Transversality as a strategy for the construction of projective thinking

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macedo, Káritha Bernardo de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Sanches, Maria Celeste
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista de Ensino em Artes, Moda e Design
Texto Completo: https://www.revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/22151
Resumo: No âmbito educacional, quando tratamos do desenvolvimento do pensamento projetual, o grande desafio é gerar um entorno propício à transversalidade de saberes e ao aprendizado de meios que facilitem a gestão da criatividade. Nesse sentido, o dossiê número 11 apresenta o tema “A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO PROJETUAL: ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS TRANSVERSAIS”, a partir de distintas reflexões sobre o instrumental metodológico utilizado na condução das práticas criativas em classe. Considerando o contexto multifacetado atual, cresce a demanda por abordagens pedagógicas interdisciplinares, que favoreçam a integração de saberes, a prática reflexiva e a atuação colaborativa entre alunos e professores.  Diante disso, este dossiê oferece um espaço para compartilhar experiências e disseminar iniciativas aplicadas à gestão da criatividade em diferentes campos projetuais.  
id UDESC-4_068a446991799a926828ac83359f5f90
oai_identifier_str oai::article/22151
network_acronym_str UDESC-4
network_name_str Revista de Ensino em Artes, Moda e Design
repository_id_str
spelling Transversality as a strategy for the construction of projective thinkingLa transversalidad como estrategia para la construcción del pensamiento proyectivoA transversalidade como estratégia para a construção do pensamento projetualtransdisciplinaridadepensamento projetualmetodologia projetualensino de projetotransdisciplinarityProjective thinkingDesign methodologyProject teachingTransdisciplinariedadPensamiento proyectivoMetodología de diseñoEnseñanza por proyectosNo âmbito educacional, quando tratamos do desenvolvimento do pensamento projetual, o grande desafio é gerar um entorno propício à transversalidade de saberes e ao aprendizado de meios que facilitem a gestão da criatividade. Nesse sentido, o dossiê número 11 apresenta o tema “A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO PROJETUAL: ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS TRANSVERSAIS”, a partir de distintas reflexões sobre o instrumental metodológico utilizado na condução das práticas criativas em classe. Considerando o contexto multifacetado atual, cresce a demanda por abordagens pedagógicas interdisciplinares, que favoreçam a integração de saberes, a prática reflexiva e a atuação colaborativa entre alunos e professores.  Diante disso, este dossiê oferece um espaço para compartilhar experiências e disseminar iniciativas aplicadas à gestão da criatividade em diferentes campos projetuais.  Universidade do Estado de Santa Catarina2022-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/2215110.5965/25944630622022e2151Revista de Ensino em Artes, Moda e Design; v. 6 n. 2 (2022): Dossiê 11: A construção do pensamento projetual: estratégias metodológicas transversais; 1 - 42594-463010.5965/25944630622022001reponame:Revista de Ensino em Artes, Moda e Designinstname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:UDESCporenghttps://www.revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/22151/14451https://www.revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/22151/16727Copyright (c) 2022 Káritha Bernardo de Macedo, Maria Celeste Sancheshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.ptinfo:eu-repo/semantics/openAccessMacedo, Káritha Bernardo de Sanches, Maria Celeste2024-04-05T22:28:40Zoai::article/22151Revistahttps://www.revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/indexPUBhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/Ensinarmode/oaireamd.ceart@udesc.br || portal.periodicos@udesc.br2594-46302594-4630opendoar:2024-04-05T22:28:40Revista de Ensino em Artes, Moda e Design - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false
dc.title.none.fl_str_mv Transversality as a strategy for the construction of projective thinking
La transversalidad como estrategia para la construcción del pensamiento proyectivo
A transversalidade como estratégia para a construção do pensamento projetual
title Transversality as a strategy for the construction of projective thinking
spellingShingle Transversality as a strategy for the construction of projective thinking
Macedo, Káritha Bernardo de
transdisciplinaridade
pensamento projetual
metodologia projetual
ensino de projeto
transdisciplinarity
Projective thinking
Design methodology
Project teaching
Transdisciplinariedad
Pensamiento proyectivo
Metodología de diseño
Enseñanza por proyectos
title_short Transversality as a strategy for the construction of projective thinking
title_full Transversality as a strategy for the construction of projective thinking
title_fullStr Transversality as a strategy for the construction of projective thinking
title_full_unstemmed Transversality as a strategy for the construction of projective thinking
title_sort Transversality as a strategy for the construction of projective thinking
author Macedo, Káritha Bernardo de
author_facet Macedo, Káritha Bernardo de
Sanches, Maria Celeste
author_role author
author2 Sanches, Maria Celeste
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Macedo, Káritha Bernardo de
Sanches, Maria Celeste
dc.subject.por.fl_str_mv transdisciplinaridade
pensamento projetual
metodologia projetual
ensino de projeto
transdisciplinarity
Projective thinking
Design methodology
Project teaching
Transdisciplinariedad
Pensamiento proyectivo
Metodología de diseño
Enseñanza por proyectos
topic transdisciplinaridade
pensamento projetual
metodologia projetual
ensino de projeto
transdisciplinarity
Projective thinking
Design methodology
Project teaching
Transdisciplinariedad
Pensamiento proyectivo
Metodología de diseño
Enseñanza por proyectos
description No âmbito educacional, quando tratamos do desenvolvimento do pensamento projetual, o grande desafio é gerar um entorno propício à transversalidade de saberes e ao aprendizado de meios que facilitem a gestão da criatividade. Nesse sentido, o dossiê número 11 apresenta o tema “A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO PROJETUAL: ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS TRANSVERSAIS”, a partir de distintas reflexões sobre o instrumental metodológico utilizado na condução das práticas criativas em classe. Considerando o contexto multifacetado atual, cresce a demanda por abordagens pedagógicas interdisciplinares, que favoreçam a integração de saberes, a prática reflexiva e a atuação colaborativa entre alunos e professores.  Diante disso, este dossiê oferece um espaço para compartilhar experiências e disseminar iniciativas aplicadas à gestão da criatividade em diferentes campos projetuais.  
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/22151
10.5965/25944630622022e2151
url https://www.revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/22151
identifier_str_mv 10.5965/25944630622022e2151
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/22151/14451
https://www.revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/22151/16727
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Káritha Bernardo de Macedo, Maria Celeste Sanches
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Káritha Bernardo de Macedo, Maria Celeste Sanches
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Ensino em Artes, Moda e Design; v. 6 n. 2 (2022): Dossiê 11: A construção do pensamento projetual: estratégias metodológicas transversais; 1 - 4
2594-4630
10.5965/25944630622022001
reponame:Revista de Ensino em Artes, Moda e Design
instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron:UDESC
instname_str Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron_str UDESC
institution UDESC
reponame_str Revista de Ensino em Artes, Moda e Design
collection Revista de Ensino em Artes, Moda e Design
repository.name.fl_str_mv Revista de Ensino em Artes, Moda e Design - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
repository.mail.fl_str_mv reamd.ceart@udesc.br || portal.periodicos@udesc.br
_version_ 1797049142341533696