Maximal singularity-free orientation subregions associated to initial parallel manipulator configuration/Luis Eduardo Garcia Gonzalez.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia Gonzalez, Luis Eduardo
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UDESC
Texto Completo: http://sistemabu.udesc.br/pergamumweb/vinculos/000053/0000535e.pdf
Resumo: Orientador: Aníbal Alexandre Campos Bonilla
id UDESC-2_2dc028bbfa07af17eb1c7da513e7c1e4
oai_identifier_str oai:www.pergamumweb.udesc.br:perga-oai/140779
network_acronym_str UDESC-2
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UDESC
spelling Maximal singularity-free orientation subregions associated to initial parallel manipulator configuration/Luis Eduardo Garcia Gonzalez.620.105Manipuladores (Mecanismo)Robôs industriaisSingularidades (Matemática)Indústria de parafusosOrientador: Aníbal Alexandre Campos BonillaDissertação (mestrado)-Universidade do Estado de Santa Catarina. $b Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Joinville, 2018Bibliografia: p.101-103Disponível em formato acrobatO espaço de trabalho reduzido é uma das principais desvantagens dos robôs paralelos, porque devido a configuração do robô, há uma restrição do movimento da plataforma. O objetivo do presente trabalho é encontrar a maior esfera dentro do espaço de trabalho das orientações, ou seja, as regiões livres de singularidades. Essas regiões são associadas á plataforma por meio dos ângulos Roll-Pitch-Yaw. Por conseguinte, um algoritmo genetico de otimização é usado para determinar a orientação inicial da plataforma, relacionada ao maior volume da esfera. Este algoritmo apresenta dois tipos de restrições, geométricas e cinemáticas. A primeira pode ser determinada usando a análise vetorial, enquanto que para a segundo pode ser usada a teoria dos helicoides. No problema de otimização, o volume da esfera, ou seja, o máximo deslocamento angular da plataforma entorno de um eixo, é a função objetivo. Assím, os indivíduos do algoritmo genético exploram todo o espaço em procura da solução ótima. Al|ém disso neste trabalho é utilizado uma metodologia para medir a proximidade da singularidade associada a cinemática direta. Essa medida é relacionada ao trabalho feito por cada perna sobre o heligiro da plataforma. Um índice é proposto para determinar quão proximo está o robô da singularidade direta, o valor deste indice é calculado usando um software de simulação dinâmica. É considerado que a região de alcance da junta passiva poderia ser limitada por um cone, onde o eixo de simetria deste cone e da junta passiva são as mesmas. Para o caso do robô paralelo planar 3 ?? RRR a plataforma pode viajar 35:6930mm no plano x ?? y e alcançar a orientações de = 35:6930 da origem da esfera sem cair em singularidades, enquanto no robô paralelo Stewart-Gough a plataforma poderia alcançar orientações de x;y;z 0:646rad sem cair em singularidades.Exigências do sistema: Adobe Acrobat ReaderBonilla, Aníbal Alexandre Campos OrientadorUniversidade do Estado de Santa Catarina.Programa de Pós-Graduação em Engenharia MecânicaGarcia Gonzalez, Luis Eduardo2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://sistemabu.udesc.br/pergamumweb/vinculos/000053/0000535e.pdfengTexto em inglês com resumo em portuguêsreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UDESCinstname:Universidade do Estado de Santa Catarinainstacron:UDESCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-11T18:42:30Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Maximal singularity-free orientation subregions associated to initial parallel manipulator configuration/Luis Eduardo Garcia Gonzalez.
title Maximal singularity-free orientation subregions associated to initial parallel manipulator configuration/Luis Eduardo Garcia Gonzalez.
spellingShingle Maximal singularity-free orientation subregions associated to initial parallel manipulator configuration/Luis Eduardo Garcia Gonzalez.
Garcia Gonzalez, Luis Eduardo
620.105
Manipuladores (Mecanismo)
Robôs industriais
Singularidades (Matemática)
Indústria de parafusos
title_short Maximal singularity-free orientation subregions associated to initial parallel manipulator configuration/Luis Eduardo Garcia Gonzalez.
title_full Maximal singularity-free orientation subregions associated to initial parallel manipulator configuration/Luis Eduardo Garcia Gonzalez.
title_fullStr Maximal singularity-free orientation subregions associated to initial parallel manipulator configuration/Luis Eduardo Garcia Gonzalez.
title_full_unstemmed Maximal singularity-free orientation subregions associated to initial parallel manipulator configuration/Luis Eduardo Garcia Gonzalez.
title_sort Maximal singularity-free orientation subregions associated to initial parallel manipulator configuration/Luis Eduardo Garcia Gonzalez.
author Garcia Gonzalez, Luis Eduardo
author_facet Garcia Gonzalez, Luis Eduardo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bonilla, Aníbal Alexandre Campos Orientador
Universidade do Estado de Santa Catarina.Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia Gonzalez, Luis Eduardo
dc.subject.por.fl_str_mv 620.105
Manipuladores (Mecanismo)
Robôs industriais
Singularidades (Matemática)
Indústria de parafusos
topic 620.105
Manipuladores (Mecanismo)
Robôs industriais
Singularidades (Matemática)
Indústria de parafusos
dc.description.none.fl_txt_mv Orientador: Aníbal Alexandre Campos Bonilla
Dissertação (mestrado)-Universidade do Estado de Santa Catarina. $b Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Joinville, 2018
Bibliografia: p.101-103
Disponível em formato acrobat
O espaço de trabalho reduzido é uma das principais desvantagens dos robôs paralelos, porque devido a configuração do robô, há uma restrição do movimento da plataforma. O objetivo do presente trabalho é encontrar a maior esfera dentro do espaço de trabalho das orientações, ou seja, as regiões livres de singularidades. Essas regiões são associadas á plataforma por meio dos ângulos Roll-Pitch-Yaw. Por conseguinte, um algoritmo genetico de otimização é usado para determinar a orientação inicial da plataforma, relacionada ao maior volume da esfera. Este algoritmo apresenta dois tipos de restrições, geométricas e cinemáticas. A primeira pode ser determinada usando a análise vetorial, enquanto que para a segundo pode ser usada a teoria dos helicoides. No problema de otimização, o volume da esfera, ou seja, o máximo deslocamento angular da plataforma entorno de um eixo, é a função objetivo. Assím, os indivíduos do algoritmo genético exploram todo o espaço em procura da solução ótima. Al|ém disso neste trabalho é utilizado uma metodologia para medir a proximidade da singularidade associada a cinemática direta. Essa medida é relacionada ao trabalho feito por cada perna sobre o heligiro da plataforma. Um índice é proposto para determinar quão proximo está o robô da singularidade direta, o valor deste indice é calculado usando um software de simulação dinâmica. É considerado que a região de alcance da junta passiva poderia ser limitada por um cone, onde o eixo de simetria deste cone e da junta passiva são as mesmas. Para o caso do robô paralelo planar 3 ?? RRR a plataforma pode viajar 35:6930mm no plano x ?? y e alcançar a orientações de = 35:6930 da origem da esfera sem cair em singularidades, enquanto no robô paralelo Stewart-Gough a plataforma poderia alcançar orientações de x;y;z 0:646rad sem cair em singularidades.
Exigências do sistema: Adobe Acrobat Reader
description Orientador: Aníbal Alexandre Campos Bonilla
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://sistemabu.udesc.br/pergamumweb/vinculos/000053/0000535e.pdf
url http://sistemabu.udesc.br/pergamumweb/vinculos/000053/0000535e.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv eng
Texto em inglês com resumo em português
language eng
language_invalid_str_mv Texto em inglês com resumo em português
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UDESC
instname:Universidade do Estado de Santa Catarina
instacron:UDESC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UDESC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UDESC
instname_str Universidade do Estado de Santa Catarina
instacron_str UDESC
institution UDESC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1633521869313277952