Artes e Políticas Nacionais de Educação: configuração, fragilidade e resistência da Dança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: do Nascimento, Diego Ebling
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Richter, Sandra Regina Simonis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Urdimento (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101372020456
Resumo: Resenha do livro História das Ideias do Ensino da Dança na Educação Brasileira, da autoria de Marcilio de Souza Vieira, o qual apresenta uma análise crítica do pensamento pedagógico brasileiro a partir do percurso histórico da frágil presença da Dança na educação brasileira. Ao confrontar documentos oficiais voltados para a presença da arte/dança na Educação Básica, Cursos Técnicos e o Ensino Superior o autor contribui para visibilizar – e tensionar – disputas e paradoxos conceituais em torno da presença da arte/dança na educação brasileira.
id UDESC-1_ff564b7dc10977668a42be23bd743e9c
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.udesc.br:article/16853
network_acronym_str UDESC-1
network_name_str Urdimento (Online)
repository_id_str
spelling Artes e Políticas Nacionais de Educação: configuração, fragilidade e resistência da DançaBrazilian educationartsdanceteachingEducação brasileiraartesdançaensinoResenha do livro História das Ideias do Ensino da Dança na Educação Brasileira, da autoria de Marcilio de Souza Vieira, o qual apresenta uma análise crítica do pensamento pedagógico brasileiro a partir do percurso histórico da frágil presença da Dança na educação brasileira. Ao confrontar documentos oficiais voltados para a presença da arte/dança na Educação Básica, Cursos Técnicos e o Ensino Superior o autor contribui para visibilizar – e tensionar – disputas e paradoxos conceituais em torno da presença da arte/dança na educação brasileira.Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)2020-04-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/141457310137202045610.5965/1414573101372020456Urdimento; Vol. 1 Núm. 37 (2020): A Luz em Cena: Interfaces e aprendizados; 456-462Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; v. 1 n. 37 (2020): A Luz em Cena: Interfaces e aprendizados; 456-462Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; Vol. 1 No. 37 (2020): A Luz em Cena: Interfaces e aprendizados; 456-4622358-695810.5965/1414573101372020reponame:Urdimento (Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:UDESCporhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101372020456/11376Copyright (c) 2020 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessdo Nascimento, Diego EblingRichter, Sandra Regina Simonis2020-09-27T02:14:01Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/16853Revistahttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimentoPUBhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/oaiverareginacollaco@gmail.com2358-69581414-5731opendoar:2020-09-27T02:14:01Urdimento (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false
dc.title.none.fl_str_mv Artes e Políticas Nacionais de Educação: configuração, fragilidade e resistência da Dança
title Artes e Políticas Nacionais de Educação: configuração, fragilidade e resistência da Dança
spellingShingle Artes e Políticas Nacionais de Educação: configuração, fragilidade e resistência da Dança
do Nascimento, Diego Ebling
Brazilian education
arts
dance
teaching
Educação brasileira
artes
dança
ensino
title_short Artes e Políticas Nacionais de Educação: configuração, fragilidade e resistência da Dança
title_full Artes e Políticas Nacionais de Educação: configuração, fragilidade e resistência da Dança
title_fullStr Artes e Políticas Nacionais de Educação: configuração, fragilidade e resistência da Dança
title_full_unstemmed Artes e Políticas Nacionais de Educação: configuração, fragilidade e resistência da Dança
title_sort Artes e Políticas Nacionais de Educação: configuração, fragilidade e resistência da Dança
author do Nascimento, Diego Ebling
author_facet do Nascimento, Diego Ebling
Richter, Sandra Regina Simonis
author_role author
author2 Richter, Sandra Regina Simonis
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv do Nascimento, Diego Ebling
Richter, Sandra Regina Simonis
dc.subject.por.fl_str_mv Brazilian education
arts
dance
teaching
Educação brasileira
artes
dança
ensino
topic Brazilian education
arts
dance
teaching
Educação brasileira
artes
dança
ensino
description Resenha do livro História das Ideias do Ensino da Dança na Educação Brasileira, da autoria de Marcilio de Souza Vieira, o qual apresenta uma análise crítica do pensamento pedagógico brasileiro a partir do percurso histórico da frágil presença da Dança na educação brasileira. Ao confrontar documentos oficiais voltados para a presença da arte/dança na Educação Básica, Cursos Técnicos e o Ensino Superior o autor contribui para visibilizar – e tensionar – disputas e paradoxos conceituais em torno da presença da arte/dança na educação brasileira.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101372020456
10.5965/1414573101372020456
url https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101372020456
identifier_str_mv 10.5965/1414573101372020456
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101372020456/11376
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
dc.source.none.fl_str_mv Urdimento; Vol. 1 Núm. 37 (2020): A Luz em Cena: Interfaces e aprendizados; 456-462
Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; v. 1 n. 37 (2020): A Luz em Cena: Interfaces e aprendizados; 456-462
Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; Vol. 1 No. 37 (2020): A Luz em Cena: Interfaces e aprendizados; 456-462
2358-6958
10.5965/1414573101372020
reponame:Urdimento (Online)
instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron:UDESC
instname_str Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron_str UDESC
institution UDESC
reponame_str Urdimento (Online)
collection Urdimento (Online)
repository.name.fl_str_mv Urdimento (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
repository.mail.fl_str_mv verareginacollaco@gmail.com
_version_ 1798042506325131264