 3rd year-elementary-school students who attended a science club. In particular, it should be noted that this positive impact was achieved on the relationship between teachers and students, in building scientific knowledge, promoting scientific literacy and also developing attitudes and values towards the environment.Keywords: Outdoor Activity. Science Club. Impact Evaluation. Geology Teaching.Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2008-11-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1393Revista Linhas; v. 8 n. 2 (2007)1984-7238reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1393/1190Salvador, Paulada Silva de Vasconcelos, Clara Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T14:53:54Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/1393Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2023-01-10T14:53:54Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false
dc.title.none.fl_str_mv Actividades Outdoor e a Alfabetização Científica de Alunos de um Clube de Ciências Outdoor Activities and the Scientific Literacy of Students in a Science Club
title Actividades Outdoor e a Alfabetização Científica de Alunos de um Clube de Ciências Outdoor Activities and the Scientific Literacy of Students in a Science Club
spellingShingle Actividades Outdoor e a Alfabetização Científica de Alunos de um Clube de Ciências Outdoor Activities and the Scientific Literacy of Students in a Science Club
Salvador, Paula
title_short Actividades Outdoor e a Alfabetização Científica de Alunos de um Clube de Ciências Outdoor Activities and the Scientific Literacy of Students in a Science Club
title_full Actividades Outdoor e a Alfabetização Científica de Alunos de um Clube de Ciências Outdoor Activities and the Scientific Literacy of Students in a Science Club
title_fullStr Actividades Outdoor e a Alfabetização Científica de Alunos de um Clube de Ciências Outdoor Activities and the Scientific Literacy of Students in a Science Club
title_full_unstemmed Actividades Outdoor e a Alfabetização Científica de Alunos de um Clube de Ciências Outdoor Activities and the Scientific Literacy of Students in a Science Club
title_sort Actividades Outdoor e a Alfabetização Científica de Alunos de um Clube de Ciências Outdoor Activities and the Scientific Literacy of Students in a Science Club
author Salvador, Paula
author_facet Salvador, Paula
da Silva de Vasconcelos, Clara Maria
author_role author
author2 da Silva de Vasconcelos, Clara Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Salvador, Paula
da Silva de Vasconcelos, Clara Maria
description As actividades outdoor surgem, actualmente, como actividades de ensino-aprendizagem capazes de dar resposta às novas exigências da Didáctica e do ensino/aprendizagem das Ciências em geral. No entanto, o conceito de actividade outdoor apresenta alguma ambiguidade, facto que nos levou a apresentar, neste artigo, uma tentativa da sua clarificação. Neste sentido, o artigo apresenta um estudo realizado junto de alunos de um clube de ciências onde se avaliou o impacto das actividades outdoor, nomeadamente como promotoras da alfabetização científica. Para além da observação de três actividades outdoor realizadas em torno de um problema ambiental (a poluição), e da realização de entrevistas aos professores promotores dessas mesmas actividades outdoor, o estudo permitiu a elaboração de uma escala para avaliar o impacto das actividades outdoor junto dos alunos. Refira-se, ainda, que a análise conjunta dos dados recebidos com as três técnicas mencionadas, permitiu constatar a positividade deste tipo de actividade junto de alunos do 3º ciclo do ensino básico que frequentavam um clube de ciências. Nomeadamente, refira-se que esse impacto positivo foi alcançado na relação professor/aluno, na construção do conhecimento científico, na promoção da alfabetização científica e o desenvolvimento de atitude e valores face ao ambiente. Palavras-chave: Actividade Outdoor. Clube de Ciências. Avaliação do Impacto. Ensino da Geologia.Abstract: Nowadays, outdoor activities arise as teaching and learning activities, capable of meeting the new demands of Didactics, and teaching/learning of general science. Nevertheless, the concept of outdoor activity presents some ambiguity, the fact which lead us in this article to attempt to clarify that. Therefore, this work presents a study carried out with science club students, where it was evaluated the impact of outdoor activities, namely as promoters of scientific literacy. Besides the observation of three outdoor activities developed about environmental problem (pollution) and the interviews with the teachers who promoted those outdoor activities, the study allowed the development of a scale to evaluate the impact of outdoor activities on the students. It should also be noted that the collected analysis of the data received from the three mentioned techniques allowed it to be noted the positive aspect of this type of activity on 3rd year-elementary-school students who attended a science club. In particular, it should be noted that this positive impact was achieved on the relationship between teachers and students, in building scientific knowledge, promoting scientific literacy and also developing attitudes and values towards the environment.Keywords: Outdoor Activity. Science Club. Impact Evaluation. Geology Teaching.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-11-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1393
url https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1393
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1393/1190
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Linhas; v. 8 n. 2 (2007)
1984-7238
reponame:Linhas (Florianópolis. Online)
instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron:(UDESC)
instname_str Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron_str (UDESC)
institution (UDESC)
reponame_str Linhas (Florianópolis. Online)
collection Linhas (Florianópolis. Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
repository.mail.fl_str_mv vera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com
_version_ 1798042407530397696