Problemas teatrais na educação escolarizada: existem conteúdos em teatro?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Icle, Gilberto
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Urdimento (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573102172011070
Resumo: Este texto explora os desafios da tarefa de planejar e avaliar as práticas teatrais na educação escolarizada. Problematiza-se a ideia de conteúdos e propõe-se a reflexão sobre o conceito de noção por intermédio do qual o planejamento e a avaliação – como tecnologias educacionais de controle e performatização – poderiam ser resignificadas. Apresenta-se o contexto educacional no qual as noções teatrais podem ser propostas: a criação coletiva de alunos-atores e professores-diretores. Problematiza-se diferentes características das noções teatrais que implicam em atravessamentos discursivos e uma acepção de sujeito para além da ideia de um sujeito emancipado, uno e totalmente consciente de si.
id UDESC-1_b24710844ee06fb1d1a395374a037b20
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.udesc.br:article/3356
network_acronym_str UDESC-1
network_name_str Urdimento (Online)
repository_id_str
spelling Problemas teatrais na educação escolarizada: existem conteúdos em teatro?Este texto explora os desafios da tarefa de planejar e avaliar as práticas teatrais na educação escolarizada. Problematiza-se a ideia de conteúdos e propõe-se a reflexão sobre o conceito de noção por intermédio do qual o planejamento e a avaliação – como tecnologias educacionais de controle e performatização – poderiam ser resignificadas. Apresenta-se o contexto educacional no qual as noções teatrais podem ser propostas: a criação coletiva de alunos-atores e professores-diretores. Problematiza-se diferentes características das noções teatrais que implicam em atravessamentos discursivos e uma acepção de sujeito para além da ideia de um sujeito emancipado, uno e totalmente consciente de si.Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)2018-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/141457310217201107010.5965/1414573102172011070Urdimento; Vol. 2 Núm. 17 (2011): O ensino do teatro e a formação do professor; 070-077Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; v. 2 n. 17 (2011): O ensino do teatro e a formação do professor; 070-077Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; Vol. 2 No. 17 (2011): O ensino do teatro e a formação do professor; 070-0772358-6958reponame:Urdimento (Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:UDESCporhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573102172011070/9529Copyright (c) 2018 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicasinfo:eu-repo/semantics/openAccessIcle, Gilberto2020-09-27T21:09:52Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/3356Revistahttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimentoPUBhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/oaiverareginacollaco@gmail.com2358-69581414-5731opendoar:2020-09-27T21:09:52Urdimento (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false
dc.title.none.fl_str_mv Problemas teatrais na educação escolarizada: existem conteúdos em teatro?
title Problemas teatrais na educação escolarizada: existem conteúdos em teatro?
spellingShingle Problemas teatrais na educação escolarizada: existem conteúdos em teatro?
Icle, Gilberto
title_short Problemas teatrais na educação escolarizada: existem conteúdos em teatro?
title_full Problemas teatrais na educação escolarizada: existem conteúdos em teatro?
title_fullStr Problemas teatrais na educação escolarizada: existem conteúdos em teatro?
title_full_unstemmed Problemas teatrais na educação escolarizada: existem conteúdos em teatro?
title_sort Problemas teatrais na educação escolarizada: existem conteúdos em teatro?
author Icle, Gilberto
author_facet Icle, Gilberto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Icle, Gilberto
description Este texto explora os desafios da tarefa de planejar e avaliar as práticas teatrais na educação escolarizada. Problematiza-se a ideia de conteúdos e propõe-se a reflexão sobre o conceito de noção por intermédio do qual o planejamento e a avaliação – como tecnologias educacionais de controle e performatização – poderiam ser resignificadas. Apresenta-se o contexto educacional no qual as noções teatrais podem ser propostas: a criação coletiva de alunos-atores e professores-diretores. Problematiza-se diferentes características das noções teatrais que implicam em atravessamentos discursivos e uma acepção de sujeito para além da ideia de um sujeito emancipado, uno e totalmente consciente de si.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573102172011070
10.5965/1414573102172011070
url https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573102172011070
identifier_str_mv 10.5965/1414573102172011070
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573102172011070/9529
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
dc.source.none.fl_str_mv Urdimento; Vol. 2 Núm. 17 (2011): O ensino do teatro e a formação do professor; 070-077
Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; v. 2 n. 17 (2011): O ensino do teatro e a formação do professor; 070-077
Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; Vol. 2 No. 17 (2011): O ensino do teatro e a formação do professor; 070-077
2358-6958
reponame:Urdimento (Online)
instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron:UDESC
instname_str Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron_str UDESC
institution UDESC
reponame_str Urdimento (Online)
collection Urdimento (Online)
repository.name.fl_str_mv Urdimento (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
repository.mail.fl_str_mv verareginacollaco@gmail.com
_version_ 1798042503056719872