The fragrant women of Pará: notes on the visuality on the Vendedora de Cheiro(1947)’s mode of dress

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Amanda Gatinho
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Andrade, Rita Morais de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ModaPalavra e-periódico
Texto Completo: https://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/22746
Resumo: This paper analyzes the visual construction of the Vendedora de Cheiro (1947), based on the work of the artist Antonieta Feio, highlighting her dress and adornment styles, seeking to discuss how imagery and historical references built on such construction. The social significance such modes today, shall also be discussed as it is still alive in the popular imagination, so much so that this figure is seen as an indicator of a specific visuality of the Paraense Woman, thus configuring a local identity.
id UDSC-2_1087135d23f571c4a8c2f02ca61324e5
oai_identifier_str oai::article/22746
network_acronym_str UDSC-2
network_name_str ModaPalavra e-periódico
repository_id_str
spelling The fragrant women of Pará: notes on the visuality on the Vendedora de Cheiro(1947)’s mode of dressLas mujeres perfumadas de Pará: apuntes sobre la visualidad de las vestimentas de la Vendedora de Cheiro (1947)As mulheres cheirosas do Pará: notas sobre a visualidade do modo de vestir da Vendedora de Cheiro Vendedora de cheirocultura visualmulheres negrasAmazônidasmodo de vestirVendedora de cheirovisual cultureblack womenways of dressVendedora de cheirocultura visualmujeres negrasAmazônidasThis paper analyzes the visual construction of the Vendedora de Cheiro (1947), based on the work of the artist Antonieta Feio, highlighting her dress and adornment styles, seeking to discuss how imagery and historical references built on such construction. The social significance such modes today, shall also be discussed as it is still alive in the popular imagination, so much so that this figure is seen as an indicator of a specific visuality of the Paraense Woman, thus configuring a local identity.Este artículo aborda la construcción visual de la Vendedora de Cheiro (1947) a partir de la obra de la artista Antonieta Feio. Se analiza su forma de vestirse y adornarse, comparándola con algunas fuentes visuales y narrativas históricas de tal construcción. La metodología, con un enfoque predominantemente cualitativo, consiste en la observación y el análisis visual de obras seleccionadas, tratadas como documentos y fuentes de investigación relevantes para el estudio de las artes, las visuales y la indumentaria. Se concluye que las producciones artísticas son instrumentos importantes para la producción de sentido de tales apariciones del cuerpo, aún presentes en el imaginario popular de una identidad local sustentada en la visualidad de una “Mujer Paraense”.Neste artigo discute-se a construção visual da Vendedora de Cheiro (1947) a partir da obra da artista Antonieta Feio. Analisa-se o seu modo de vestir e de adornar-se, cotejando-o com algumas fontes visuais e narrativas históricas de tal construção. A metodologia, de abordagem predominantemente qualitativa, é constituída de observação e análise visual de obras selecionadas, tratadas como documentos e fontes de pesquisa relevantes para o estudo das artes, das visualidades e do vestuário. Conclui-se que produções artísticas são importantes instrumentos da produção de sentido de tais aparências do corpo, presentes ainda hoje no imaginário popular de uma identidade local apoiada na visualidade de uma “Mulher Paraense”.Universidade do Estado de Santa Catarina2023-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/epub+ziptext/htmlhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/2274610.5965/1982615x16382023119ModaPalavra e-periódico; Vol. 16 No. 38 (2023): Artes, Moda e Cultura Visual; 119-170ModaPalavra e-periódico; Vol. 16 Núm. 38 (2023): Artes, Moda e Cultura Visual; 119-170 Modapalavra e-periódico; v. 16 n. 38 (2023): Artes, Moda e Cultura Visual; 119-1701982-615X10.5965/1982615x16382023reponame:ModaPalavra e-periódicoinstname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:UDESCporhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/22746/15123https://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/22746/15124https://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/22746/15141Copyright (c) 2022 Amanda Gatinho Teixeira, Rita Morais de Andradehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTeixeira, Amanda GatinhoAndrade, Rita Morais de2024-02-29T11:45:55Zoai::article/22746Revistahttps://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavraPUBhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/oai||modapalavra@gmail.com1982-615X1982-615Xopendoar:2024-02-29T11:45:55ModaPalavra e-periódico - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false
dc.title.none.fl_str_mv The fragrant women of Pará: notes on the visuality on the Vendedora de Cheiro(1947)’s mode of dress
Las mujeres perfumadas de Pará: apuntes sobre la visualidad de las vestimentas de la Vendedora de Cheiro (1947)
As mulheres cheirosas do Pará: notas sobre a visualidade do modo de vestir da Vendedora de Cheiro
title The fragrant women of Pará: notes on the visuality on the Vendedora de Cheiro(1947)’s mode of dress
spellingShingle The fragrant women of Pará: notes on the visuality on the Vendedora de Cheiro(1947)’s mode of dress
Teixeira, Amanda Gatinho
Vendedora de cheiro
cultura visual
mulheres negras
Amazônidas
modo de vestir
Vendedora de cheiro
visual culture
black women
ways of dress
Vendedora de cheiro
cultura visual
mujeres negras
Amazônidas
title_short The fragrant women of Pará: notes on the visuality on the Vendedora de Cheiro(1947)’s mode of dress
title_full The fragrant women of Pará: notes on the visuality on the Vendedora de Cheiro(1947)’s mode of dress
title_fullStr The fragrant women of Pará: notes on the visuality on the Vendedora de Cheiro(1947)’s mode of dress
title_full_unstemmed The fragrant women of Pará: notes on the visuality on the Vendedora de Cheiro(1947)’s mode of dress
title_sort The fragrant women of Pará: notes on the visuality on the Vendedora de Cheiro(1947)’s mode of dress
author Teixeira, Amanda Gatinho
author_facet Teixeira, Amanda Gatinho
Andrade, Rita Morais de
author_role author
author2 Andrade, Rita Morais de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Amanda Gatinho
Andrade, Rita Morais de
dc.subject.por.fl_str_mv Vendedora de cheiro
cultura visual
mulheres negras
Amazônidas
modo de vestir
Vendedora de cheiro
visual culture
black women
ways of dress
Vendedora de cheiro
cultura visual
mujeres negras
Amazônidas
topic Vendedora de cheiro
cultura visual
mulheres negras
Amazônidas
modo de vestir
Vendedora de cheiro
visual culture
black women
ways of dress
Vendedora de cheiro
cultura visual
mujeres negras
Amazônidas
description This paper analyzes the visual construction of the Vendedora de Cheiro (1947), based on the work of the artist Antonieta Feio, highlighting her dress and adornment styles, seeking to discuss how imagery and historical references built on such construction. The social significance such modes today, shall also be discussed as it is still alive in the popular imagination, so much so that this figure is seen as an indicator of a specific visuality of the Paraense Woman, thus configuring a local identity.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/22746
10.5965/1982615x16382023119
url https://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/22746
identifier_str_mv 10.5965/1982615x16382023119
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/22746/15123
https://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/22746/15124
https://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/22746/15141
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Amanda Gatinho Teixeira, Rita Morais de Andrade
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Amanda Gatinho Teixeira, Rita Morais de Andrade
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/epub+zip
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv ModaPalavra e-periódico; Vol. 16 No. 38 (2023): Artes, Moda e Cultura Visual; 119-170
ModaPalavra e-periódico; Vol. 16 Núm. 38 (2023): Artes, Moda e Cultura Visual; 119-170
Modapalavra e-periódico; v. 16 n. 38 (2023): Artes, Moda e Cultura Visual; 119-170
1982-615X
10.5965/1982615x16382023
reponame:ModaPalavra e-periódico
instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron:UDESC
instname_str Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron_str UDESC
institution UDESC
reponame_str ModaPalavra e-periódico
collection ModaPalavra e-periódico
repository.name.fl_str_mv ModaPalavra e-periódico - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
repository.mail.fl_str_mv ||modapalavra@gmail.com
_version_ 1798321056906215424