Cena de interior II e Queermuseu: cartografias das diferenças na arte brasileira silenciadas em Porto Alegre (2017)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hass da Silva, Eduardo Cristiano
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Silva, Bárbara Virgínia Groff da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Palíndromo (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/12341
Resumo: Este artigo pretende apresentar diferentes narrativas produzidas sobre e a partir da obra "Cena de Interior II (1994)", de Adriana Varejão, que compunha a exposição "Queermuseu: Cartografias da Diferença na Arte Brasileira" inaugurada em 2017, no espaço Santander Cultural (Porto Alegre). Mesclando estudos sobre imagem, história e cultura visual, este artigo analisa as distintas narrativas que essa obra provocou em algumas exposições. Pensando que os objetos em exposição acumulam discursos a partir de diferentes contextos (como uma narrativa fílmica), há uma rede de escolhas (não neutras) que não se esgotam no discurso curatorial. Dessa forma, podemos afirmar que a mesma imagem pode sofrer várias interpretações de acordo com o espaço expositivo, bem como a partir do tema central das exposições. Centrando no estudo específico da narrativa produzida pela obra na exposição "Queermuseu", evidenciamos os ataques dos grupos conservadores, que levaram ao seu fechamento (silenciamento).
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