Ensino da inclusão na moda: uma proposta pedagógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Ensino em Artes, Moda e Design |
Texto Completo: | https://www.revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/14323 |
Resumo: | Este artigo aborda o ensino da inclusão na Moda e teve a participação do grupo de para desporto de Blumenau. Descreve-se aqui uma atividade pedagógica iniciada em Maio de 2017 com alunos de um curso de Moda na modalidade presencial, que levou seis meses para ser concluída. A atividade foi baseada nos princípios da reforma de Córdoba, de ensinar para a sociedade, com objetivo de refletir o ensino da inclusão na Moda e o papel do profissional de Moda ao desenvolver coleções. Traz uma discussão sobre as transformações do trabalho inspirada em o Adeus ao Trabalho de Antunes (1995), para abordar os objetivos e os resultados da atividade, a mudança no percurso da atividade e as conclusões, provindas dos estudantes, da existência de uma Moda exclusiva e segregadora. Palavras-chaves: Ensino da inclusão na Moda; Reforma de Córdoba; Trabalho. |
id |
UDESC-4_bc11cb260c1e05746dab1a799a1f8b6d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.udesc.br:article/14323 |
network_acronym_str |
UDESC-4 |
network_name_str |
Revista de Ensino em Artes, Moda e Design |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino da inclusão na moda: uma proposta pedagógicaEste artigo aborda o ensino da inclusão na Moda e teve a participação do grupo de para desporto de Blumenau. Descreve-se aqui uma atividade pedagógica iniciada em Maio de 2017 com alunos de um curso de Moda na modalidade presencial, que levou seis meses para ser concluída. A atividade foi baseada nos princípios da reforma de Córdoba, de ensinar para a sociedade, com objetivo de refletir o ensino da inclusão na Moda e o papel do profissional de Moda ao desenvolver coleções. Traz uma discussão sobre as transformações do trabalho inspirada em o Adeus ao Trabalho de Antunes (1995), para abordar os objetivos e os resultados da atividade, a mudança no percurso da atividade e as conclusões, provindas dos estudantes, da existência de uma Moda exclusiva e segregadora. Palavras-chaves: Ensino da inclusão na Moda; Reforma de Córdoba; Trabalho.Universidade do Estado de Santa Catarina2019-11-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de convidadoapplication/pdfhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/1432310.5965/25944630312019123Revista de Ensino em Artes, Moda e Design; v. 3 n. 1 (2019): Novas perspectivas de aprendizagem; 123 - 1342594-4630reponame:Revista de Ensino em Artes, Moda e Designinstname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:UDESCporhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/14323/9745Copyright (c) 2019 Emanuella Scozinfo:eu-repo/semantics/openAccessScoz, EmanuellaArruda, Niguelme Cardoso2020-01-22T19:59:09Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/14323Revistahttps://www.revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/indexPUBhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/Ensinarmode/oaireamd.ceart@udesc.br || portal.periodicos@udesc.br2594-46302594-4630opendoar:2020-01-22T19:59:09Revista de Ensino em Artes, Moda e Design - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino da inclusão na moda: uma proposta pedagógica |
title |
Ensino da inclusão na moda: uma proposta pedagógica |
spellingShingle |
Ensino da inclusão na moda: uma proposta pedagógica Scoz, Emanuella |
title_short |
Ensino da inclusão na moda: uma proposta pedagógica |
title_full |
Ensino da inclusão na moda: uma proposta pedagógica |
title_fullStr |
Ensino da inclusão na moda: uma proposta pedagógica |
title_full_unstemmed |
Ensino da inclusão na moda: uma proposta pedagógica |
title_sort |
Ensino da inclusão na moda: uma proposta pedagógica |
author |
Scoz, Emanuella |
author_facet |
Scoz, Emanuella Arruda, Niguelme Cardoso |
author_role |
author |
author2 |
Arruda, Niguelme Cardoso |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Scoz, Emanuella Arruda, Niguelme Cardoso |
description |
Este artigo aborda o ensino da inclusão na Moda e teve a participação do grupo de para desporto de Blumenau. Descreve-se aqui uma atividade pedagógica iniciada em Maio de 2017 com alunos de um curso de Moda na modalidade presencial, que levou seis meses para ser concluída. A atividade foi baseada nos princípios da reforma de Córdoba, de ensinar para a sociedade, com objetivo de refletir o ensino da inclusão na Moda e o papel do profissional de Moda ao desenvolver coleções. Traz uma discussão sobre as transformações do trabalho inspirada em o Adeus ao Trabalho de Antunes (1995), para abordar os objetivos e os resultados da atividade, a mudança no percurso da atividade e as conclusões, provindas dos estudantes, da existência de uma Moda exclusiva e segregadora. Palavras-chaves: Ensino da inclusão na Moda; Reforma de Córdoba; Trabalho. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo de convidado |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/14323 10.5965/25944630312019123 |
url |
https://www.revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/14323 |
identifier_str_mv |
10.5965/25944630312019123 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/14323/9745 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Emanuella Scoz info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Emanuella Scoz |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Ensino em Artes, Moda e Design; v. 3 n. 1 (2019): Novas perspectivas de aprendizagem; 123 - 134 2594-4630 reponame:Revista de Ensino em Artes, Moda e Design instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) instacron:UDESC |
instname_str |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
instacron_str |
UDESC |
institution |
UDESC |
reponame_str |
Revista de Ensino em Artes, Moda e Design |
collection |
Revista de Ensino em Artes, Moda e Design |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Ensino em Artes, Moda e Design - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
reamd.ceart@udesc.br || portal.periodicos@udesc.br |
_version_ |
1797049143222337536 |