Função quadrática:uma proposta para o ensino médio/Caroline Kosloski.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UDESC |
Texto Completo: | http://sistemabu.udesc.br/pergamumweb/vinculos/000056/00005661.pdf |
Resumo: | Orientadora: Elisandra Bar de Figueiredo |
id |
UDESC-2_0e4192cd55e88fccfc3c3401f9e817ca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.pergamumweb.udesc.br:perga-oai/141162 |
network_acronym_str |
UDESC-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UDESC |
spelling |
Função quadrática:uma proposta para o ensino médio/Caroline Kosloski.510.7Matemática Estudo e ensinoEnsino médio Jaraguá do Sul (SC)Funções (Matemática)Método de projeto de ensinoOrientadora: Elisandra Bar de FigueiredoDissertação (Mestrado)-Universidade do Estado de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Joinville, 2018Bibliografia: p.76-77Disponível em formato acrobatO conteúdo de funções quadráticas está na grade curricular do nono ano do Ensino Fundamental e no primeiro do Ensino Médio e geralmente é trabalhado de modo mecânico com apresentação de fórmulas e resultados com poucas justificativas. Buscando uma alternativa a essa apresentação, temos como objetivo desse trabalho propor uma sequência didática que possa ser utilizada no ensino da função quadrática no Ensino Médio e que vise explorar esse conteúdo num contexto histórico, resgatando o método babilônico para determinar as raízes, utilizando a forma canônica para obter raízes e extremos, relacionando o seu gráfico com a cônica parábola, ilustrando e simulando a propriedade refletiva da parábola num contexto de aplicação física, falando da determinação da parábola a partir de três pontos e explorando seus pontos de máximo e mínimo em problemas. Essa sequência foi aplicada em uma turma de primeiro ano do Ensino Médio de uma escola estadual de Jaraguá do Sul, Santa Catarina, e pudemos vivenciar uma prática diferente da usual que de modo geral mostrou pontos positivos na receptividade e envolvimento dos alunos.Exigências do sistema: Adobe Acrobat ReaderFigueiredo, Elisandra Bar de OrientadoraUniversidade do Estado de Santa Catarina.Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede NacionalKosloski, Caroline2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://sistemabu.udesc.br/pergamumweb/vinculos/000056/00005661.pdfporTexto em português com resumo em inglêsreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UDESCinstname:Universidade do Estado de Santa Catarinainstacron:UDESCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-11T18:43:32Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Função quadrática:uma proposta para o ensino médio/Caroline Kosloski. |
title |
Função quadrática:uma proposta para o ensino médio/Caroline Kosloski. |
spellingShingle |
Função quadrática:uma proposta para o ensino médio/Caroline Kosloski. Kosloski, Caroline 510.7 Matemática Estudo e ensino Ensino médio Jaraguá do Sul (SC) Funções (Matemática) Método de projeto de ensino |
title_short |
Função quadrática:uma proposta para o ensino médio/Caroline Kosloski. |
title_full |
Função quadrática:uma proposta para o ensino médio/Caroline Kosloski. |
title_fullStr |
Função quadrática:uma proposta para o ensino médio/Caroline Kosloski. |
title_full_unstemmed |
Função quadrática:uma proposta para o ensino médio/Caroline Kosloski. |
title_sort |
Função quadrática:uma proposta para o ensino médio/Caroline Kosloski. |
author |
Kosloski, Caroline |
author_facet |
Kosloski, Caroline |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Figueiredo, Elisandra Bar de Orientadora Universidade do Estado de Santa Catarina.Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kosloski, Caroline |
dc.subject.por.fl_str_mv |
510.7 Matemática Estudo e ensino Ensino médio Jaraguá do Sul (SC) Funções (Matemática) Método de projeto de ensino |
topic |
510.7 Matemática Estudo e ensino Ensino médio Jaraguá do Sul (SC) Funções (Matemática) Método de projeto de ensino |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Orientadora: Elisandra Bar de Figueiredo Dissertação (Mestrado)-Universidade do Estado de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Joinville, 2018 Bibliografia: p.76-77 Disponível em formato acrobat O conteúdo de funções quadráticas está na grade curricular do nono ano do Ensino Fundamental e no primeiro do Ensino Médio e geralmente é trabalhado de modo mecânico com apresentação de fórmulas e resultados com poucas justificativas. Buscando uma alternativa a essa apresentação, temos como objetivo desse trabalho propor uma sequência didática que possa ser utilizada no ensino da função quadrática no Ensino Médio e que vise explorar esse conteúdo num contexto histórico, resgatando o método babilônico para determinar as raízes, utilizando a forma canônica para obter raízes e extremos, relacionando o seu gráfico com a cônica parábola, ilustrando e simulando a propriedade refletiva da parábola num contexto de aplicação física, falando da determinação da parábola a partir de três pontos e explorando seus pontos de máximo e mínimo em problemas. Essa sequência foi aplicada em uma turma de primeiro ano do Ensino Médio de uma escola estadual de Jaraguá do Sul, Santa Catarina, e pudemos vivenciar uma prática diferente da usual que de modo geral mostrou pontos positivos na receptividade e envolvimento dos alunos. Exigências do sistema: Adobe Acrobat Reader |
description |
Orientadora: Elisandra Bar de Figueiredo |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://sistemabu.udesc.br/pergamumweb/vinculos/000056/00005661.pdf |
url |
http://sistemabu.udesc.br/pergamumweb/vinculos/000056/00005661.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por Texto em português com resumo em inglês |
language |
por |
language_invalid_str_mv |
Texto em português com resumo em inglês |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UDESC instname:Universidade do Estado de Santa Catarina instacron:UDESC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UDESC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UDESC |
instname_str |
Universidade do Estado de Santa Catarina |
instacron_str |
UDESC |
institution |
UDESC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1633521872721149952 |