Transversality as a strategy for the construction of projective thinking
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista de Ensino em Artes, Moda e Design |
Texto Completo: | https://www.revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/22151 |
Resumo: | No âmbito educacional, quando tratamos do desenvolvimento do pensamento projetual, o grande desafio é gerar um entorno propício à transversalidade de saberes e ao aprendizado de meios que facilitem a gestão da criatividade. Nesse sentido, o dossiê número 11 apresenta o tema “A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO PROJETUAL: ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS TRANSVERSAIS”, a partir de distintas reflexões sobre o instrumental metodológico utilizado na condução das práticas criativas em classe. Considerando o contexto multifacetado atual, cresce a demanda por abordagens pedagógicas interdisciplinares, que favoreçam a integração de saberes, a prática reflexiva e a atuação colaborativa entre alunos e professores. Diante disso, este dossiê oferece um espaço para compartilhar experiências e disseminar iniciativas aplicadas à gestão da criatividade em diferentes campos projetuais. |
id |
UDESC-4_068a446991799a926828ac83359f5f90 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/22151 |
network_acronym_str |
UDESC-4 |
network_name_str |
Revista de Ensino em Artes, Moda e Design |
repository_id_str |
|
spelling |
Transversality as a strategy for the construction of projective thinkingLa transversalidad como estrategia para la construcción del pensamiento proyectivoA transversalidade como estratégia para a construção do pensamento projetualtransdisciplinaridadepensamento projetualmetodologia projetualensino de projetotransdisciplinarityProjective thinkingDesign methodologyProject teachingTransdisciplinariedadPensamiento proyectivoMetodología de diseñoEnseñanza por proyectosNo âmbito educacional, quando tratamos do desenvolvimento do pensamento projetual, o grande desafio é gerar um entorno propício à transversalidade de saberes e ao aprendizado de meios que facilitem a gestão da criatividade. Nesse sentido, o dossiê número 11 apresenta o tema “A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO PROJETUAL: ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS TRANSVERSAIS”, a partir de distintas reflexões sobre o instrumental metodológico utilizado na condução das práticas criativas em classe. Considerando o contexto multifacetado atual, cresce a demanda por abordagens pedagógicas interdisciplinares, que favoreçam a integração de saberes, a prática reflexiva e a atuação colaborativa entre alunos e professores. Diante disso, este dossiê oferece um espaço para compartilhar experiências e disseminar iniciativas aplicadas à gestão da criatividade em diferentes campos projetuais. Universidade do Estado de Santa Catarina2022-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/2215110.5965/25944630622022e2151Revista de Ensino em Artes, Moda e Design; v. 6 n. 2 (2022): Dossiê 11: A construção do pensamento projetual: estratégias metodológicas transversais; 1 - 42594-463010.5965/25944630622022001reponame:Revista de Ensino em Artes, Moda e Designinstname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:UDESCporenghttps://www.revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/22151/14451https://www.revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/22151/16727Copyright (c) 2022 Káritha Bernardo de Macedo, Maria Celeste Sancheshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.ptinfo:eu-repo/semantics/openAccessMacedo, Káritha Bernardo de Sanches, Maria Celeste2024-04-05T22:28:40Zoai::article/22151Revistahttps://www.revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/indexPUBhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/Ensinarmode/oaireamd.ceart@udesc.br || portal.periodicos@udesc.br2594-46302594-4630opendoar:2024-04-05T22:28:40Revista de Ensino em Artes, Moda e Design - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Transversality as a strategy for the construction of projective thinking La transversalidad como estrategia para la construcción del pensamiento proyectivo A transversalidade como estratégia para a construção do pensamento projetual |
title |
Transversality as a strategy for the construction of projective thinking |
spellingShingle |
Transversality as a strategy for the construction of projective thinking Macedo, Káritha Bernardo de transdisciplinaridade pensamento projetual metodologia projetual ensino de projeto transdisciplinarity Projective thinking Design methodology Project teaching Transdisciplinariedad Pensamiento proyectivo Metodología de diseño Enseñanza por proyectos |
title_short |
Transversality as a strategy for the construction of projective thinking |
title_full |
Transversality as a strategy for the construction of projective thinking |
title_fullStr |
Transversality as a strategy for the construction of projective thinking |
title_full_unstemmed |
Transversality as a strategy for the construction of projective thinking |
title_sort |
Transversality as a strategy for the construction of projective thinking |
author |
Macedo, Káritha Bernardo de |
author_facet |
Macedo, Káritha Bernardo de Sanches, Maria Celeste |
author_role |
author |
author2 |
Sanches, Maria Celeste |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Macedo, Káritha Bernardo de Sanches, Maria Celeste |
dc.subject.por.fl_str_mv |
transdisciplinaridade pensamento projetual metodologia projetual ensino de projeto transdisciplinarity Projective thinking Design methodology Project teaching Transdisciplinariedad Pensamiento proyectivo Metodología de diseño Enseñanza por proyectos |
topic |
transdisciplinaridade pensamento projetual metodologia projetual ensino de projeto transdisciplinarity Projective thinking Design methodology Project teaching Transdisciplinariedad Pensamiento proyectivo Metodología de diseño Enseñanza por proyectos |
description |
No âmbito educacional, quando tratamos do desenvolvimento do pensamento projetual, o grande desafio é gerar um entorno propício à transversalidade de saberes e ao aprendizado de meios que facilitem a gestão da criatividade. Nesse sentido, o dossiê número 11 apresenta o tema “A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO PROJETUAL: ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS TRANSVERSAIS”, a partir de distintas reflexões sobre o instrumental metodológico utilizado na condução das práticas criativas em classe. Considerando o contexto multifacetado atual, cresce a demanda por abordagens pedagógicas interdisciplinares, que favoreçam a integração de saberes, a prática reflexiva e a atuação colaborativa entre alunos e professores. Diante disso, este dossiê oferece um espaço para compartilhar experiências e disseminar iniciativas aplicadas à gestão da criatividade em diferentes campos projetuais. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/22151 10.5965/25944630622022e2151 |
url |
https://www.revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/22151 |
identifier_str_mv |
10.5965/25944630622022e2151 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/22151/14451 https://www.revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/22151/16727 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Káritha Bernardo de Macedo, Maria Celeste Sanches https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Káritha Bernardo de Macedo, Maria Celeste Sanches https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Ensino em Artes, Moda e Design; v. 6 n. 2 (2022): Dossiê 11: A construção do pensamento projetual: estratégias metodológicas transversais; 1 - 4 2594-4630 10.5965/25944630622022001 reponame:Revista de Ensino em Artes, Moda e Design instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) instacron:UDESC |
instname_str |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
instacron_str |
UDESC |
institution |
UDESC |
reponame_str |
Revista de Ensino em Artes, Moda e Design |
collection |
Revista de Ensino em Artes, Moda e Design |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Ensino em Artes, Moda e Design - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
reamd.ceart@udesc.br || portal.periodicos@udesc.br |
_version_ |
1797049142341533696 |