A escrita performática como discurso político e a trilogia metadramatúrgica gogoliana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Seixas, Rebeka Caroça
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Urdimento (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573102292017128
Resumo: No presente artigo, desenvolver-se-á um estudo de como o conceito de performance pode ser aplicado à escrita, utilizando para isso as pesquisas de diferentes autores, visando compreender o tema por diversas perspectivas. O estudo da performatividade da escrita se apresenta como um estudo relativamente novo em que as pesquisas têm se intensificado a partir do início do século XXI. Na sequência, trabalhar-se-á na enumeração dos diferentes conceitos que podem constituir uma escrita performativa, dentre os quais podemos destacar: “eu escrevente”, “autor performer”, “coescritor performático”, “escrita de si” e “narrativa performática”. Durante o estudo do conceito, trabalhar-se-á com aspectos biográficos do dramaturgo Nikolai Gógol e elementos da sua trilogia metadramatúrgica (O Inspetor Geral (1836), À Saída do Teatro Depois da Representação de uma Nova Comédia (1842) e Desenlace de O Inspetor Geral (1846)).
id UDESC-1_48cd20bc7b35baff2fcca8f7cbadafc4
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.udesc.br:article/9563
network_acronym_str UDESC-1
network_name_str Urdimento (Online)
repository_id_str
spelling A escrita performática como discurso político e a trilogia metadramatúrgica gogolianaNo presente artigo, desenvolver-se-á um estudo de como o conceito de performance pode ser aplicado à escrita, utilizando para isso as pesquisas de diferentes autores, visando compreender o tema por diversas perspectivas. O estudo da performatividade da escrita se apresenta como um estudo relativamente novo em que as pesquisas têm se intensificado a partir do início do século XXI. Na sequência, trabalhar-se-á na enumeração dos diferentes conceitos que podem constituir uma escrita performativa, dentre os quais podemos destacar: “eu escrevente”, “autor performer”, “coescritor performático”, “escrita de si” e “narrativa performática”. Durante o estudo do conceito, trabalhar-se-á com aspectos biográficos do dramaturgo Nikolai Gógol e elementos da sua trilogia metadramatúrgica (O Inspetor Geral (1836), À Saída do Teatro Depois da Representação de uma Nova Comédia (1842) e Desenlace de O Inspetor Geral (1846)).Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)2017-11-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelo paresapplication/pdfhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/141457310229201712810.5965/1414573102292017128Urdimento; Vol. 2 Núm. 29 (2017): Fluxo Contínuo; 128-144Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; v. 2 n. 29 (2017): Fluxo Contínuo; 128-144Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; Vol. 2 No. 29 (2017): Fluxo Contínuo; 128-1442358-6958reponame:Urdimento (Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:UDESCporhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573102292017128/7144Copyright (c) 2017 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicasinfo:eu-repo/semantics/openAccessSeixas, Rebeka Caroça2020-09-27T02:27:50Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/9563Revistahttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimentoPUBhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/oaiverareginacollaco@gmail.com2358-69581414-5731opendoar:2020-09-27T02:27:50Urdimento (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false
dc.title.none.fl_str_mv A escrita performática como discurso político e a trilogia metadramatúrgica gogoliana
title A escrita performática como discurso político e a trilogia metadramatúrgica gogoliana
spellingShingle A escrita performática como discurso político e a trilogia metadramatúrgica gogoliana
Seixas, Rebeka Caroça
title_short A escrita performática como discurso político e a trilogia metadramatúrgica gogoliana
title_full A escrita performática como discurso político e a trilogia metadramatúrgica gogoliana
title_fullStr A escrita performática como discurso político e a trilogia metadramatúrgica gogoliana
title_full_unstemmed A escrita performática como discurso político e a trilogia metadramatúrgica gogoliana
title_sort A escrita performática como discurso político e a trilogia metadramatúrgica gogoliana
author Seixas, Rebeka Caroça
author_facet Seixas, Rebeka Caroça
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Seixas, Rebeka Caroça
description No presente artigo, desenvolver-se-á um estudo de como o conceito de performance pode ser aplicado à escrita, utilizando para isso as pesquisas de diferentes autores, visando compreender o tema por diversas perspectivas. O estudo da performatividade da escrita se apresenta como um estudo relativamente novo em que as pesquisas têm se intensificado a partir do início do século XXI. Na sequência, trabalhar-se-á na enumeração dos diferentes conceitos que podem constituir uma escrita performativa, dentre os quais podemos destacar: “eu escrevente”, “autor performer”, “coescritor performático”, “escrita de si” e “narrativa performática”. Durante o estudo do conceito, trabalhar-se-á com aspectos biográficos do dramaturgo Nikolai Gógol e elementos da sua trilogia metadramatúrgica (O Inspetor Geral (1836), À Saída do Teatro Depois da Representação de uma Nova Comédia (1842) e Desenlace de O Inspetor Geral (1846)).
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelo pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573102292017128
10.5965/1414573102292017128
url https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573102292017128
identifier_str_mv 10.5965/1414573102292017128
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573102292017128/7144
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
dc.source.none.fl_str_mv Urdimento; Vol. 2 Núm. 29 (2017): Fluxo Contínuo; 128-144
Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; v. 2 n. 29 (2017): Fluxo Contínuo; 128-144
Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; Vol. 2 No. 29 (2017): Fluxo Contínuo; 128-144
2358-6958
reponame:Urdimento (Online)
instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron:UDESC
instname_str Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron_str UDESC
institution UDESC
reponame_str Urdimento (Online)
collection Urdimento (Online)
repository.name.fl_str_mv Urdimento (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
repository.mail.fl_str_mv verareginacollaco@gmail.com
_version_ 1798042504181841920