A materialidade do sagrado nas danças dramáticas indianas
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Urdimento (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101242015049 |
Resumo: | Este artigo visa refletir sobre a contribuição da doutrina espiritual hindu para o estabelecimento de parâmetros práticos de experiência com o sagrado nas diferentes danças dramáticas indianas, tomando o corpo do intérprete como veículo de manifestação da experiência estética e espiritual. Para realizar tal análise, nos debruçaremos sobre a relação mestre-discípulo e o conceito de Linhagem; a relação entre Mitologia e Religião; a organização do repertório tradicional, até chegar ao treinamento e a construção corporal, gestual e facial que caracterizam estas manifestações. O principal referencial teórico vem do Natyasastra, complementado pela experiência pessoal dos autores, por quase duas décadas, com as danças dramáticas indianas. |
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A materialidade do sagrado nas danças dramáticas indianasEste artigo visa refletir sobre a contribuição da doutrina espiritual hindu para o estabelecimento de parâmetros práticos de experiência com o sagrado nas diferentes danças dramáticas indianas, tomando o corpo do intérprete como veículo de manifestação da experiência estética e espiritual. Para realizar tal análise, nos debruçaremos sobre a relação mestre-discípulo e o conceito de Linhagem; a relação entre Mitologia e Religião; a organização do repertório tradicional, até chegar ao treinamento e a construção corporal, gestual e facial que caracterizam estas manifestações. O principal referencial teórico vem do Natyasastra, complementado pela experiência pessoal dos autores, por quase duas décadas, com as danças dramáticas indianas. Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)2015-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/141457310124201504910.5965/1414573102252015049Urdimento; Vol. 2 Núm. 25 (2015): O sagrado no teatro e o teatro no sagrado; 049 - 071Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; v. 2 n. 25 (2015): O sagrado no teatro e o teatro no sagrado; 049 - 071Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; Vol. 2 No. 25 (2015): O sagrado no teatro e o teatro no sagrado; 049 - 0712358-6958reponame:Urdimento (Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:UDESCporhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101242015049/5475Copyright (c) 2015 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicasinfo:eu-repo/semantics/openAccessSoares, Marilia VieiraCippiciani, Irani da Cruz2020-09-27T21:05:03Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/6716Revistahttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimentoPUBhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/oaiverareginacollaco@gmail.com2358-69581414-5731opendoar:2020-09-27T21:05:03Urdimento (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false |
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