O teatro na escola e a construção de uma cultura de paz
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Urdimento (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/15747 |
Resumo: | O presente artigo discute a presença do teatro na escola como alternativa para a fomentar a cultura de paz. Para tanto, recorreu-se à literatura específica, tal como experiências de outros países latino-americanos a fim de problematizar como o teatro tem auxiliado no desenvolvimento de habilidades sociais, imprescindíveis ao convívio escolar. Em uma sociedade que cada vez mais estimula o êxito individual, o teatro na escola se mantém como um lugar de resistência, pois além de enriquecer a expressão e a comunicação, gera um sentimento de grupo e desenvolve a compreensão nas relações com o outro, enriquecendo as capacidades sociais de cada um, tão necessárias à formação integral da pessoa e à vida em sociedade. |
id |
UDESC-1_bbe8962a44ba8248a318246fb05691b6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.udesc.br:article/15747 |
network_acronym_str |
UDESC-1 |
network_name_str |
Urdimento (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O teatro na escola e a construção de uma cultura de pazPedagogia do teatroCultura da pazTeatro na escolaHabilidades sociaisO presente artigo discute a presença do teatro na escola como alternativa para a fomentar a cultura de paz. Para tanto, recorreu-se à literatura específica, tal como experiências de outros países latino-americanos a fim de problematizar como o teatro tem auxiliado no desenvolvimento de habilidades sociais, imprescindíveis ao convívio escolar. Em uma sociedade que cada vez mais estimula o êxito individual, o teatro na escola se mantém como um lugar de resistência, pois além de enriquecer a expressão e a comunicação, gera um sentimento de grupo e desenvolve a compreensão nas relações com o outro, enriquecendo as capacidades sociais de cada um, tão necessárias à formação integral da pessoa e à vida em sociedade.Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)2019-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1574710.5965/1414573103362019249Urdimento; Vol. 3 Núm. 36 (2019): Pedagogia do Teatro: vozes da América Latina em processos de resistência; 249-259Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; v. 3 n. 36 (2019): Pedagogia do Teatro: vozes da América Latina em processos de resistência; 249-259Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; Vol. 3 No. 36 (2019): Pedagogia do Teatro: vozes da América Latina em processos de resistência; 249-2592358-695810.5965/1414573103362019reponame:Urdimento (Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:UDESCporhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/15747/10884Copyright (c) 2019 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFigueiredo, Ricardo Carvalho de2020-09-27T02:19:44Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/15747Revistahttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimentoPUBhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/oaiverareginacollaco@gmail.com2358-69581414-5731opendoar:2020-09-27T02:19:44Urdimento (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O teatro na escola e a construção de uma cultura de paz |
title |
O teatro na escola e a construção de uma cultura de paz |
spellingShingle |
O teatro na escola e a construção de uma cultura de paz Figueiredo, Ricardo Carvalho de Pedagogia do teatro Cultura da paz Teatro na escola Habilidades sociais |
title_short |
O teatro na escola e a construção de uma cultura de paz |
title_full |
O teatro na escola e a construção de uma cultura de paz |
title_fullStr |
O teatro na escola e a construção de uma cultura de paz |
title_full_unstemmed |
O teatro na escola e a construção de uma cultura de paz |
title_sort |
O teatro na escola e a construção de uma cultura de paz |
author |
Figueiredo, Ricardo Carvalho de |
author_facet |
Figueiredo, Ricardo Carvalho de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Figueiredo, Ricardo Carvalho de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogia do teatro Cultura da paz Teatro na escola Habilidades sociais |
topic |
Pedagogia do teatro Cultura da paz Teatro na escola Habilidades sociais |
description |
O presente artigo discute a presença do teatro na escola como alternativa para a fomentar a cultura de paz. Para tanto, recorreu-se à literatura específica, tal como experiências de outros países latino-americanos a fim de problematizar como o teatro tem auxiliado no desenvolvimento de habilidades sociais, imprescindíveis ao convívio escolar. Em uma sociedade que cada vez mais estimula o êxito individual, o teatro na escola se mantém como um lugar de resistência, pois além de enriquecer a expressão e a comunicação, gera um sentimento de grupo e desenvolve a compreensão nas relações com o outro, enriquecendo as capacidades sociais de cada um, tão necessárias à formação integral da pessoa e à vida em sociedade. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/15747 10.5965/1414573103362019249 |
url |
https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/15747 |
identifier_str_mv |
10.5965/1414573103362019249 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/15747/10884 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Urdimento; Vol. 3 Núm. 36 (2019): Pedagogia do Teatro: vozes da América Latina em processos de resistência; 249-259 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; v. 3 n. 36 (2019): Pedagogia do Teatro: vozes da América Latina em processos de resistência; 249-259 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; Vol. 3 No. 36 (2019): Pedagogia do Teatro: vozes da América Latina em processos de resistência; 249-259 2358-6958 10.5965/1414573103362019 reponame:Urdimento (Online) instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) instacron:UDESC |
instname_str |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
instacron_str |
UDESC |
institution |
UDESC |
reponame_str |
Urdimento (Online) |
collection |
Urdimento (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Urdimento (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
verareginacollaco@gmail.com |
_version_ |
1798042505923526656 |