“Para que esse drama?”: uma experiência de ensino de Teatro entre professores em formação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Urdimento (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/15808 |
Resumo: | O intuito deste trabalho foi pesquisar sobre o drama como método de ensino de teatro, desdobrada em uma pesquisa orientada desde a ação prática. Por meio de um traçado histórico e significativo do drama – também conhecido na Inglaterra por process drama e drama in education, analisamos uma prática em pesquisa-ação desenvolvida com professores em formação a partir de uma série de episódios concebida por meio da peça A falecida, de Nelson Rodrigues, como pré-texto. O processo analisado permitiu um olhar mais aprofundado a respeito da articulação desse método de ensino anglo-saxônico com a transversalidade proposta para o currículo brasileiro. Conceitos como experiência, formação e reprodução permeiam toda a fundamentação e análise da pesquisa, bem como aqueles conceitos próprios do drama como método de ensino. |
id |
UDESC-1_c7a4e0c3b08de43e0cb2e8a5db6615a6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.udesc.br:article/15808 |
network_acronym_str |
UDESC-1 |
network_name_str |
Urdimento (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
“Para que esse drama?”: uma experiência de ensino de Teatro entre professores em formaçãoDramaExperiênciaEnsino de teatroO intuito deste trabalho foi pesquisar sobre o drama como método de ensino de teatro, desdobrada em uma pesquisa orientada desde a ação prática. Por meio de um traçado histórico e significativo do drama – também conhecido na Inglaterra por process drama e drama in education, analisamos uma prática em pesquisa-ação desenvolvida com professores em formação a partir de uma série de episódios concebida por meio da peça A falecida, de Nelson Rodrigues, como pré-texto. O processo analisado permitiu um olhar mais aprofundado a respeito da articulação desse método de ensino anglo-saxônico com a transversalidade proposta para o currículo brasileiro. Conceitos como experiência, formação e reprodução permeiam toda a fundamentação e análise da pesquisa, bem como aqueles conceitos próprios do drama como método de ensino. Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)2019-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1580810.5965/1414573103362019063Urdimento; Vol. 3 Núm. 36 (2019): Pedagogia do Teatro: vozes da América Latina em processos de resistência; 063-084Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; v. 3 n. 36 (2019): Pedagogia do Teatro: vozes da América Latina em processos de resistência; 063-084Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; Vol. 3 No. 36 (2019): Pedagogia do Teatro: vozes da América Latina em processos de resistência; 063-0842358-695810.5965/1414573103362019reponame:Urdimento (Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:UDESCporhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/15808/10871Copyright (c) 2019 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, EvertonGuimarães, Rafael Siqueira de2020-09-27T02:19:44Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/15808Revistahttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimentoPUBhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/oaiverareginacollaco@gmail.com2358-69581414-5731opendoar:2020-09-27T02:19:44Urdimento (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
“Para que esse drama?”: uma experiência de ensino de Teatro entre professores em formação |
title |
“Para que esse drama?”: uma experiência de ensino de Teatro entre professores em formação |
spellingShingle |
“Para que esse drama?”: uma experiência de ensino de Teatro entre professores em formação Ribeiro, Everton Drama Experiência Ensino de teatro |
title_short |
“Para que esse drama?”: uma experiência de ensino de Teatro entre professores em formação |
title_full |
“Para que esse drama?”: uma experiência de ensino de Teatro entre professores em formação |
title_fullStr |
“Para que esse drama?”: uma experiência de ensino de Teatro entre professores em formação |
title_full_unstemmed |
“Para que esse drama?”: uma experiência de ensino de Teatro entre professores em formação |
title_sort |
“Para que esse drama?”: uma experiência de ensino de Teatro entre professores em formação |
author |
Ribeiro, Everton |
author_facet |
Ribeiro, Everton Guimarães, Rafael Siqueira de |
author_role |
author |
author2 |
Guimarães, Rafael Siqueira de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Everton Guimarães, Rafael Siqueira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Drama Experiência Ensino de teatro |
topic |
Drama Experiência Ensino de teatro |
description |
O intuito deste trabalho foi pesquisar sobre o drama como método de ensino de teatro, desdobrada em uma pesquisa orientada desde a ação prática. Por meio de um traçado histórico e significativo do drama – também conhecido na Inglaterra por process drama e drama in education, analisamos uma prática em pesquisa-ação desenvolvida com professores em formação a partir de uma série de episódios concebida por meio da peça A falecida, de Nelson Rodrigues, como pré-texto. O processo analisado permitiu um olhar mais aprofundado a respeito da articulação desse método de ensino anglo-saxônico com a transversalidade proposta para o currículo brasileiro. Conceitos como experiência, formação e reprodução permeiam toda a fundamentação e análise da pesquisa, bem como aqueles conceitos próprios do drama como método de ensino. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/15808 10.5965/1414573103362019063 |
url |
https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/15808 |
identifier_str_mv |
10.5965/1414573103362019063 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/15808/10871 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Urdimento; Vol. 3 Núm. 36 (2019): Pedagogia do Teatro: vozes da América Latina em processos de resistência; 063-084 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; v. 3 n. 36 (2019): Pedagogia do Teatro: vozes da América Latina em processos de resistência; 063-084 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; Vol. 3 No. 36 (2019): Pedagogia do Teatro: vozes da América Latina em processos de resistência; 063-084 2358-6958 10.5965/1414573103362019 reponame:Urdimento (Online) instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) instacron:UDESC |
instname_str |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
instacron_str |
UDESC |
institution |
UDESC |
reponame_str |
Urdimento (Online) |
collection |
Urdimento (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Urdimento (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
verareginacollaco@gmail.com |
_version_ |
1798042506256973824 |