CO-DESINGING WITH SUSTAINABLE PRACTICES IN FASHION DESIGN TEACHING

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cuenca, Desamparados Pardo
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Ensino em Artes, Moda e Design
Texto Completo: https://www.revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/18254
Resumo: A questão da sustentabilidade é apresentada hoje como um dos principais desafios da sociedade moderna. Educadores e estilistas de moda têm a oportunidade de adotar um paradigma de pensamento humanizado, que se afasta das estruturas clássicas da moda rápida e que pode orientá-los para um novo conceito de moda ética e sustentável. A partir dessa abordagem, é possível trabalhar nos critérios de design, fabricação e consumo; mas também reativar a longevidade das peças de vestuário, aprimorando a experiência do usuário e o caráter fora de moda do produto. Nossa pesquisa é baseada no conceito de moda lenta e na aplicação de métodos de co-design, para incentivar o desenvolvimento de práticas sustentáveis na educação em design de moda, e que envolvem o processo de design e desenvolvimento de produtos, designers, pesquisadores, artesãos e diversas organizações sociais. grupos. A abordagem metodológica qualitativa foi abordada a partir da prática do design participativo, onde oficinas, táticas de hacking, empregando técnicas de decodificação de roupas e estratégias de design foram baseadas em critérios de otimização das peças de vestuário. A amostra incluiu 30 participantes divididos em 5 grupos, cujos membros adotaram diferentes papéis e ações dentro dos grupos. Também foram utilizados vários instrumentos de coleta de dados que mediram níveis de conscientização e impactos positivos sustentáveis nos participantes das oficinas.
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spelling CO-DESINGING WITH SUSTAINABLE PRACTICES IN FASHION DESIGN TEACHINGCoDiseñando con Prácticas sostenibles en las Enseñanzas de Diseño de ModaCo-design com Prática Sustentável no Ensino de Design de Modaco-desing susteinability hacking codiseño sostenibilidad pirateo co-desing sustentabilidade hacking A questão da sustentabilidade é apresentada hoje como um dos principais desafios da sociedade moderna. Educadores e estilistas de moda têm a oportunidade de adotar um paradigma de pensamento humanizado, que se afasta das estruturas clássicas da moda rápida e que pode orientá-los para um novo conceito de moda ética e sustentável. A partir dessa abordagem, é possível trabalhar nos critérios de design, fabricação e consumo; mas também reativar a longevidade das peças de vestuário, aprimorando a experiência do usuário e o caráter fora de moda do produto. Nossa pesquisa é baseada no conceito de moda lenta e na aplicação de métodos de co-design, para incentivar o desenvolvimento de práticas sustentáveis na educação em design de moda, e que envolvem o processo de design e desenvolvimento de produtos, designers, pesquisadores, artesãos e diversas organizações sociais. grupos. A abordagem metodológica qualitativa foi abordada a partir da prática do design participativo, onde oficinas, táticas de hacking, empregando técnicas de decodificação de roupas e estratégias de design foram baseadas em critérios de otimização das peças de vestuário. A amostra incluiu 30 participantes divididos em 5 grupos, cujos membros adotaram diferentes papéis e ações dentro dos grupos. Também foram utilizados vários instrumentos de coleta de dados que mediram níveis de conscientização e impactos positivos sustentáveis nos participantes das oficinas.El tema de la sostenibilidad se presenta hoy como uno de los principales desafíos a losque se enfrenta la sociedad hipermoderna. Los educadores y diseñadores de moda tienenla oportunidad de adoptar un paradigma de diseño de moda, que se aleja de las estructurasclásicas de la moda rápida y que puede guiarlos hacia un nuevo concepto de moda éticay sostenible. Desde este enfoque es posible trabajar con criterios de diseño, fabricación yconsumo; pero también reactivar la longevidad de las prendas, mejorando la experiencia delusuario y la consideración del residuo de moda. Nuestra investigación se basa en el conceptode moda lenta y la aplicación de métodos de codiseño en las aulas, para alentar el desarrollode prácticas sostenibles y nuevos métodos colaborativos en la educación implicando, en elproceso de generación y desarrollo, a diseñadores, investigadores, artesanos y diferentesgrupos sociales y organizaciones no gubernamentales.El enfoque metodológico cualitativo se abordó desde la práctica del diseño participativoen comunidades offline, donde se implementaron varias estrategias de diseño para lasostenibilidad, tales como; técnicas de piratería, descodificación y recodificación de ropa desegunda mano, todas ellas basadas en criterios de optimización y mejora de la calidad de lasprendas.La muestra incluyó a 30 participantes divididos en 5 grupos, cuyos miembros adoptarondiferentes roles y acciones dentro de los grupos. También se utilizaron varios instrumentos derecopilación de datos que midieron los niveles de conciencia e impactos positivos sosteniblesen los participantes de los talleres.The issue of sustainability is presented today as one of the main challenges facing hypermodernsociety. Fashion designers and educators have the opportunity to adopt a fashion designparadigm, which departs from the classic structures of fast fashion and can guide themtowards a new concept of ethical and sustainable fashion. From this approach it is possible towork with design, manufacturing and consumption criteria; but also reactivate the longevityof the garments, improving the user experience and the consideration of fashion waste. Ourresearch is based on the concept of slow fashion and the application of co-design methodsin classrooms, to encourage the development of sustainable practices and new collaborativemethods in education, involving designers, researchers, craftsmen and different social groups and non-governmental organizations in the generation and development process.The qualitative methodological view was approached from the practice of participatorydesign in offline communities, where various design strategies for sustainability were implemented,such as; piracy, decoding and recoding techniques for second-hand clothing, allbased on criteria of optimization and quality improvement of the garments.The sample included 30 participants divided into 5 groups, whose members adopted differentroles and actions within the groups. Various data collection instruments were also usedthat measured awareness levels and sustainable positive impacts on workshop participantsUniversidade do Estado de Santa Catarina2020-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/1825410.5965/25944630432020093Revista de Ensino em Artes, Moda e Design; v. 4 n. 3 (2020): Dossiê 7 Educação e design participativo; 93-1162594-463010.5965/25944630432020001reponame:Revista de Ensino em Artes, Moda e Designinstname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:UDESCporhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/18254/12225Copyright (c) 2020 Desamparados Pardo Cuencahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.ptinfo:eu-repo/semantics/openAccessCuenca, Desamparados Pardo2020-10-22T23:14:59Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/18254Revistahttps://www.revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/indexPUBhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/Ensinarmode/oaireamd.ceart@udesc.br || portal.periodicos@udesc.br2594-46302594-4630opendoar:2020-10-22T23:14:59Revista de Ensino em Artes, Moda e Design - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false
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