A revolução Tunisiana e a dialética entre teatro e realidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carlson, Marvin
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Coronato, Tradutora: Vívian de Camargo, Camargo, Tradutora: Glória Paschoal de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Urdimento (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101262016380
Resumo: O entrelaçamento entre teatro é realidade é quase sempre uma importante parte da dinâmica da revolução e, sem dúvida, pode ser observado na Revolução Tunisiana de 2011, que deu início à “Primavera Árabe”. Este artigo irá considerar três exemplos significantes desse processo, envolvendo duas peças recentes Khamsūn (Cinquenta, escrita em 2006) e Yaḥia Yaïsh (Amnésia, escrita em 2010), criadas por dois dos principais artistas teatrais da Tunísia, a dramaturga Jalila Baccar e seu diretor/marido Fadhel Jaïbi, e o ato (performance da vida real) do tunisiano Abd-En-Nasser Laouini que, ao comemorar nas ruas quase desertas devido ao toque de recolher, a fuga do ditador Ben Ali, acabou por realizar uma performance teatral, que foi filmada sem seu conhecimento e rapidamente alcançou as redes sociais e os canais de televisão. 
id UDESC-1_dca740df22fb8b2e8910e94096ef4810
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.udesc.br:article/8196
network_acronym_str UDESC-1
network_name_str Urdimento (Online)
repository_id_str
spelling A revolução Tunisiana e a dialética entre teatro e realidadeO entrelaçamento entre teatro é realidade é quase sempre uma importante parte da dinâmica da revolução e, sem dúvida, pode ser observado na Revolução Tunisiana de 2011, que deu início à “Primavera Árabe”. Este artigo irá considerar três exemplos significantes desse processo, envolvendo duas peças recentes Khamsūn (Cinquenta, escrita em 2006) e Yaḥia Yaïsh (Amnésia, escrita em 2010), criadas por dois dos principais artistas teatrais da Tunísia, a dramaturga Jalila Baccar e seu diretor/marido Fadhel Jaïbi, e o ato (performance da vida real) do tunisiano Abd-En-Nasser Laouini que, ao comemorar nas ruas quase desertas devido ao toque de recolher, a fuga do ditador Ben Ali, acabou por realizar uma performance teatral, que foi filmada sem seu conhecimento e rapidamente alcançou as redes sociais e os canais de televisão. Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)2016-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/141457310126201638010.5965/1414573101262016380Urdimento; Vol. 1 Núm. 26 (2016): Desafios do teatro político ; 380 - 391Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; v. 1 n. 26 (2016): Desafios do teatro político ; 380 - 391Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; Vol. 1 No. 26 (2016): Desafios do teatro político ; 380 - 3912358-6958reponame:Urdimento (Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:UDESCporhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101262016380/5899Copyright (c) 2016 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicasinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarlson, MarvinCoronato, Tradutora: Vívian de CamargoCamargo, Tradutora: Glória Paschoal de2020-09-27T21:04:10Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/8196Revistahttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimentoPUBhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/oaiverareginacollaco@gmail.com2358-69581414-5731opendoar:2020-09-27T21:04:10Urdimento (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false
dc.title.none.fl_str_mv A revolução Tunisiana e a dialética entre teatro e realidade
title A revolução Tunisiana e a dialética entre teatro e realidade
spellingShingle A revolução Tunisiana e a dialética entre teatro e realidade
Carlson, Marvin
title_short A revolução Tunisiana e a dialética entre teatro e realidade
title_full A revolução Tunisiana e a dialética entre teatro e realidade
title_fullStr A revolução Tunisiana e a dialética entre teatro e realidade
title_full_unstemmed A revolução Tunisiana e a dialética entre teatro e realidade
title_sort A revolução Tunisiana e a dialética entre teatro e realidade
author Carlson, Marvin
author_facet Carlson, Marvin
Coronato, Tradutora: Vívian de Camargo
Camargo, Tradutora: Glória Paschoal de
author_role author
author2 Coronato, Tradutora: Vívian de Camargo
Camargo, Tradutora: Glória Paschoal de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carlson, Marvin
Coronato, Tradutora: Vívian de Camargo
Camargo, Tradutora: Glória Paschoal de
description O entrelaçamento entre teatro é realidade é quase sempre uma importante parte da dinâmica da revolução e, sem dúvida, pode ser observado na Revolução Tunisiana de 2011, que deu início à “Primavera Árabe”. Este artigo irá considerar três exemplos significantes desse processo, envolvendo duas peças recentes Khamsūn (Cinquenta, escrita em 2006) e Yaḥia Yaïsh (Amnésia, escrita em 2010), criadas por dois dos principais artistas teatrais da Tunísia, a dramaturga Jalila Baccar e seu diretor/marido Fadhel Jaïbi, e o ato (performance da vida real) do tunisiano Abd-En-Nasser Laouini que, ao comemorar nas ruas quase desertas devido ao toque de recolher, a fuga do ditador Ben Ali, acabou por realizar uma performance teatral, que foi filmada sem seu conhecimento e rapidamente alcançou as redes sociais e os canais de televisão. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101262016380
10.5965/1414573101262016380
url https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101262016380
identifier_str_mv 10.5965/1414573101262016380
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101262016380/5899
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
dc.source.none.fl_str_mv Urdimento; Vol. 1 Núm. 26 (2016): Desafios do teatro político ; 380 - 391
Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; v. 1 n. 26 (2016): Desafios do teatro político ; 380 - 391
Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; Vol. 1 No. 26 (2016): Desafios do teatro político ; 380 - 391
2358-6958
reponame:Urdimento (Online)
instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron:UDESC
instname_str Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron_str UDESC
institution UDESC
reponame_str Urdimento (Online)
collection Urdimento (Online)
repository.name.fl_str_mv Urdimento (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
repository.mail.fl_str_mv verareginacollaco@gmail.com
_version_ 1798042503856783360