O agir simbólico corpo-vocal na composição poética cênica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sampaio, Juliano Casimiro de Camargo
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Oliveira, Heitor Martins
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Urdimento (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101222014063
Resumo: O artigo apresenta uma discussão do processo de criação do espetáculo teatral “Ninguém matou Suhura”, inspirado na obra literária homônima da escritora moçambicana Lilia Momplè. As reflexões teóricas sobre este processo foram balizadas nos trabalhos de Boesch (1991); Laban (1978); Merleau-Ponty (2011; 2012; 2013) e Tragtemberg (1999). Esta pesquisa teórico-empírica levou-nos a compreender a composição poética (corpo-sonora) cênica como um processo colaborativo que opera o campo estético a partir de qualidades de movimentos corporais e vocais e elabora nexos teatrais fundados em texturas imagético-sonoras polifônicas. As experimentações que resultaram desse processo fazem emergir processos de construção pessoal de conhecimento, que potencializam novas dinâmicas de criação pessoal e coletiva.
id UDESC-1_ddb32f4cac6cda515294ad587e8756f7
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.udesc.br:article/4410
network_acronym_str UDESC-1
network_name_str Urdimento (Online)
repository_id_str
spelling O agir simbólico corpo-vocal na composição poética cênicaO artigo apresenta uma discussão do processo de criação do espetáculo teatral “Ninguém matou Suhura”, inspirado na obra literária homônima da escritora moçambicana Lilia Momplè. As reflexões teóricas sobre este processo foram balizadas nos trabalhos de Boesch (1991); Laban (1978); Merleau-Ponty (2011; 2012; 2013) e Tragtemberg (1999). Esta pesquisa teórico-empírica levou-nos a compreender a composição poética (corpo-sonora) cênica como um processo colaborativo que opera o campo estético a partir de qualidades de movimentos corporais e vocais e elabora nexos teatrais fundados em texturas imagético-sonoras polifônicas. As experimentações que resultaram desse processo fazem emergir processos de construção pessoal de conhecimento, que potencializam novas dinâmicas de criação pessoal e coletiva.Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)2014-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/141457310122201406310.5965/1414573101222014063Urdimento; Vol. 1 Núm. 22 (2014): O trabalho vocal no teatro; 063 - 076Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; v. 1 n. 22 (2014): O trabalho vocal no teatro; 063 - 076Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; Vol. 1 No. 22 (2014): O trabalho vocal no teatro; 063 - 0762358-6958reponame:Urdimento (Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:UDESCporhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101222014063/3176Copyright (c) 2014 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSampaio, Juliano Casimiro de CamargoOliveira, Heitor Martins2020-09-27T21:07:19Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/4410Revistahttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimentoPUBhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/oaiverareginacollaco@gmail.com2358-69581414-5731opendoar:2020-09-27T21:07:19Urdimento (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false
dc.title.none.fl_str_mv O agir simbólico corpo-vocal na composição poética cênica
title O agir simbólico corpo-vocal na composição poética cênica
spellingShingle O agir simbólico corpo-vocal na composição poética cênica
Sampaio, Juliano Casimiro de Camargo
title_short O agir simbólico corpo-vocal na composição poética cênica
title_full O agir simbólico corpo-vocal na composição poética cênica
title_fullStr O agir simbólico corpo-vocal na composição poética cênica
title_full_unstemmed O agir simbólico corpo-vocal na composição poética cênica
title_sort O agir simbólico corpo-vocal na composição poética cênica
author Sampaio, Juliano Casimiro de Camargo
author_facet Sampaio, Juliano Casimiro de Camargo
Oliveira, Heitor Martins
author_role author
author2 Oliveira, Heitor Martins
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sampaio, Juliano Casimiro de Camargo
Oliveira, Heitor Martins
description O artigo apresenta uma discussão do processo de criação do espetáculo teatral “Ninguém matou Suhura”, inspirado na obra literária homônima da escritora moçambicana Lilia Momplè. As reflexões teóricas sobre este processo foram balizadas nos trabalhos de Boesch (1991); Laban (1978); Merleau-Ponty (2011; 2012; 2013) e Tragtemberg (1999). Esta pesquisa teórico-empírica levou-nos a compreender a composição poética (corpo-sonora) cênica como um processo colaborativo que opera o campo estético a partir de qualidades de movimentos corporais e vocais e elabora nexos teatrais fundados em texturas imagético-sonoras polifônicas. As experimentações que resultaram desse processo fazem emergir processos de construção pessoal de conhecimento, que potencializam novas dinâmicas de criação pessoal e coletiva.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101222014063
10.5965/1414573101222014063
url https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101222014063
identifier_str_mv 10.5965/1414573101222014063
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101222014063/3176
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
dc.source.none.fl_str_mv Urdimento; Vol. 1 Núm. 22 (2014): O trabalho vocal no teatro; 063 - 076
Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; v. 1 n. 22 (2014): O trabalho vocal no teatro; 063 - 076
Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; Vol. 1 No. 22 (2014): O trabalho vocal no teatro; 063 - 076
2358-6958
reponame:Urdimento (Online)
instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron:UDESC
instname_str Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron_str UDESC
institution UDESC
reponame_str Urdimento (Online)
collection Urdimento (Online)
repository.name.fl_str_mv Urdimento (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
repository.mail.fl_str_mv verareginacollaco@gmail.com
_version_ 1798042503096565760