Função quadrática:uma proposta para o ensino médio/Caroline Kosloski.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kosloski, Caroline
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UDESC
Texto Completo: http://sistemabu.udesc.br/pergamumweb/vinculos/000056/00005661.pdf
Resumo: Orientadora: Elisandra Bar de Figueiredo
id UDESC-2_0e4192cd55e88fccfc3c3401f9e817ca
oai_identifier_str oai:www.pergamumweb.udesc.br:perga-oai/141162
network_acronym_str UDESC-2
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UDESC
spelling Função quadrática:uma proposta para o ensino médio/Caroline Kosloski.510.7Matemática Estudo e ensinoEnsino médio Jaraguá do Sul (SC)Funções (Matemática)Método de projeto de ensinoOrientadora: Elisandra Bar de FigueiredoDissertação (Mestrado)-Universidade do Estado de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Joinville, 2018Bibliografia: p.76-77Disponível em formato acrobatO conteúdo de funções quadráticas está na grade curricular do nono ano do Ensino Fundamental e no primeiro do Ensino Médio e geralmente é trabalhado de modo mecânico com apresentação de fórmulas e resultados com poucas justificativas. Buscando uma alternativa a essa apresentação, temos como objetivo desse trabalho propor uma sequência didática que possa ser utilizada no ensino da função quadrática no Ensino Médio e que vise explorar esse conteúdo num contexto histórico, resgatando o método babilônico para determinar as raízes, utilizando a forma canônica para obter raízes e extremos, relacionando o seu gráfico com a cônica parábola, ilustrando e simulando a propriedade refletiva da parábola num contexto de aplicação física, falando da determinação da parábola a partir de três pontos e explorando seus pontos de máximo e mínimo em problemas. Essa sequência foi aplicada em uma turma de primeiro ano do Ensino Médio de uma escola estadual de Jaraguá do Sul, Santa Catarina, e pudemos vivenciar uma prática diferente da usual que de modo geral mostrou pontos positivos na receptividade e envolvimento dos alunos.Exigências do sistema: Adobe Acrobat ReaderFigueiredo, Elisandra Bar de OrientadoraUniversidade do Estado de Santa Catarina.Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede NacionalKosloski, Caroline2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://sistemabu.udesc.br/pergamumweb/vinculos/000056/00005661.pdfporTexto em português com resumo em inglêsreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UDESCinstname:Universidade do Estado de Santa Catarinainstacron:UDESCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-11T18:43:32Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Função quadrática:uma proposta para o ensino médio/Caroline Kosloski.
title Função quadrática:uma proposta para o ensino médio/Caroline Kosloski.
spellingShingle Função quadrática:uma proposta para o ensino médio/Caroline Kosloski.
Kosloski, Caroline
510.7
Matemática Estudo e ensino
Ensino médio Jaraguá do Sul (SC)
Funções (Matemática)
Método de projeto de ensino
title_short Função quadrática:uma proposta para o ensino médio/Caroline Kosloski.
title_full Função quadrática:uma proposta para o ensino médio/Caroline Kosloski.
title_fullStr Função quadrática:uma proposta para o ensino médio/Caroline Kosloski.
title_full_unstemmed Função quadrática:uma proposta para o ensino médio/Caroline Kosloski.
title_sort Função quadrática:uma proposta para o ensino médio/Caroline Kosloski.
author Kosloski, Caroline
author_facet Kosloski, Caroline
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Figueiredo, Elisandra Bar de Orientadora
Universidade do Estado de Santa Catarina.Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
dc.contributor.author.fl_str_mv Kosloski, Caroline
dc.subject.por.fl_str_mv 510.7
Matemática Estudo e ensino
Ensino médio Jaraguá do Sul (SC)
Funções (Matemática)
Método de projeto de ensino
topic 510.7
Matemática Estudo e ensino
Ensino médio Jaraguá do Sul (SC)
Funções (Matemática)
Método de projeto de ensino
dc.description.none.fl_txt_mv Orientadora: Elisandra Bar de Figueiredo
Dissertação (Mestrado)-Universidade do Estado de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Joinville, 2018
Bibliografia: p.76-77
Disponível em formato acrobat
O conteúdo de funções quadráticas está na grade curricular do nono ano do Ensino Fundamental e no primeiro do Ensino Médio e geralmente é trabalhado de modo mecânico com apresentação de fórmulas e resultados com poucas justificativas. Buscando uma alternativa a essa apresentação, temos como objetivo desse trabalho propor uma sequência didática que possa ser utilizada no ensino da função quadrática no Ensino Médio e que vise explorar esse conteúdo num contexto histórico, resgatando o método babilônico para determinar as raízes, utilizando a forma canônica para obter raízes e extremos, relacionando o seu gráfico com a cônica parábola, ilustrando e simulando a propriedade refletiva da parábola num contexto de aplicação física, falando da determinação da parábola a partir de três pontos e explorando seus pontos de máximo e mínimo em problemas. Essa sequência foi aplicada em uma turma de primeiro ano do Ensino Médio de uma escola estadual de Jaraguá do Sul, Santa Catarina, e pudemos vivenciar uma prática diferente da usual que de modo geral mostrou pontos positivos na receptividade e envolvimento dos alunos.
Exigências do sistema: Adobe Acrobat Reader
description Orientadora: Elisandra Bar de Figueiredo
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://sistemabu.udesc.br/pergamumweb/vinculos/000056/00005661.pdf
url http://sistemabu.udesc.br/pergamumweb/vinculos/000056/00005661.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
Texto em português com resumo em inglês
language por
language_invalid_str_mv Texto em português com resumo em inglês
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UDESC
instname:Universidade do Estado de Santa Catarina
instacron:UDESC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UDESC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UDESC
instname_str Universidade do Estado de Santa Catarina
instacron_str UDESC
institution UDESC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1633521872721149952