O agir simbólico corpo-vocal na composição poética cênica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Urdimento (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101222014063 |
Resumo: | O artigo apresenta uma discussão do processo de criação do espetáculo teatral “Ninguém matou Suhura”, inspirado na obra literária homônima da escritora moçambicana Lilia Momplè. As reflexões teóricas sobre este processo foram balizadas nos trabalhos de Boesch (1991); Laban (1978); Merleau-Ponty (2011; 2012; 2013) e Tragtemberg (1999). Esta pesquisa teórico-empírica levou-nos a compreender a composição poética (corpo-sonora) cênica como um processo colaborativo que opera o campo estético a partir de qualidades de movimentos corporais e vocais e elabora nexos teatrais fundados em texturas imagético-sonoras polifônicas. As experimentações que resultaram desse processo fazem emergir processos de construção pessoal de conhecimento, que potencializam novas dinâmicas de criação pessoal e coletiva. |
id |
UDESC-1_ddb32f4cac6cda515294ad587e8756f7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.udesc.br:article/4410 |
network_acronym_str |
UDESC-1 |
network_name_str |
Urdimento (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O agir simbólico corpo-vocal na composição poética cênicaO artigo apresenta uma discussão do processo de criação do espetáculo teatral “Ninguém matou Suhura”, inspirado na obra literária homônima da escritora moçambicana Lilia Momplè. As reflexões teóricas sobre este processo foram balizadas nos trabalhos de Boesch (1991); Laban (1978); Merleau-Ponty (2011; 2012; 2013) e Tragtemberg (1999). Esta pesquisa teórico-empírica levou-nos a compreender a composição poética (corpo-sonora) cênica como um processo colaborativo que opera o campo estético a partir de qualidades de movimentos corporais e vocais e elabora nexos teatrais fundados em texturas imagético-sonoras polifônicas. As experimentações que resultaram desse processo fazem emergir processos de construção pessoal de conhecimento, que potencializam novas dinâmicas de criação pessoal e coletiva.Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)2014-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/141457310122201406310.5965/1414573101222014063Urdimento; Vol. 1 Núm. 22 (2014): O trabalho vocal no teatro; 063 - 076Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; v. 1 n. 22 (2014): O trabalho vocal no teatro; 063 - 076Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; Vol. 1 No. 22 (2014): O trabalho vocal no teatro; 063 - 0762358-6958reponame:Urdimento (Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:UDESCporhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101222014063/3176Copyright (c) 2014 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSampaio, Juliano Casimiro de CamargoOliveira, Heitor Martins2020-09-27T21:07:19Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/4410Revistahttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimentoPUBhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/oaiverareginacollaco@gmail.com2358-69581414-5731opendoar:2020-09-27T21:07:19Urdimento (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O agir simbólico corpo-vocal na composição poética cênica |
title |
O agir simbólico corpo-vocal na composição poética cênica |
spellingShingle |
O agir simbólico corpo-vocal na composição poética cênica Sampaio, Juliano Casimiro de Camargo |
title_short |
O agir simbólico corpo-vocal na composição poética cênica |
title_full |
O agir simbólico corpo-vocal na composição poética cênica |
title_fullStr |
O agir simbólico corpo-vocal na composição poética cênica |
title_full_unstemmed |
O agir simbólico corpo-vocal na composição poética cênica |
title_sort |
O agir simbólico corpo-vocal na composição poética cênica |
author |
Sampaio, Juliano Casimiro de Camargo |
author_facet |
Sampaio, Juliano Casimiro de Camargo Oliveira, Heitor Martins |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Heitor Martins |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sampaio, Juliano Casimiro de Camargo Oliveira, Heitor Martins |
description |
O artigo apresenta uma discussão do processo de criação do espetáculo teatral “Ninguém matou Suhura”, inspirado na obra literária homônima da escritora moçambicana Lilia Momplè. As reflexões teóricas sobre este processo foram balizadas nos trabalhos de Boesch (1991); Laban (1978); Merleau-Ponty (2011; 2012; 2013) e Tragtemberg (1999). Esta pesquisa teórico-empírica levou-nos a compreender a composição poética (corpo-sonora) cênica como um processo colaborativo que opera o campo estético a partir de qualidades de movimentos corporais e vocais e elabora nexos teatrais fundados em texturas imagético-sonoras polifônicas. As experimentações que resultaram desse processo fazem emergir processos de construção pessoal de conhecimento, que potencializam novas dinâmicas de criação pessoal e coletiva. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-06-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101222014063 10.5965/1414573101222014063 |
url |
https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101222014063 |
identifier_str_mv |
10.5965/1414573101222014063 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101222014063/3176 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Urdimento; Vol. 1 Núm. 22 (2014): O trabalho vocal no teatro; 063 - 076 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; v. 1 n. 22 (2014): O trabalho vocal no teatro; 063 - 076 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; Vol. 1 No. 22 (2014): O trabalho vocal no teatro; 063 - 076 2358-6958 reponame:Urdimento (Online) instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) instacron:UDESC |
instname_str |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
instacron_str |
UDESC |
institution |
UDESC |
reponame_str |
Urdimento (Online) |
collection |
Urdimento (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Urdimento (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
verareginacollaco@gmail.com |
_version_ |
1798042503096565760 |