A revolução Tunisiana e a dialética entre teatro e realidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Urdimento (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101262016380 |
Resumo: | O entrelaçamento entre teatro é realidade é quase sempre uma importante parte da dinâmica da revolução e, sem dúvida, pode ser observado na Revolução Tunisiana de 2011, que deu início à “Primavera Árabe”. Este artigo irá considerar três exemplos significantes desse processo, envolvendo duas peças recentes Khamsūn (Cinquenta, escrita em 2006) e Yaḥia Yaïsh (Amnésia, escrita em 2010), criadas por dois dos principais artistas teatrais da Tunísia, a dramaturga Jalila Baccar e seu diretor/marido Fadhel Jaïbi, e o ato (performance da vida real) do tunisiano Abd-En-Nasser Laouini que, ao comemorar nas ruas quase desertas devido ao toque de recolher, a fuga do ditador Ben Ali, acabou por realizar uma performance teatral, que foi filmada sem seu conhecimento e rapidamente alcançou as redes sociais e os canais de televisão. |
id |
UDESC-1_dca740df22fb8b2e8910e94096ef4810 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.udesc.br:article/8196 |
network_acronym_str |
UDESC-1 |
network_name_str |
Urdimento (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A revolução Tunisiana e a dialética entre teatro e realidadeO entrelaçamento entre teatro é realidade é quase sempre uma importante parte da dinâmica da revolução e, sem dúvida, pode ser observado na Revolução Tunisiana de 2011, que deu início à “Primavera Árabe”. Este artigo irá considerar três exemplos significantes desse processo, envolvendo duas peças recentes Khamsūn (Cinquenta, escrita em 2006) e Yaḥia Yaïsh (Amnésia, escrita em 2010), criadas por dois dos principais artistas teatrais da Tunísia, a dramaturga Jalila Baccar e seu diretor/marido Fadhel Jaïbi, e o ato (performance da vida real) do tunisiano Abd-En-Nasser Laouini que, ao comemorar nas ruas quase desertas devido ao toque de recolher, a fuga do ditador Ben Ali, acabou por realizar uma performance teatral, que foi filmada sem seu conhecimento e rapidamente alcançou as redes sociais e os canais de televisão. Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)2016-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/141457310126201638010.5965/1414573101262016380Urdimento; Vol. 1 Núm. 26 (2016): Desafios do teatro político ; 380 - 391Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; v. 1 n. 26 (2016): Desafios do teatro político ; 380 - 391Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; Vol. 1 No. 26 (2016): Desafios do teatro político ; 380 - 3912358-6958reponame:Urdimento (Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:UDESCporhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101262016380/5899Copyright (c) 2016 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicasinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarlson, MarvinCoronato, Tradutora: Vívian de CamargoCamargo, Tradutora: Glória Paschoal de2020-09-27T21:04:10Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/8196Revistahttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimentoPUBhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/oaiverareginacollaco@gmail.com2358-69581414-5731opendoar:2020-09-27T21:04:10Urdimento (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A revolução Tunisiana e a dialética entre teatro e realidade |
title |
A revolução Tunisiana e a dialética entre teatro e realidade |
spellingShingle |
A revolução Tunisiana e a dialética entre teatro e realidade Carlson, Marvin |
title_short |
A revolução Tunisiana e a dialética entre teatro e realidade |
title_full |
A revolução Tunisiana e a dialética entre teatro e realidade |
title_fullStr |
A revolução Tunisiana e a dialética entre teatro e realidade |
title_full_unstemmed |
A revolução Tunisiana e a dialética entre teatro e realidade |
title_sort |
A revolução Tunisiana e a dialética entre teatro e realidade |
author |
Carlson, Marvin |
author_facet |
Carlson, Marvin Coronato, Tradutora: Vívian de Camargo Camargo, Tradutora: Glória Paschoal de |
author_role |
author |
author2 |
Coronato, Tradutora: Vívian de Camargo Camargo, Tradutora: Glória Paschoal de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carlson, Marvin Coronato, Tradutora: Vívian de Camargo Camargo, Tradutora: Glória Paschoal de |
description |
O entrelaçamento entre teatro é realidade é quase sempre uma importante parte da dinâmica da revolução e, sem dúvida, pode ser observado na Revolução Tunisiana de 2011, que deu início à “Primavera Árabe”. Este artigo irá considerar três exemplos significantes desse processo, envolvendo duas peças recentes Khamsūn (Cinquenta, escrita em 2006) e Yaḥia Yaïsh (Amnésia, escrita em 2010), criadas por dois dos principais artistas teatrais da Tunísia, a dramaturga Jalila Baccar e seu diretor/marido Fadhel Jaïbi, e o ato (performance da vida real) do tunisiano Abd-En-Nasser Laouini que, ao comemorar nas ruas quase desertas devido ao toque de recolher, a fuga do ditador Ben Ali, acabou por realizar uma performance teatral, que foi filmada sem seu conhecimento e rapidamente alcançou as redes sociais e os canais de televisão. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101262016380 10.5965/1414573101262016380 |
url |
https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101262016380 |
identifier_str_mv |
10.5965/1414573101262016380 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101262016380/5899 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Urdimento; Vol. 1 Núm. 26 (2016): Desafios do teatro político ; 380 - 391 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; v. 1 n. 26 (2016): Desafios do teatro político ; 380 - 391 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; Vol. 1 No. 26 (2016): Desafios do teatro político ; 380 - 391 2358-6958 reponame:Urdimento (Online) instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) instacron:UDESC |
instname_str |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
instacron_str |
UDESC |
institution |
UDESC |
reponame_str |
Urdimento (Online) |
collection |
Urdimento (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Urdimento (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
verareginacollaco@gmail.com |
_version_ |
1798042503856783360 |